Batom, Lápis & TPM

Por: Érica Carnevale

358740
A Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (AHA) vai lançar no dia 22 de setembro, na abertura da Exposição de Quadrinhos e Humor do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o livro de estreia da sua coleção, “Mulheres em Traços: a percepção do sensível presente na exposição Batom, Lápis & TPM”, de autoria de Camilla Lelis. A capa foi desenhada pela cartunista campineira Synnove Dahlström Hilkner e o projeto gráfico é da Editora Nova Consciência.
 
Antes, o livro será lançado na cidade de São João del-Rei, Minas Gerais. O lançamento se dará juntamente com a abertura da exposição Batom, Lápis & TPM e fará parte da celebração dos 190 anos da Biblioteca Pública Municipal “Baptista Caetano d'Almeida,” a primeira biblioteca de Minas Gerais. O lançamento e a mostra estão agendados para o dia 25 de agosto, às 20h, no prédio da Biblioteca Municipal.
 
A mostra, especialmente dedicada às mulheres artistas no campo do humor gráfico, foi criada pelo Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU) para celebrar o Dia Internacional da Mulher no mês de março. O evento fez com que despertasse a colaboração de artistas do Brasil e do mundo, engradecendo a exposição ao longo dos últimos anos.
 
A autora, nascida em São João del-Rei, passou a infância em Piracicaba e voltou para a cidade mineira aos 8 anos. Defendeu recentemente sua dissertação de mestrado no programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São João del Rey, agora transformada em livro. A obra discute a presença da mulher no campo do humor gráfico no Brasil, com destaques para as pioneiras Nair de Tefé e Hilde Weber, que trabalhou no jornal O Estado de S.Paulo, no auge da ditadura militar no Brasil.
 
Para o presidente da AHA, Adolpho Queiroz, “a coleção surge com o objetivo de ampliar as discussões temáticas e teóricas sobre o campo do humor gráfico e valorizar as atividades dos artistas e outras iniciativas locais para além do Salão Internacional de Humor”, explica.
 
Ficha Técnica:
 
“Mulheres em traços: a percepção do sensível presente na exposição Batom, Lápis & TPM”
Formato: 16 x 22,5 cm
Páginas: 120 páginas
Lombada: quadrada
Lançamento: a partir de 25/08/2017
Distribuição: nacional
Valor: R$ 10,00
 
Serviço:
 
Lançamento em Minas Gerais
Data: 25 de agosto de 2017
Horário: 20 horas
Local: Prédio da Biblioteca Municipal – São João del-Rei - MG
 
Lançamento em Piracicaba - São Paulo
Data: 22 de setembro
Horário: 19 horas
Local: Avenida Maurice Alain, 454, Parque Engenho Central – Piracicaba - SP
 

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras