Os artistas e suas gravadoras perceberam a força que a internet tem para divulgar seus lançamentos. Com o acesso à internet de alta velocidade e smartphones por todos os cantos, as gravadoras criaram formas de usar as plataformas de vídeo, como o YouTube, como ferramentas de divulgação de trabalho.

 

A empresa Vevo existe há nove anos e surgiu da necessidade que as gravadoras tinham para administrar o conteúdo de vídeo digital de cada cantor ou cantora contratado.

 

É o que explica melhor Fátima Pissarra, CEO da Vevo no Brasil. "As gravadoras produzem os videoclipes e nós fazemos a distribuição para as diferentes plataformas de exibição, como o YouTube, por exemplo", esclarece Fátima.

 

Hoje existem estratégias que as gravadoras adotam para lançar um videoclipe. "O novo de Ivete Sangalo, "À Vontade", por exemplo, foi enviado para o programa "Fantástico" [Globo] com exclusividade e só depois de duas horas estava disponível na web", exemplifica Fátima, referindo-se ao aguardado clipe em parceria com Wesley Safadão.

 

É a Vevo que cuida dos vídeos de artistas como Lady Gaga, Justin Bieber e Kate Perry, entre outros. "A tendência hoje é lançar algo a partir da demanda existente", avalia Fátima. "E foi assim que tudo começou. Os fãs passaram a criar e postar vídeos com músicas e letras de seus artistas preferidos e o número de acessos era estrondoso", completa ela.