100 anos da Revolução Russa em outubro

Por: Márcio Luís Salomão

362293
A Revolução Russa é considerada um dos principais eventos da história mundial contemporânea, marcando o planeta e reverberando até hoje. Muitos historiadores consideram 25 de outubro de 1917 como o ponto inicial do conflito: os bolcheviques tomaram o poder em um golpe quase sem derramamento de sangue. Para entender o conflito a fundo, a Editora Contexto traz o livro História da Guerra Civil Russa, do historiador francês Jean-Jacques Marie, grande especialista na história soviética e autor das biografias de figuras como Lenin, Stalin e Trotski.
 
Trata-se de uma reconstituição baseada em documentos até agora inéditos fora da Rússia. O autor constrói uma narrativa instigante, séria e equilibrada. Para isso, utiliza livros, cartas, diários, relatórios e memórias de oficiais e soldados (e até de pessoas comuns), revelando ao leitor o processo que levou a Rússia a um regime fechado, personalista e cruel, embora baseado em ideais de abertura, coletivismo e solidariedade. 
 
Um texto ágil, em que o leitor será conduzido às batalhas encarniçadas, tragédias (massacres, doenças, ferimentos, estupros), táticas militares, além das divergências políticas e pessoais que já se apresentavam no início dos anos 1920, opondo, por exemplo, Stalin e Trotski. O primeiro viria a se tornar o ditador socialista “de todas as Rússias”, enquanto o segundo foi assassinado, em 1940, em seu refúgio no México por um agente do stalinismo.
 
A obra relata ainda episódios marcantes, como a participação de mercenários chineses no conflito, e propicia uma ampla visão da guerra civil que matou pelo menos 4,5 milhões de pessoas. Conhecer os fatos de um século atrás é essencial para entender problemas recentes no atual império russo, como a luta dos chechenos contra o poder central, e a disputa contra os ucranianos.
 
Jean-Jacques Marie é formado em Letras Clássicas e História. Foi diplomado em russo no Institut National des Langues et Civilisations Orientales (Universidade Sorbonne Paris Cité). Colabora regularmente com as revistas L’Histoire e La Quinzaine Littéraire. Tem diversas obras publicadas, entre biografias de Stalin, Lenin e Trotski.
 
A Editora Contexto, idealizada pelo historiador Jaime Pinsky e especializada em ciências humanas, está no mercado editorial brasileiro há 30 anos, publicando obras voltadas para a universidade e para o público geral. Mais informações no portal www.editoracontexto.com.br.

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras