Cinema e Psicanálise

Por: Ana Regina Morandini Caldeira

Cinema Paradiso é um premiadíssimo filme italiano, tendo sido vencedor do Oscar, do Globo de Ouro, do Grande Prêmio do Júri em Cannes, dentre outros mais. É grandioso, não somente por se tratar de uma significativa homenagem ao cinema, mas por sua sensibilidade ao retratar a estória de uma enorme amizade entre um menino e um senhor, na cabine de projeções de cinema de uma cidadezinha da Sicília.

Seu diretor, Giuseppe Tornatore, revela-se com a simplicidade e comoção de um contador de histórias. Fala sobre os sonhos da infância, os amores da adolescência, os questionamentos da maturidade, a transitoriedade da vida, regados a emoções comuns a todos nós. Faz-nos pensar em como as parcerias construtivas constituem-nos enquanto sujeito, preenchendo os vazios existenciais e a solidão.

É um filme sonhante, que nos transporta às mais variadas emoções, faz-nos rir e chorar, e encanta-nos por sua proximidade à vida. Foi escolhido para abrir a edição 2012 do evento Cinema e Psicanálise. Dia 17 de março, no Centro Médico, às 15 horas.

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras