Atalie 40 anos de arte – trajetória

Por: Zelita Verzola

338791

No dia 12 deste mês, Atalie Rodrigues Alves, artista plástica e arte-educadora de Franca, ofereceu ao público uma exposição de parte de suas obras e um livro comemorativo dos 40 anos de sua trajetória artística.

Na realidade são duas belíssimas exposições, porque o livro também é uma peculiar mostra do seu rico trabalho.

Entendo muito pouco de artes plásticas, mas de acordo com muitos críticos, produções artísticas têm que tocar nossa sensibilidade, ampliar nossa visão de mundo. O trabalho de Atalie, segundo um dos comentários no próprio livro, expressa " não julgamentos explícitos, mas sentimentos invisíveis (...) que despertam". Talvez essa seja a grande chave para apreciá-lo.

Vejo Atalie como uma cronista visual. Em seus quadros, a leveza das cores e a densidade das formas ( inclusive as geométricas ) remetem a muitas histórias reais ou imaginárias.

Seus 40 anos de arte demonstram, nas palavras do Prof. Dr. Miguel Antonio Buzzar ( USP - IAU - São Carlos ), uma clara opção: " trabalha as linguagens artísticas contemporâneas, explorando a herança do ofício em sua várias dimensões".

Paralelamente ao seu trabalho como artista plástica moderna, nossa conterrânea realizou e continua realizando um valioso trabalho como arte-educadora. As duas atividades coadunam dois aspectos essenciais da vida de um verdadeiro artista: criar e compartilhar.

Exposição e livro: bons presentes para Franca nos seus 192 anos!

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras