22 de outubro de 2021
Painel

Reflexão inicial

10/10/2021

“Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a” (Johann Goethe)

Domingo, 10 de outubro

Aniversários Da Semana

Aniversariando hoje, meu sobrinho Luís Fernando Resende Rodrigues e Rita Franchini Cavalcanti...amanhã, Wagão Ferracioli...na terça-feira (12) Jorge Luís Navarro e Aurélio Garcia...na quarta, Elidiane da Silva e Clóvis Parra... na próxima quinta-feira, sr. José Pedro Soares, Marcos Rogério Afonso e Tellini...na próxima sexta, Diego Fagundes e Luís Antônio Couto Rosa(Piriri) e no próximo sábado: Luís Antônio Porto, Maria Ângela Pires, o médico Eduardo Guerra Sandoval e o delegado de polícia aposentado, Amir Miguel.

Domingo, 10 de outubro

Dicas Práticas

Para afastar as baratas, misture meio litro de água com duas colheres de óleo de lavanda. Borrife pela casa. Já para mata-las, misture duas colheres de açúcar refinado com duas colheres de bicarbonato. Coloque a mistura em tampinhas plásticas e deixe-as nos armários.

 

Domingo, 10 de outubro

Parabéns

Vamos antecipando nosso abraço ao Wagner  Moreira Ferracioli (Wagão), que estará aniversariando amanhã. Saúde e paz ao amigo de longa data, com sua Lúcia Ubiali Ferracioli. Parabéns e tudo de bom.

...
Wagner e Lúcia
Domingo, 10 de outubro

Curiosidades

Na Idade Média, as cebolas eram usadas como forma de pagamento e também eram dadas como presente de casamento. Outra: No antigo Egito, o pão era utilizado como pagamento de salário. Um dia de trabalho valia três pães e dois jarros de cerveja. 

Domingo, 10 de outubro

Nova Idade

Nesta próxima terça-feira, 12 de outubro, Dia de N.S. Aparecida, é também aniversário do publicitário Nelson Palermo Neto,filho do Nelsinho e da Regina Palermo. O Neto é diretor da Dote Agência de Publicidade. Parabéns e sucesso cada vez maior no seu trabalho.

...
Nelson Palermo Neto
Domingo, 10 de outubro

Dia Da Padroeira

Nesta terça-feira, 12 de outubro é Feriado Nacional, em virtude de ser o Dia da Padroeira do Brasil, N. S. Aparecida. O Papa João Paulo II, agora São João Paulo II, em visita ao Brasil em 1980, consagrou a igreja de Aparecida como basílica e Santuário Nacional. O templo é considerado o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo. Aparecida, no Vale do Paraíba, é a cidade de maior atração turística de todo o País. Hoje, dois dias antes do feriado, Aparecida já está superlotada de romeiros.

...
Santuário N.S. Aparecida
Domingo, 10 de outubro

Gente Boa

É sempre bom lembrar da mudança de idade do amigo e muito querido fazendeiro e representante comercial, Luís Antônio do Couto Rosa, ou Piriri, como é mais conhecido. O aniversário será na sexta-feira próxima, mas desde agora já comemora com o grande círculo de amigos. Nosso abraço a ele.

...
Luís Antônio C. Rosa-Piriri
Domingo, 10 de outubro

Revitalização do M.I.S.

O vice-prefeito, professor Éverton de Paula, me ligou para comunicar e já convidar para o encontro que marcará a revitalização do MIS- Museu da Imagem e do Som “Bonaventura Cariolato”. Continuará instalado no segundo pavimento da Casa do Artista Francano, e a novidade, ou incremento, virá com exposições temáticas durante todo o ano. A primeira delas terá como foco, nossa inesquecível colega e amiga, Patrícia, reunindo o grande acervo de foto e filmagens feitas durante sua vida como a mais importante cronista social de Franca e uma das mais conhecidas do interior do Estado. A data da reinauguração do MIS deverá ocorrer no final de novembro.

Domingo, 10 de outubro

Aquele Abraço

O abraço especial vai para a  família de francanos e suécos, atualmente residindo em Zurique, na Suíça. A francana, nossa sobrinha, Talita Maníglia Lauritzen, casada com Nick Lauritzen, está aniversariando, juntamente com seu primogênito Enzo, aí na foto. Parabéns e um abraço a todos eles.

...
Família Maníglia – Lauritzen
Domingo, 10 de outubro

Sempre Crianças

De repente, olhando fotos antigas, é que percebemos que o tempo passou rápido e que já estamos adiantados na contagem cronológica. Ainda agora, com o Dia da Criança chegando, vemos os filhos, e agora os netos, crescendo rapidamente, mas para nós são sempre crianças. Aí estão eles, com o vovô e a vovó, para alegria nossa: João Gabriel, Luís Felipe, Maria Gabriela, Marina e a caçulinha, Maria Eduarda.

...
Avós com os netos
Domingo, 10 de outubro

Ibiraciences em Destaque

Beto Monteiro, professor de História da Filosofia na Unesp-Campus de Franca, além de artista plástico e poeta, está trabalhando uma publicação a respeito de ibiracienses que se destacaram em sua vida e como profissionais. Uma delas é a saudosa dona Noêmia, que aliás residiu também em Franca, com uma conhecida pensão, na praça onde hoje tem o terminal central dos ônibus. Conheci dona Noêmia, e até cheguei a saborear a deliciosa comida mineira que ela servia. E dei meu depoimento ao Beto. Aguardem a publicação.

...
Beto Monteiro
Domingo, 10 de outubro

Co-Piada

O velhinho está no hospital, já nas últimas. Para piorar as coisas, o tratamento é feito todo à base de supositórios, já que nada está ficando no estômago. São supositórios de todos os tipos e tamanhos, várias vezes por dia. Já desenganado, uma noite a freira entra no quarto com uma vela acesa na mão. O paciente entra em pânico:

-“Pelo amor de Deus, irmã! Aceso eu não vou aguentar!”

Domingo, 10 de outubro

Arquivo

A nossa querida A.A. Francana está completando hoje, 12 de outubro de 2021, exatos 109 anos. Teve seus momentos de glória, como no ano de 1977, chegando à principal divisão do futebol paulista. Que saudade.

Aí está aquele time, treinado pelo saudoso Éca.

Em pé, da esquerda para a direita: Venção (massagista), Gasparzinho, Jean, Geninho, Boca, Zé Mauro, Felix e o diretor Wagner Garcia.

Agachados: Antenor, Reinaldo, Assis, Marinho, Delém e Macedo (roupeiro)  

...
Foto Arquivo
Domingo, 10 de outubro

Ponto Final

Para sua reflexão neste domingo....

“Se você pisar no barro e imediatamente tentar limpar os sapatos, dificilmente o barro sairá. Por outro lado, se você esperar o barro secar, basta flexionar os solados que o barro sairá sozinho.

Com os problemas da vida, nós também devemos agir assim...

Tá difícil?

Espera o barro secar”!

Domingo, 03 de outubro

Reflexão inicial

“Eleve suas palavras, não sua voz. É a chuva que faz crescer as flores, não o trovão.”
Ditado Persa

Domingo, 03 de outubro

Aniversários da semana

Aniversaria hoje meu sobrinho, Augusto César Rezende Rodrigues, Mauro César Mattos e Elson Boni... amanhã, professora Silma Alcântara Junqueira, José Magno Vilela Caires, Fernando de Castro, Fernanda Damasceno, o amigo Namir, e a garota Manoela Sanches Freitas, filha da Daniela e Matheus, completando 11 anos... na terça-feira, o amigo Roberto Franchini... na quarta, Fernando Couro Rosa, Arsênio de Freitas, Wellington Veríssimo e Alfredo Engler... na quinta-feira, médico Marco Aurélio Ubiali e farmacêutico Ézio Pedrosa... na sexta-feira Luíza Helena Trajano, José Antônio Turquetti, Nivaldo Batista Araújo e meu colega Cacau (José Carlos Ferreira Pereira).

Domingo, 03 de outubro

Dicas práticas

Para conservar e não deixar endurecer os limões: lave-os, enxugue bem e coloque num saquinho plástico, aberto. Deixe na geladeira por uma hora, retire o saquinho, amarre e pode deixá-los na fruteira.

Domingo, 03 de outubro

Nova idade

Quem aniversaria hoje é meu sobrinho, Augusto César Rezende Rodrigues, que está na foto com a esposa Sarita e os filhos, João Marcelo e Pedro. Guto é formado em engenharia, mas acabou optando pela gerência do Itau e agora no Sicoob. Parabéns e tudo de bom.

...
Augusto César, Sarita e filhos
Domingo, 03 de outubro

Curiosidades

A palavra abacaxi vem do guarani ibacati, que significa fruta cheirosa. Outra: a palavra chocolate vem do asteca tchocolati, que significa água amarga. E mais: no mundo existem mais de 7.500 variedades de maçãs, mas no Brasil apenas duas são as mais conhecidas: gala e fuji.

Domingo, 03 de outubro

Parabéns

Amanhã, dia 4 de outubro, será o aniversário da nossa amiga, professora Silma Alcântara Junqueira. Ela já dirigiu o Sesi de Franca, foi durante algum tempo secretária municipal da Educação, e agora, já aposentada, é a síndica do edifício Maison Royale. Na foto com o marido Antônio Galvão Junqueira e os filhos. Abraços a todos.

...
Silma, Galvão e filhos
Domingo, 03 de outubro

Centro automotivo

Vai daqui o meu abraço ao Maurício Said, que comanda muito bem o Centro Automotivo e Casa do Escapamento, na esquina da General Carneiro com Pacheco Alves, bem próximo do Clube dos Bagres, onde agora ele unificou seu atendimento. O amigo, sempre muito correto e atencioso, tem a quem puxar: filho do saudoso Dr. Mansur Jorge Said e dona Edna, todos pedregulhenses, como eu. Fiquei feliz de reencontrar o Maurício e ver sua empresa cada vez melhor.

Domingo, 03 de outubro

Gente boa

Outra pessoa muito simpática e que aniversaria esta semana é o empresário, diretor das farmácias Drogafarma, Ézio Pedrosa. Parabéns a ele, que muda de idade na quinta-feira, recebendo nosso abraço, extensivo à esposa, dentista Moema Accari Pedrosa, e filhos.

...
Ézio Pedrosa e Moema
Domingo, 03 de outubro

União de forças

Recebo através da coordenadora de marketing da Apae, Corina Gomes, em nome do casal presidente, Agenor Gado e Adriane Micheletti, atencioso convite pra o coquetel de lançamento do leilão União de Forças, que volta este ano. O encontro, reunindo apoiadores, padrinhos e imprensa, acontece amanhã, 4 de outubro, às 19h30, no refeitório da Apae.  Registro e agradeço, colocando esta coluna e programa de rádio à disposição.

...
Agenor Gado e Adriane
Domingo, 03 de outubro

Aquele abraço

Passando para idade nova hoje, 3 de outubro, o empresário do setor hoteleiro, Riad Salloum Filho, que assim vai dando prosseguimento às atividades de seu pai, nosso saudoso amigo Riad Salloum. Vai daqui meu abraço a ele, esposa Ellen e filhas gêmeas, Júlia e Ana Laura. Parabéns!

...
Riad Salloum Filho e Ellen
Domingo, 03 de outubro

Amor à virtude: 150 anos

A loja maçônica Amor à Virtude, pioneira em Franca, está completando 150 anos de existência, com ativa participação nos principais pontos de destaque de nossa cidade, e integrada por ilustres francanos. Marcando a importante data, seus atuais obreiros produziram, redigiram e estão lançando um livro alusivo à sua história. A loja custeou inteiramente o livro, que agora está sendo vendido na Padaria Estrela ou no Posto Estoril. A renda do mesmo será totalmente revertida às pessoas carentes por eles assistidas. Na foto, irmãos da maçonaria, estão me entregando um exemplar do livro 150 Anos de História. Comigo, Luís Silveira, Waldir Paludeto, João Tonin, Ismael Granero e João Batista Lima. Participaram ainda Carlos Lima e Clésio Dourado. Um tríplice e fraternal abraço a todos.

...
Integrantes da loja maçônica “Amor à Virtude”
Domingo, 03 de outubro

Co-piada

Antes de decidir sobre a pena a ser aplicada ao autor do feminicídio, o juiz pergunta ao réu:
- Meu senhor, não consigo entender. Como o senhor foi matar a sua mulher depois de 45 anos de casamento?
E o réu:
Pois é, meritíssimo... a gente vai adiando, adiando...

Domingo, 03 de outubro

Arquivo

A foto mostra um antigo time de futebol do Yara Clube de nossa cidade, quando de um jogo no campo do Palmeirinhas. Em pé, da esquerda para a direita, o sr. João Antônio Fonseca, diretor do clube e antigo presidente da Câmara Municipal de Franca, e os jogadores Carlão, Bertinho, Maurício, Eliseu, Fay-Fay e Hélio Rubens. Agachados: Agostinho, Tonho Rosa, De Paula, Juarez e Egydio. 

...
Domingo, 03 de outubro

Ponto final

Caminhar faz muito bem. Uma caminhada de apenas 30 minutos por dia, 5 vezes por semana, pode fazer sua vida mais saudável e feliz. Confira dez benefícios de caminhada para a saúde:

  1. Reduz a depressão.
  2. Ajuda a emagrecer.
  3. Previne a osteoartrite.
  4. Tonifica o corpo inteiro.
  5. Aumenta a interação social.
  6. Previne e controla a diabetes.                                                                                                                  
  7. Quebra a monotonia da rotina.
  8. Protege a mente contra demência.
  9. Ajuda a se conectar com a natureza.
  10. Reduz a pressão arterial e o colesterol.

Domingo, 26 de setembro

Reflexão inicial

“Cuidado antes de falar de alguém. Se você atirar lama na parede, mesmo que não grude, ela deixará marca". (Provérbio Árabe)

Domingo, 26 de setembro

Aniversários da semana

Aniversariam hoje o amigo Ronaldo Finotti, Ana Carolina Trajano (Carol Cosméticos) e Jurema Rodrigues (Arteliando)...Nesta terça-feira, José Olímpio Neto...na quarta, Frei Mauro Luís Oliveira...na quinta, a comadre Regina Felix de Souza e o Padre Toninho...na sexta-feira, Maria Magda Ferri de Paula...e no próximo sábado, Jeferson Pires de Lima e Isadora Peixoto e Castro. Parabéns a todos.

Domingo, 26 de setembro

Dicas práticas

Evite deixar cebola descascada fora da geladeira, porque as baratas adoram. E atrás das baratas podem vir os escorpiões, que adoram baratas. Aliás, prefira cebolas menores, que podem ser usadas de uma vez, evitando  deixá-las cortadas.

Domingo, 26 de setembro

Parabéns

O nosso abraço neste domingo vai para o amigo, Dr. Euclides Celso Berardo, juiz de Direito aposentado e ex- diretor da Faculdade de Direito de Franca, que aniversaria hoje. Casado com dona Míriam, formando um casal integrado à Igreja Católica, ministrando cursos de orientação, principalmente aos noivos. Parabéns e um abraço a eles.

...
Dr. Euclides C. Berardo e Míriam
Domingo, 26 de setembro

Curiosidade

Sabia que uma pessoa pisca os olhos aproximadamente 25 mil vezes por dia. E mais: O olho humano é capaz de distinguir 10 milhões de diferentes tonalidades? Vivendo e aprendendo. 

Domingo, 26 de setembro

Paz e bem

Nosso querido amigo, Frei Mauro Luís Oliveira, estará passando para uma nova idade na quarta-feira desta semana. Depois de dirigir a Paróquia de São Judas Tadeu, em Franca, foi transferido para Ribeirão Preto, depois Olímpia, e agora é o pároco de N.S. de Fátima, em Araguari. Mesmo longe de Franca, ele é sempre convidado a celebrar casamentos e outros eventos religiosos em nossa cidade. Ele também, há anos participa do meu programa na Rádio Difusora, geralmente às quartas-feiras, no momento da oração. Pra ele, sempre toda Paz e Bem.

...
Frei Mauro Luís Oliveira
Domingo, 26 de setembro

Futsal segue fora

O Futsal, que antigamente era denominado de futebol de salão, na época com aquelas bolas  pesadas, começou no Brasil e hoje é jogado no mundo inteiro, até com um certamente mundial, disputado no momento, e com alguns dos melhores atletas desse esporte. Com tudo isso, o futsal não é aceito nas Olimpíadas, alegando que já tem o futebol de campo. Ora, e por acaso não tem vôlei de duplas, entre outras variantes? O mais estranho é que já incluíram tantos esportes sem a menor expressão, faltando apenas o jogo de palitinhos ou jogo do bicho, mas o futsal continua excluído das Olimpíadas. O que é lamentável.

Domingo, 26 de setembro

Matrimônio celebrado

O advogado  Adriel Cunha, que é nosso colega na Rádio Difusora, onde participa como comentarista político e jurídico,  juntamente com a esposa Heloísa, foram padrinhos do casal, professor Deveny e Amanda, que se uniram em matrimônio. Parabéns ao jovem casal, que sejam felizes, e um abraço também aos padrinhos.

...
Adriel Cunha, Deveny, Amanda e Heloísa Cunha
Domingo, 26 de setembro

Aquele abraço

Outro amigo e participante do meu programa nas manhãs da Difusora, sempre com uma bonita mensagem de otimismo, padre Antônio Pádua Dias, ou Padre Toninho, também  salta para nova idade esta semana. Na quinta-feira, certamente vai receber muitos de seus fiéis, na paróquia que ele agora dirige, de Santa Terezinha, no Jardim Redentor. Na foto, Padre Toninho, ao lado de seu amigo, o conhecido Padre Antônio Maria.

...
Padre Toninho
Domingo, 26 de setembro

Pesquisar preços

Não podemos ter preguiça e nem vergonha de pesquisar preços, de toda e qualquer mercadoria, assim como não se envergonhar de pechinchar pra conseguir algum desconto. A verdade é que existe uma diferença assustadora de preços de um lugar para outro. E mais: Fuja das verduras, legumes, frutas e demais produtos, que estejam fora da melhor época ou com preço abusivo. Se todos fizerem isso, os fornecedores e  comerciantes serão obrigados a baixar o preço. Mas, se continuarmos a pagar o que eles pedem, o preço continua lá no alto.

 

Domingo, 26 de setembro

Flores pra ela

A amiga Maria Magda Ferri de Paula já está recebendo cumprimentos pelo aniversário que está chegando. Aí está a Magda, ao lado da filha Cristiane do marido, o artista das flores, o grande Liliko. A aniversariante do sábado, também é vovó do Gabriel e do Matheus. Parabéns e um abraço a todos.

...
Magda, Cristiane e Liliko
Domingo, 26 de setembro

Perigo

Tenho feito esse alerta por inúmeras vezes, tanto em meu programa da Difusora, pela manhã, assim como nesta coluna Painel. E insisto: É preciso que os motoristas tomem todo cuidado ao abrir a porta de seu veículo, bem como seus acompanhantes, observando antes se não vem algum ciclista, motoqueiro ou outro veículo qualquer. E ainda: Porta de carro não é para permanecer aberta, mas apenas para o tempo de entrar ou de sair, para evitar lamentáveis acidentes, como o acontecido há poucos dias, e que provocou a morte de um ciclista. Portanto cuidado, muito cuidado.                              

Domingo, 26 de setembro

Dicas gostosas

Para hoje, uma pizza solidária, em favor da Associação Santa Terezinha. Podem buscar entre 11h30 e 13h30, na Rua Madre Rita 1105, na Vila Flores.  Boa pedida para a noite deste domingo. E mais: Para o sábado próximo, dia 2, almoço beneficente, na Paróquia de São Judas Tadeu, com retirada, das 10h30 às 14 horas, na Rua Liberdade, ao lado da igreja. Frango assado no forno à lenha, arroz, feijão gordo e salada. O combo, para 4 pessoas custará 50 Reais. Este é para sábado que vem.

Domingo, 26 de setembro

Co-piada

O cabra, bom de lábia não perde a cantada. A garota entrou e sentou-se no barzinho, e logo o sujeito se aproximou:

-“E aí, linda, como é seu nome?”

-“Meu nome é Maria das Dores. E o seu?”

“Eu me chamo Francisco...Dorflex”

Domingo, 26 de setembro

Arquivo

Esta me foi enviada pelo amigo Ibirá de Carvalho. É do ano de 1969, tempo em que o atleta francano, Valdocir Serafim, que era conhecido como Doce, chegou a jogar até na Seleção Mineira, depois de passar por vários times, como Comercial de Ribeirão Preto, Uberlândia, Remo (Belém), entre outros. Este foi um encontro dele com o Tostão, quando este veio a Franca com o Cruzeiro. Na foto, o Doce, Tostão experimentando um sapato da marca “Squalo”, juntamente com o Ivonei Barbosa.

Doce e Ivonei já são falecidos.

...
Doce, Tostão e Ivonei
Domingo, 26 de setembro

Ponto final

Gostei muito dessa interpretação da oração. E passo a vocês:

A oração não acontece simplesmente quando nos ajoelhamos ou quando colocamos nossas mãos juntas e nos concentramos e esperamos pelas coisas de Deus.

Pensar positivo e desejar o bem para os outros, é uma oração.

Quando você abraça um amigo, é uma oração.

Quando você cozinha, com amor, o alimento para a família ou amigos, está  fazendo uma oração.

Quando damos Bom dia, Boa tarde, Boa noite, isso é uma oração.

Quando dizemos aos próximos e queridos, para se cuidarem, isso também é oração.

Quando você ajuda alguém em necessidade, oferecendo seu tempo e energia, você está orando.

Quando você perdoa alguém de coração, isso é uma oração.

A oração, portanto, é uma vibração, um sentimento, é a voz do amor.

                                                                                                                  

Domingo, 19 de setembro

Reflexão inicial

“Politicos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos (incluindo o Supremo). Pelo mesmo motivo” 

Domingo, 19 de setembro

Aniversários da semana

Aniversariam hoje os médicos, Wílson Cunha Júnior e Domingos Cassis Neto. E mais: Fernanda Bufoni, Dona Kika(tapioca), Matheus Garcia Fernandes, André Luís Centofante Alves e José Luís Borges...amanhã, Onofrinho Gomes e José Andrade Pires...na terça-feira, Maria Aparecida Galvani Silva (Cida Doceira) e Joana D’Arc Ribeiro...na quarta, a sobrinha Marcela Navarro de Faria e Társia de Paulo...na quinta, Ronaldo Finotti, Ana Carolina Trajano e Jurema Rodrigues...na sexta-feira, Ulisses Paula Garcia e José Olímpio Neto...e no próximo sábado, Frei Mauro Luís Oliveira. Parabéns a todos.

Domingo, 19 de setembro

Dicas de etiqueta

Quando estiver em lugares públicos, evite fumar, mesmo sendo permitido. Dentro de restaurantes, mesmo que haja uma área reservada a fumantes, como numa festa de casamento, só acenda o cigarro quando ninguém mais na mesa estiver comendo.

Domingo, 19 de setembro

Parabéns

Hoje é aniversário do médico endocrinologista, Wílson Cunha Júnior, marido da empresária Sílvia Bittar Cunha. São  pais de 3 filhos também médicos: Gustavo, Guilherme e Gabriela Bittar Cunha. Parabéns ao papai Wílson e um abraço a todos, incluindo o primeiro neto, Miguel, que acabou de chegar.

...
Wílson Cunha Jr. e Silvinha
Domingo, 19 de setembro

Socorro complicado

Parece que, somente para o governador do Estado e seu secretário de Segurança, a concentração das chamadas do 190 da Polícia Militar em Ribeirão Preto, agiliza e melhora o atendimento. Entre várias situações, dia desses uma senhora viu quando um homem estava sentado na mureta do Viaduto Dona Quita, como que ameaçando saltar, e decidiu pedir socorro à polícia militar. Aí é que ficou complicado, pois queriam saber endereço, um ponto de referência do viaduto, demonstrando desconhecer tudo de nossa cidade. A pessoa foi resgatada por uma pessoa que parou seu carro, conversou com o homem, e com a ajuda de outros populares, foi convencido a deixar o local. Uma viatura da polícia chegou só algum tempo depois. Essa é a “agilidade” defendida pelo Estado.                                                       

Domingo, 19 de setembro

Aquele abraço

Quem muda de idade hoje é o médico Domingos Cassis Neto. Casado com a odontóloga, Maria Lúcia, são pais do médico Felipe Cassis e o mais novo, Fernando, cursando o último ano de Medicina no Rio Grande do Sul. Família, portanto, muito bem encaminhada. Parabéns ao papai Domingos Cassis, pelo aniversário, e um abraço a todos.

...
Domingos Cassis Neto e Maria Lúcia
Domingo, 19 de setembro

Entrega das Marianas

O grupo de participantes do último Caminho da Fé, realizado recentemente, de bicicleta entre Franca e Aparecida, reuniu-se em Rifaina para a entrega festiva das Marianas, que vem a ser o certificado dessa peregrinação. Lá estavam os jovens francanos, Gabriela, João Gabriel, Luís Felipe, André, Gustavinho, Johnny, Fernando, Gustavo e Aloísio.

...
Grupo de ciclistas
Domingo, 19 de setembro

Arteliando

Jurema Rodrigues é líder da equipe de artesãs, que formam a Arteliando, que realiza um trabalho muito bonito de confecção de diferentes peças, muitas delas personalizadas e vendidas na loja atualmente instalada na Rua Major Claudiano, bem em frente à antiga cadeia( Delegacia de Investigações Gerais), no centro da cidade. É nossa parceira, com muitos brindes disputados em meu programa da Difusora. Parabéns  à amiga Jurema, na foto com o marido Genivaldo.

...
Jurema e Genivaldo
Domingo, 19 de setembro

Sorriso canino

Assim como seus donos, cães e gatos também precisam cuidar do sorriso. Cerca de 85 por cento desses animais sofrem  de doenças bucais. Por isso, a escovação diária dos dentes é muito importante, principalmente nos dias de hoje, que muitos desses pets vivem no colo das pessoas. Mau hálito, salivação excessiva, dificuldade para comer e perda de peso costumam ser indícios de problemas. O uso de soluções de higiene oral misturadas à água de beber dos bichos, além de petiscos, ajudam na limpeza dos dentes, sendo bons recursos adicionais. 

Domingo, 19 de setembro

Nova idade

Desde o último dia 15, está em idade nova o amigo Beto Oliveira, dinâmico empresário na área comercial, sendo sócio proprietário  da Hidromar, loja de materiais elétricos e também do centro comercial que cresceu no quadrado ali existente, com o mais amplo estacionamento. Parabéns ao Beto, aí na foto com a esposa, Sílvia. 

...
Beto Oliveira e Sílvia
Domingo, 19 de setembro

Co-piada

O marido vai até à cozinha, onde está a mulher e pergunta:

-“ Topa experimentar uma posição diferente esta noite?”

A mulher responde:

-“Boa ideia”...

E ele:

-“Você tem uma sugestão?”

Ela responde:

-“Tenho: Você fica na pia lavando a louça e eu me sento no sofá”!

Domingo, 19 de setembro

Arquivo

Já faz alguns anos, num daqueles carneiros que o Coronel Marco Régis gosta de preparar na sua chácara, lá estávamos com uma turma de amigos.
Da esquerda para a direita: Isac, Moisés Ciamponi, Valdes, Marco Régis, Nilton Colmaneti e Adolfo.
Isac e Adolfo já são falecidos.

...
Foto Arquivo
Domingo, 19 de setembro

Ponto final

O seu coração é o seu lar. E as escolhas que você faz, ainda que sejam incertas, são os caminhos que a vida lhe dá a oportunidade de trilhar. Você não precisa fazer tudo certo sempre e andar sobre os trilhos o tempo todo. Mas tem o dever de aprender a lidar com as pedras encontradas e suportar todas as feridas adquiridas. Não é questão de deixar de fazer o que se quer por medo de supostas dores. É fazer sabendo que tudo, absolutamente tudo que é lançado, volta com a mesmo força que foi. E isso serve para as coisas boas e ruins. Saiba perceber a linha tênue entre escolhas e consequências entrelaçadas em cada detalhe.

Domingo, 12 de setembro

Reflexão inicial

“Odiar os outros é como incendiar a sua casa para se livrar de um rato”
Friedrich Von Schiller.

Domingo, 12 de setembro

Aniversários da semana

Aniversaria hoje o colega, professor Michel Zamorano Cury, o amigo Élzio Garcia Barbosa, José Manoel de Paula, Dora Bittar e Soeli das Graças Pedigone...amanhã, Frei Joaquim (São Judas), Dulce Xavier, Melissa Toledo, Agostinho Galgani Silva e o garoto Felipe Villa Marson (9 anos)...na terça, Ana Beatriz Jardim Garcia, Marisa Guaraldo (Equipe da Acolhida Igreja N.S. das Graças) e Antônio Carlos Gomes (Major)...na quarta (15), Aline Rocha, Delmo Poppi, Rebeca Botelho Sanches e Beto Oliveira (Hidromar)...na quinta: médico Lavínio N. Camarim, Dalva Esequiel e Fernando Oliveira Campos...na sexta, o médico José Reinaldo de Paula Tasso, Nicola Rossano Costa e Fernando Oliveira Campos...e no próximo sábado, Rita Rossato, Aldebarã Martins, Artur Ferrari (Canarinho) e Wanderlei Nascimento.

Domingo, 12 de setembro

Dicas de etiqueta

Em uma refeição de negócios, não peça os pratos mais caros, mostrando equilíbrio. Ao dividir a conta, não contabilize cada centavo. É melhor dar um pouco mais de dinheiro do que parecer mesquinho.

Domingo, 12 de setembro

Barra de saia

Quem comemora aniversário hoje, 12 de setembro, é a bem sucedida empresária Dora Bittar, que comanda a loja Barra de Saia. Por ter um grande círculo de amigas, certamente já está recebendo muitos abraços. Juntamos o nosso, desejando tudo de bom.

...
Dora Bittar
Domingo, 12 de setembro

Identidade canina

Sabia que a impressão digital dos cachorros está na ponta do nariz? Para desvendá-la, basta aplicar uma tinta nas narinas e, depois, colocar um papel por cima para gravar a impressão. Vale ao menos como curiosidade.

Domingo, 12 de setembro

Aquele abraço

Quem também aniversaria hoje é o colega e amigo Michel Zamorano Cury. Fomos contemporâneos nas atividades de Educação Física, participando de alguns dos mais importantes eventos criados pelo nosso mestre Pedroca. Michel foi além, destacando-se na prática do basquetebol. Depois, comandou durante bom tempo a Academia Exercícius. Vai daqui nosso abraço ao Michel pelo aniversário.

...
Michel Zamorano Cury
Domingo, 12 de setembro

Rifaina: Crescimento e cuidados

É inegável o crescimento extraordinário da vizinha Rifaina, transformando-se no lugar de maior atração turística da região para visitas de fins de semana. Inúmeros rancheiros estabelecidos ou como proprietários de apartamentos nos edifícios não param de surgir. Até aí, ótimo, mas é preciso ao mesmo tempo que as autoridades administrativas, tendo à frente o dinâmico Hugo Lourenço, estabeleçam metas de melhoria na sua estrutura de um modo geral. Uma delas, a coleta de lixo mais frequente em ranchos e condomínios da área considerada urbana.

 

Domingo, 12 de setembro

Outras melhorias

Ainda falando de Rifaina, é preciso cobrar do DER urgente melhoria na ponte que liga a cidade com o Estado de Minas. Quem passa por lá pode ver muitos e perigosos buracos naquela pista. Outra coisa, senhor prefeito: o espaço destinado à piscicultura, para abastecer a empresa ali instalada, tem aumentado bastante, com toneladas diárias de ração para os peixes, exalando um cheiro forte, bem próximo de alguns ranchos, o que deveria ser feito em local mais distante e menos povoado. Essas e outras melhorias precisam ser consideradas por aquela cidade, que pretende atrair cada vez mais investidores e visitantes, e manter os atuais.

Domingo, 12 de setembro

Mudando de idade

Hoje também é dia de abraçar o amigo Élzio Garcia Barbosa, que está passando para uma nova idade. Casado com a Maria Helena Covas Barbosa, comandam o hotel localizado na entrada da Morada do Verde, próximo do Aeroporto Lund Presoto. Parabéns e um abraço ao Élzio, amigo de longa data.

...
Élzio Garcia e Maria Helena
Domingo, 12 de setembro

Parabéns

Pertencente a uma família de médicos, José Reinaldo de Paula Tasso optou pela oncologia, destacando-se brilhantemente nessa especialidade. É casado com a dentista Paula Eneida e tem os filhos Fernando e Larissa. Vai daqui o nosso abraço a ele, que aniversaria esta semana, no dia 17. Parabéns.                                                                                                                                         

...
José Reinaldo de Paula Tasso
Domingo, 12 de setembro

Título de cidadão

O francano Antônio Marcos de Melo, que faz parte da diretoria regional do Creci, residindo há alguns anos em Ribeirão Preto, recebeu no primeiro dia deste mês de setembro o título honorífico de Cidadão Ribeirãopretano, por indicação do vereador Eliseu Rocha, com aprovação do Legislativo. Antônio Marcos é casado com nossa sobrinha, Maria Cristina Maníglia de Melo, pai do médico Antônio Marcos Júnior e da Talita Maníglia Lauritzen, residente na Suécia. Parabéns e um abraço a todos!

...
Antônio Marcos Melo: novo cidadão ribeirãopretano
Domingo, 12 de setembro

Co-piada

O filho começou a fazer perguntas ao pai sobre as diferenças no corpo do homem e da mulher:

- Pai, como se chama o que a mamãe tem debaixo da saia?
- Aquilo, meu filho, a gente chama de Paraíso
- E o que o senhor tem dentro da calça?
- Eu tenho a chave do Paraíso.
- O senhor já emprestou a chave pra alguém?
- De jeito nenhum, meu filho.
- Então o senhor tem que trocar a chave, porque o vizinho tem cópia!

Domingo, 12 de setembro

Arquivo

Esta foto mostra uma parte do grupo de jovens francanos que serviram ao Batalhão da Guarda Presidencial em Brasília durante o ano de 1965. Da esquerda para a direita: Freitas, Paulo Fernando Seixas, Conrado, André, Lazinho, Miguel, Cláudio e Cassinho.                                                                                                                                                                                                           

...
Domingo, 12 de setembro

Ponto final

O prefeito Alexandre Ferreira anunciou que pretende criar e estruturar o Memorial Nacional do Basquete junto ao Ginásio “Pedro Morilla Fuentes”, ou Pedrocão, como ficou conhecido. Excelente informação, que torcemos por sua concretização, com o objetivo de valorizar e homenagear ex-atletas e ex-técnicos que ajudaram a consolidar o nome de Franca nessa modalidade esportiva, com inúmeras conquistas nacionais e internacionais. Que a ideia logo vire realidade, como forma de incentivar cada vez mais as práticas esportivas entre nossas crianças e jovens, espelhando-se nos seus ídolos, sonhando ser, um dia, também um deles. E exibindo aos visitantes um pouco da história do nosso vitorioso basquetebol.

Domingo, 05 de setembro

REFLEXÃO INICIAL

“FELICIDADE É A CERTEZA DE QUE A NOSSA VIDA NÃO ESTÁ PASSANDO INUTILMENTE” (A.D.)

Domingo, 05 de setembro

ANIVERSÁRIOS DA SEMANA

Aniversariando hoje minha sobrinha Bárbara Navarro Miranda, o Matheus Garcia Silva e a Cristiane Pedro Garcia...amanhã(6), o Ted Maníglia Lauritzn, maridão da Talita Maníglia, na Suécia...na próxima quarta(8) Isa Mellen Coelho e o colega Realindo Jacinto Mendonça Júnior...na próxima quinta(9), Ruy Balieiro, médico Otto Barbosa Júnior e Sebastião Ananias...na próxima sexta(10), Heitor de Lima, José de Anchieta e Silva, a jovem Caroline Souza Hilário (15 anos), e o garoto Rafael Marson (6) anos...e no próximo sábado, o amigo Zé de Carvalho (Bar do Queijo) e Renata Pessoni Borges (esposa do colega Reinaldinho).

Domingo, 05 de setembro

Dicas práticas

Hoje, dicas de etiqueta e boa educação: Procure constantemente ser gentil, educado e solidário, tratando a todos com respeito e generosidade. E mais: Em festas, almoços, jantares ou coquetéis (agora já voltando), jamais abuse da comida e da bebida, principalmente da bebida alcoólica.

Domingo, 05 de setembro

Família alegre e feliz

Hoje é dia da Família Pedro Garcia comemorar o aniversário da Cristiane, esposa do muito querido Helinho, do basquete. A aniversariante é a feliz mamãe da Luma e da Maitê. Parabéns pra Cristiane e abraço a todos, incluindo tios e avós.

...
Helinho, Cristiane e filhas
Domingo, 05 de setembro

Novo casal

Soube que dois conhecidos e queridos “jovens da terceira idade” estão se conhecendo melhor. Ela, muito bonita, já foi Miss-Franca, e ele, empresário bem sucedido no segmento dos postos de combustíveis. Que dê certo, sejam felizes, que os dois merecem.

Domingo, 05 de setembro

Lançamento

Estou recebendo e agradecendo o exemplar do livro que  o conhecido advogado da área Civil e Criminal, Acir de Matos Gomes está lançando. Tem o título “Da Deficiência à Eficiência”, tratando de uma análise retórico-jurídica da lei brasileira de inclusão e de seus efeitos persuasivos. Já estou lendo, esta que é a terceira obra literária do Acir. Uma dica para as reflexões sobre as pessoas com deficiência e sua inclusão.

...
Acir de Matos Gomes
Domingo, 05 de setembro

Saudade daquele patriotismo

Chegando mais um 7 de Setembro, e vêm as recordações do tempo gostoso da escola, quando nos preparávamos para desfilar em homenagem à Pátria, ou para as memoráveis demonstrações de ginástica, que os professores Pedroca e Helena Barbosa organizavam com alunos do IETC e convidados de outras escolas. Era no campo do Palmeirinhas, e tive o privilégio de ter sido guia de algumas delas. Uma pena que, nos tempos atuais, junta uma coisa e outra, desânimo e  pandemia, praticamente nem se fala da Pátria nas escolas.

Domingo, 05 de setembro

Aquele abraço

Durante toda esta semana ele deve estar recebendo cumprimentos pelo aniversário. Falo do nosso simpático e querido José de Carvalho, tradicional comandante do conhecido Bar do Queijo, ali no Jardim francano, pouco acima da Viotto. A cerveja (que cada um se serve), sem faltar o famoso queijo cortado está sempre nas mesas, com os cadeiras cativas. E quase sempre com os cantadores em ação. Aquele abraço, meu caro Zé.

...
José de Carvalho
Domingo, 05 de setembro

Parabéns!

Hoje é dia de enviar daqui o nosso abraço ao empresário Danilo Ribeiro, que está mudando de idade neste 5 de setembro. Danilo é o proprietário da conhecida e fina loja de roupas Rosa Ribeiro. Parabéns e tudo de bom.

...
Danilo Ribeiro
Domingo, 05 de setembro

Nova idade

Mesmo com um pouquinho de atraso, estamos cumprimentando o amigo Marcelo César Guillen, que passou para nova idade na quarta-feira, primeiro dia de setembro. Casado com a Raquel, eles dirigem o famoso Restaurante Picanha na Tábua. Abraço.

...
Marcelo Guillen e Raquel
Domingo, 05 de setembro

Hallel Online

Hoje acontece a XXXIV edição do Hallel, desta vez apenas online, através de live que será mostrada de 12 horas até 19 horas. Presença do Bispo D. Paulo, de vários sacerdotes e diáconos. Poderá ser acompanhar pelas redes sociais. Os cumprimentos à querida Tia Lolita Silveira, grande criadora e líder desse evento musical e de evangelização.

...
Dona Lolita Silveira
Domingo, 05 de setembro

Co-piada

A professora pergunta na classe:

-“Joãozinho, o que você vai querer ser quando crescer?”

-“Ah, quero ser milionário, torrar dinheiro a rodo e ter uma kenga só pra mim, vou dar um cartão sem limite pra ela gastar e um carro importado”...

-“Chega, Joãozinho! Que coisa feia...(interrompeu a professora). E você, Mariazinha, o que vai querer ser quando crescer?”

-“Ah, professora, eu estava pensando ser médica, mas...agora quero ser a kenga do Joãozinho”!

Domingo, 05 de setembro

Arquivo

Conforme já disse várias vezes, o 7 de Setembro no meu tempo de estudante no antigo IETC era comemorado de forma vibrante e que ficou inesquecível para os que viveram a época. Além dos desfiles, com os alunos na rua, ao som das fanfarras, havia a demonstração de ginástica rítmica, primeiro com as garotas, orientadas pela professora Helena Barbosa, e depois com os rapazes, sob o comando do grande mestre, Pedro Morila Fuentes (Pedroca). Esta foto, no campo do Palmeirinhas, mostra a correta ordem perfilada, e a formação das letras saudando a Pátria. Inesquecível.

...
(Foto Arquivo)
Domingo, 05 de setembro

Ponto final

“Não procure Deus olhando para o infinito,  no alto do Céu. Procure em cada par de olhos, nas árvores, nas montanhas, em cada abraço e também nos animais.

Como?

Quando você enxerga Deus dentro de você mesmo, verá como é fácil O reconhecer em todos os lugares.

Domingo, 29 de agosto

Reflexão Inicial

“Responder ofensa com ofensa é lavar a alma com lama"
(A.D.)  

Domingo, 29 de agosto

Aniversários

 Aniversariando hoje, Noemi Pucci Pieri e o advogado José Careta... amanhã, João Berbel, líder do IMA, e o Zé Verdura (Moringa)... na terça-feira, Aloísio Hilário de Oliveira e Marcos Comparini Júnior... na quarta-feira, Samir Faggioni Costa Manso e Roberta Magrin Ravagnani... na próxima quinta: Hélio Rubens Garcia, Ary Martins, Cidinho Santos (de Rifaina), Ricardinho Hajel e Adriano Tosta... na sexta-feira, colega Nelise Luques e dona Edna Meneghetti Comparini... e no próximo sábado, 4 de setembro, Padre Jamil Alves de Souza.  

Domingo, 29 de agosto

Dicas práticas

Em um mundo de pessoas grosseiras e mal-educadas, palavras simples, como, por exemplo, “com licença”, “por favor”, “obrigado”, e “me desculpe” podem fazer uma enorme diferença e demonstrar sua fineza como pessoa educada.  

Domingo, 29 de agosto

Parabéns

Hoje é aniversário de dona Noemi Pucci Pieri, viúva do nosso saudoso e querido amigo Ruy Pieri. Tivemos uma convivência de muitos anos, quando sua família dirigiu a Rádio Difusora, até passar o comando da emissora para a família Corrêa Neves. Noemi, uma pessoa religiosa e de fino trato. Parabéns a ela e um abraço aos filhos Ruy Júnior, Ricardo e Rodrigo e todos os netos.  

...
Noemi Pucci Pieri
Domingo, 29 de agosto

Cobranças ao prefeito

O que mais temos ouvido da população, especialmente quem passa pela região central, é com relação ao crescente número de vendedores informais, vindos das mais diferentes e distantes cidades, esparramando seus produtos pelo chão dos calçadões ou sobre veículos, numa concorrência desigual aos comerciantes que dão empregos e pagam seus impostos, além de  comprometer o visual do ponto mais central e visitado da cidade. O prefeito é cobrado, porque garantiu que mudaria isso. E até agora, piorou.  

Domingo, 29 de agosto

Mais tolerância

Além dos vendedores informais ou ambulantes, o que também preocupa é o aumento de moradores em situação de rua, vindos também de várias outras cidades. O que tem piorado a situação, é que alguns deles já se envolveram em atos de violência, sem contar os seguidos furtos. Sabemos que a ação social tem oferecido abrigo e alimentação, mas a maioria deles não se importa com isso, preferindo pedir dinheiro, ou furtando objetos para trocar por bebidas e drogas. O que todos temem é que, quando o prefeito, finalmente resolver, já não haverá jeito de tirá-los de onde e como estão.  

Domingo, 29 de agosto

Aquele abraço

Outro abraço de hoje vai para o advogado José Careta, que também está mudando de idade. Conhecido nosso de longa data, assim como sua esposa, Edna Chimelo Careta, com quem forma um casal dos mais queridos e atuantes. Parabéns e tudo de bom.

   

...
José Careta e Edna
Domingo, 29 de agosto

50 anos de vida

Está em tempo de feliz aniversário, completando 50 anos nesta próxima terça-feira, o empresário Marcos Comparini Júnior, proprietário da Reiter Botas de Hipismo. Casado com a psicóloga Liliane, tem as filhas, Bruna e Júlia. Parabéns a ele e um abraço à querida família.  

...
Marcos Comparini Júnior e Família
Domingo, 29 de agosto

Niver do 'capitão'

Nesta próxima quinta-feira, 2 de setembro, será o 81º aniversário do querido amigo e talvez o maior nome como atleta francano, Hélio Rubens Garcia. Foi grande jogador e técnico do nosso basquete, além de ter sido grande destaque no futebol, futsal, chacrobol, tênis de mesa, e tudo como um vencedor. Casado com a Maria Helena, também uma querida amiga, minha e da Cida, lançou recentemente o livro que relata sua vida, até como Capitão da Seleção Brasileira de Basquete. Parabéns a ele, Maria Helena, filhos e netos.

   

...
Hélio Rubens e amigos
Domingo, 29 de agosto

Eterno distribuidor

Ele será sempre lembrado como tendo sido o grande distribuidor de jornais, revistas e materiais escolares, nos tempos das publicações impressas, comandando a Distribuidora Martins, no Calçadão da Marechal Deodoro. Falo do amigo Ary Martins, que depois de se aposentar resolveu se recolher em sua chácara, no vizinho município de Cristais Paulista, mas estando sempre em Franca revendo os amigos. Parabéns, um abraço ao Ary, sua esposa dona Lourdes Domenes Martins, com quem é casado há cerca de 57 anos, filhos e netos.

   

...
Ary Martins e d. Lourdes
Domingo, 29 de agosto

Co-piada

O dono do mercadinho chega em casa, depois de mais um dias de trabalho, e a esposa  pergunta:
-“E aí, tudo bem ?”
-“Tudo bem...só que eu estou com um problema de consciência”!
-“O que aconteceu?”
-“A vizinha da esquina me pagou as compras com uma nota de 50 Reais e, quando ela saiu, vi que haviam duas notas coladas uma na outra”!
-“ E você sabe o que deve fazer, não é?”
-“Essa é a minha dúvida: Eu conto pro meu sócio, ou não?”

   

Domingo, 29 de agosto

Arquivo

Esta foto, do ano de 1962, tem muita história. É o registro de uma daquelas históricas caçadas, que reuniu alguns dos mais conhecidos dessa prática na região de Franca.

 

...
Em pé, da esquerda para a direita: Mariano Barioni, Ivens Mendes, Serafim (Fisico) Borges do Val, Sérgio Alemão e, Doutor Baldijão. Agachados à frente, Floro Silva, Luiz Cesar e Alberto Mendes.
Domingo, 29 de agosto

Ponto final

Quem sabe o significado original das cartas de um baralho?
As 52 cartas representam as 52 semanas no ano. As duas cores, o dia e a noite.
Os 4 naipes são as quatro estações (verão-ouros/ outono-paus/inverno-copas/ primavera-espadas), com 13 semanas (cartas) por estação.
São doze cartas judiciais (valetes, damas e reis) representando os 12 meses.
Se somarmos cada uma das cartas do jogo ( ás+ás+ás+ás+dois+dois+três+ sete+ oito...etc) teremos 364.
O jogo de cartas era um calendário agrícola que nos falava das semanas e das estações do ano.
A cada nova temporada, era a semana do Rei, seguida pela semana da Rainha, do Valete e assim por diante, até que a semana do AS muda de estação e começa com uma cor nova.
Os coringas foram usados em anos bissextos.
Quem sabia disso?
Garanto que eu não sabia, pois não conheço direito nem as cartas do baralho. Mas achei interessante.

   

Sábado, 21 de agosto

Reflexão inicial

"Aquele que consegue dominar um momento de raiva, pode evitar um dia inteiro de aborrecimento"
Tyron Edwards

Sábado, 21 de agosto

Dicas práticas

Ao ser apresentado a alguém, cumprimente com um aperto de mão breve e firme. Nessa pandemia, basta encostar as costas da mão, como um soco. Beijos no rosto (quando pode) só devem ser dados em situações mais informais e quando a iniciativa é da mulher.

Sábado, 21 de agosto

Nova sede

Conforme já contamos há algum tempo, o empresário Armando Antônio Rizatti vem construindo nas proximidades do aeroporto “Lund Presotto” a futura sede da distribuidora dos produtos de bebidas Ambev. Hoje ele comemora em família mais um ano de vida. Para o querido amigo, de longa data, deixo aqui meu abraço, desejando saúde e paz, ao lado da esposa, Marlene, dos filhos e netos.

...
Sábado, 21 de agosto

Aniversários

Hoje é aniversário do ex-prefeito Sídnei Rocha, do empresário Armando Antônio Rizatti, da Sirlei Bernardineli e do Lucas Navarro Castelo... amanhã, do Paulo Valerini, Crica Dutra e Frei Carlos Marchioni... na terça-feira (24), Pastor Isaac Ribeiro, Alberto Carraro Fernandes e Eliane Querino Cheoud (Know How)... na quarta (25), Gelda Costa Naves, Rodrigo Junqueira e a juíza Julieta Passeri Souza... na quinta (26), José Roberto Pereira e Padre Wallace Aguiar (Catedral)... na próxima sexta (27), Antônio Marcos de Melo Júnior e Luiz Antônio Barbosa (Tombinho)... e no sábado que vem (28), Regina Junqueira (Ótica Ocular), Elisa Mieli Gosuen e Mateuzinho da Viola.

Sábado, 21 de agosto

Parabéns

Depois de ter sido prefeito de Franca por três vezes, o radialista Sídnei Franco da Rocha agora se dedica apenas a seus empreendimentos imobiliários. Também não dispensa um café e bate-papo com amigos, geralmente no Galo Branco, onde hoje estará recebendo muitos cumprimentos pelo aniversário. Vai daqui o nosso abraço ao querido amigo. Aí na foto, Sídnei com sua esposa, Diva Rocha.

...
Sábado, 21 de agosto

Bicicletas perigosas

Duas situações de perigo com bicicletas: Primeiro, para os ciclistas que insistem em andar na contramão, sem respeitar sinais de trânsito, e depois, para garotos e jovens que circulam até em alta velocidade por entre os pedestres pelos calçadões e praças centrais. O prefeito Alexandre Ferreira havia prometido, em campanha, a possível instalação de um posto da Guarda Civil na Praça Barão, com essa e outras atividades, auxiliando na fiscalização. Eleito, o assunto desapareceu. Convém tomar a medida antes que um acidente aconteça.

Sábado, 21 de agosto

Aquele abraço

O empresário do ramo de café Alberto Carraro Fernandes aniversaria na terça-feira, 24, e já recebe o nosso abraço, em forma de agradecimento por sua amizade e parceria. O seu hobby preferido é a pescaria, o que tem sido bastante prejudicado nesta pandemia. Na foto, por exemplo, quando de uma dessas aventuras, em que estivemos juntos, no ponto de partida, lá em Corumbá, ao lado de outros bons amigos. Desejo ao amigo Carraro saúde e o que for de melhor, junto de sua família. Ele merece! 

...
Sábado, 21 de agosto

Lombofaixas

Um lembrete ao Coronel Araújo, comandante da Secretaria de Trânsito e Segurança: A maioria das lombadas e lombo-faixas espalhadas pela cidade ficou com a pintura quase apagada. E mais: ao mandar reforçar a pintura, seria muito bom incluir a cor vermelha, como existe em alguns lugares, a exemplo daquela instalada em frente ao Supermercado Noêmia. Ali, é bom destacar, a maioria respeita a preferência dos pedestres. Então, é melhor reforçar a pintura em quase todas elas!

Sábado, 21 de agosto

Assembleia de Deus

O Pastor Isaac Ribeiro, líder da igreja Assembléía de Deus em nossa cidade, é também um dos convidados que participam do momento de oração ecumênica em meu programa na Difusora, sempre com mensagens muito bonitas. Pastor Isaac aniversaria nesta próxima terça-feira, 24. Casado com Luíza de Andrade Ribeiro, tem os filhos Paula Monique e André Felipe. Um abraço ao amigo e tudo de bom!

...
Sábado, 21 de agosto

Co-piada

Um senhorzinho resolve ir ao médico para tirar algumas dúvidas. E foi contando:

-“Doutor, eu acho que estou impotente”
-“E quando foi que o senhor percebeu?”
-“Foi ontem: uma vez à tarde e duas vezes à noite”
-“E o que mais?”
-“E hoje de manhã descobri de novo”...

Sábado, 21 de agosto

Arquivo

Ainda nas recordações da amiga Patrícia, uma foto que foi feita na antiga sede urbana do Centro Médico. O flagrante foi registrado pelo antigo fotógrafo Eurípedes Masseli Ferreira (Eumafe), lá pelo ano de 1968. Patrícia está com a afilhada Dedé e amigas, sendo entrevistada pelo radialista que estava no começo da carreira, Sidnei Franco da Rocha.

...
Sábado, 21 de agosto

Ponto final

Desconheço a autoria, mas gostei e passo a vocês para uma reflexão:

“Que estejamos presentes em memórias alheias. Que alguém, já distante, lembre-se do nosso sorriso e se sinta acolhido. Que o nosso bem faça bem ao outro. Que sejamos a saudade batendo no peito de uma velha amizade. Que sejamos o amor que alguém nunca esqueceu. Que sejamos um alguém que sorriu na rua e o desconhecido encantou-se. Que sejamos, hoje e sempre, uma coisa boa que mora dentro de cada um que passou por nós”.

Domingo, 15 de agosto

Dicas práticas

Respeite os horários. Se chegar atrasado, não perca mais tempo com explicações longas. Desculpe-se e inicie o que tiver que fazer, ou concentre-se no que é apresentado. Noivas não devem demorar mais do que o suportável, tanto para o celebrante como para os convidados.

Domingo, 15 de agosto

Parabéns

Camila Pizzo, neta da Sônia Menezes Pizzo(Patrícia), acaba de passar pelo triste momento da perda da avó muito querida, mas hoje recebe nosso abraço  por mais um aniversário. Camilinha é filha do meu saudoso amigo, Mauro Menezes Pizzo e da Maria Izabel. Ela vem dando sequência ao trabalho que a avó fazia, no rádio, TV e portal de notícias. Que ela tenha forças para superar essa fase difícil e prosseguir na luta, conforme a avó certamente gostaria que ela fizesse. Abraço, querida Camila.

...
Domingo, 15 de agosto

Reflexão inicial

“As feridas da alma são curadas com carinho, atenção e paz” (Machado de Assis)

Domingo, 15 de agosto

Aniversários

Aniversariando hoje o Maguila (segurança), Wellington Pires de Lima, Pastor Otávio Pinheiro, Maria Lúcia Vitoriano, Málvio Daniel Lance e Camila Pizzo...amanhã, a Maura Tavares Serafim e Maria Amélia de Assis...na terça(17), Sérgio Antônio Leonard...na quarta(18), Renata Sanches Valerine, Mathias Taveira(Magalu), Wagner Sábio de Melo, Luís Cláudio Coelho, Rafael Garcia Silva, Lucinha Correa e Edna Maria Ferreira...na sexta-feira (20), Arnaldinho Eleotério, a colega Eunice Rezende, Angélica Miranda Vargas, meu amigo Armandinho Melani Filho, Sérgio Reche (Alemão) e o ex-prefeito de Rifaina, Abrão Bisco...e no próximo sábado, Antônio Marcos de Melo.

Domingo, 15 de agosto

Lealdade canina

É costume dizer que o cão é o mais fiel amigo do homem, e uma pesquisa da Universidade de Kyoto, no Japãp, reforça a teoria. O experimento mostra que os cães evitam as pessoas que não gostam de seus donos e, inclusive, recusam a comida oferecida por elas. Isso indica que cães podem entender a interação entre humanos.

Domingo, 15 de agosto

Bonito gesto

O conhecido médico dermatológico, Ricardo Bovo Junqueira decidiu dedicar um dia de seu trabalho, todos os meses, atendendo gratuitamente em sua clínica, pessoas carentes, que realmente não tenham recursos para uma consulta particular, e que precisam desse atendimento em doenças dermatológicas. O atendimento terá número limitado, com agendamento que pode ser feito pelo whatsApp (16) 9- 9185-3878. Pede aos que puderem, levar um alimento ou agasalho, a serem distribuídos aos mais pobres. Já podem agendar. Belíssimo gesto, Doutor Ricardo.

...
Domingo, 15 de agosto

Sempre entre amigos

Patrícia sempre gostou de estar entre companheiros e amigos. Como mostra esta foto, durante um evento, onde ela está ao lado do seu inseparável amigo, que ela dizia tê-lo como filho, o Liliko. E mais; Onofre Trajano, Reginaldo Emídio, e outra amiga inseparável, a saudosa Nenzinha Franchini. Sempre entre amigos.

...
Domingo, 15 de agosto

Curiosidades

Uma galinha consegue botar em média 300 ovos por ano. Já a vaca pode fornecer leite tipos A,B ou C. O que muda é a quantidade da gordura e proteínas e o modo como o leite é tirado da vaca.

Domingo, 15 de agosto

Juntos em vários eventos

Patrícia e eu estivemos juntos no palco durante incontáveis vezes, apresentando eventos como concursos de beleza, festivais de música, várias edições da Noite E.P. e até no Cidade Contra Cidade do Sílvio Santos. Como nesta foto, apresentando os concorrentes a um festival de música. Eternas lembranças.

...
Domingo, 15 de agosto

Co-piada

A mulher zangada com o marido, que continuava na rua ligou pra ele:

-“Seu ordinário, pilantra, onde você está até essa hora?”

E ele tentando consertar:

-“Amor, sabe aquela joalheria, onde você viu aquele anel de diamante, lindo?”

Ela já mudou o tom:

-“Claro que lembro, meu bem, paixão da minha vida...você está aí?”

-“Pois é, amor, tô no bar que fica bem ao lado”...

Domingo, 15 de agosto

Aquele abraço

Vai daqui o nosso abraço ao casal muito querido, nossos amigos, Rafael Bittar e Márcia. Ela mudou de idade nesta última semana, dia 11. Parabéns e tudo de bom.

...
Domingo, 15 de agosto

Arquivo

A foto de hoje mostra grande parte da família Menezes Pizzo e amigos. Sentados

À mesa, da esquerda para a direita: Aninha Vilhena, Américo Júnior, Jairo Carvalho, Nelson Palermo, Roberto Vilela  e Mauro Pizzo.

Em pé, lá atrás, o simpático garçom, Solinha, seo Américo Pizzo, Patrícia, Edson e Liliko.

...
Domingo, 15 de agosto

Ponto final

Para a reflexão, no ponto final de hoje, um provérbio árabe:

‘Não diga tudo o que sabe

Não faça tudo que pode

Não acredite em tudo o que ouve, não gaste tudo o que tem...

Porque:

Quem diz tudo o que sabe

Quem faz tudo o que pode

Quem acredita em tudo o que ouve

Quem gasta tudo o que tem...

Muitas vezes

Diz o que não convém

Faz o que não deve

Julga o que  não vê

E gasta o que não pode!”

Domingo, 08 de agosto

Reflexão Inicial

“Quando sozinhos, vigiemos nossos pensamentos; em família, nosso gênio; em sociedade, nossa língua” (Mame de Stael).

Domingo, 08 de agosto

Aniversários

Aniversariando hoje o Fabiano Pradela e o Titi, da alfaiataria de consertos... Amanhã (9) o deputado Roberto Engler... Na terça-feira (10), dona Lêda T. Yunes, Olívia Manhas, Delduque Caleiro Palma, Joana Pereira Bolonha e Agenor Gaddo... Na quarta (11), Ana Luíza Silva... Na quinta (12), Cristiane Ferri Borges, Alair Rodrigues de Freitas, o médico Rodolfo Moraes e meu amigo João Amélio Coelho... Na sexta (13), o delegado de polícia Daniel Radaeli... E no próximo sábado (14), os irmãos Tiago e Carolina Sanches Valerini, Neusa Duarte Puddu e Antônio Augusto Alves Garcia (Tunicar).

Domingo, 08 de agosto

Curiosidade

Mesmo depois de um banho e uma tosa, bem caprichados, seu cão não vai parar para dar uma olhadinha no espelho. Não é por falta de vaidade, mas o motivo é que o cão não tem a capacidade de se reconhecer no reflexo. Essa vaidade fica por conta de seus donos, que colocam fitinhas e outros adereços.

Domingo, 08 de agosto

Parabéns

Há 30 anos como deputado estadual, o francano Roberto Carvalho Engler Pinto está na sua 18ª Legislatura, tendo sido vereador em Franca antes de sua primeira eleição para a Assembleia Legislativa de São Paulo. Foi professor em Franca e na faculdade de São Carlos. Ele completa 78 anos amanhã, 9 de agosto. Casado com a Heliana Figueiredo Engler, tem 4 filhos e 6 netos. Parabéns ao amigo, contemporâneo do IETC e colega no Chacrobol.

...
Domingo, 08 de agosto

Dicas práticas

A primeira impressão é mesmo a que fica. Por isso, numa reunião, logo no primeiro contato, mostre que é uma pessoa de bem com a vida e que tem bom-humor e autoconfiança. Cuide da sua aparência. Evite roupas surradas, unhas sem corte ou com esmalte descascando, mau hálito e cabelos despenteados.

Domingo, 08 de agosto

Escorpiões

É preciso sempre muito cuidado com os escorpiões, especialmente neste mês de agosto, quando se dá sua reprodução. Uma picada do escorpião pode ser fatal, principalmente para crianças e idosos. Observe bem antes de calçar um sapato ou tênis, e costume verificar a cama onde as crianças vão dormir. Cuidado com lixo amontoado e ralos abertos.

Domingo, 08 de agosto

Nova idade

Vamos antecipando um abraço a nossa amiga, Joana Aparecida Pereira Bolonha, esposa do sr. José Bolonha, casal que reside e administra um sítio, muito bem montado, na região do Bom Jardim, estrada vicinal Nelson Nogueira, que liga Franca a Ribeirão Corrente, proximidades do Convento Franciscano. Joana aniversaria nesta próxima terça-feira. Abraço a eles e tudo de bom.

...
Domingo, 08 de agosto

35 anos de trabalho

A conhecida e competente odontóloga Maria Paula Figueiredo Pereira Nascimento, diretora da Odontologia Função e Arte, está comemorando seus 35 anos de atividades. Além de atuar na sua equipe, como dentista, ministra cursos de formação e especialização para novos profissionais da área. Vai daqui nosso abraço a essa brilhante profissional da odontologia.

...
Domingo, 08 de agosto

Aquele abraço

Vai daqui nosso abraço ao amigo Agenor Gado, que muda de idade nesta próxima terça-feira, dia 10. Agenor é o presidente da Apae Franca, tendo como seu vice, Tony Salloum Filho, João Batista de Lima como secretário, Sérgio Viário, diretor de patrimônio e diretor social, Ébio Pedrosa. Portanto, conseguiu reunir um ótimo grupo para dirigir a entidade. Na foto, Agenor e sua Adriane Micheleti. Parabéns a ele e um abraço a todos.

...
Domingo, 08 de agosto

Chok-doce: 49 anos

O Grupo Arantes, fundado pelo casal Edson Arantes e dona Maria Helena Pereira Arantes, no ano de 1972, completou no último dia 2 deste mês, 49 anos. A Chok-Doce é uma empresa do Grupo Arantes, que segue com o varejo vitorioso em Franca, mesmo com a inauguração recente de um grande Centro de Abastecimento na cidade de Brodowski. A foto mostra dirigentes da empresa naquela inauguração, onde também estive participando, até porque temos uma parceria de divulgação no rádio, durante praticamente toda a história da empresa.

...
Domingo, 08 de agosto

Relacionamentos

Recebi, achei interessante e passo a vocês: “Quando um homem inteligente encontra uma mulher burra eles têm um caso. Quando um homem burro encontra uma mulher inteligente eles têm um filho. Quando um homem inteligente encontra uma mulher inteligente, eles têm um romance. E quando um homem burro encontra uma mulher burra, eles se casam.”

Domingo, 08 de agosto

Co-piada

O saci-pererê foi disputar as Olimpíadas e ganhou a prova dos 100 metros rasos. Todos ficaram impressionados.

Assim que a prova terminou, um repórter perguntou:

- Como você conseguiu realizar essa façanha com uma perna só?

E o Saci reage:

- Como, uma perna só? Ah, não vem dizer que Viagra também é doping!

Domingo, 08 de agosto

Arquivo

Esta foto mostra três ilustres francanos, todos já falecidos, mas que deixaram seus nomes na história da cidade. Foi num encontro informal, num churrasco numa propriedade rural próxima a Franca.

Da esquerda para a direita, o médico e ex-prefeito Doutor Ismael Alonso y Alonso; advogado e professor Dr. Ricardo Caleiro Pinho; e o Tenente Lund Presotto.

...
Domingo, 08 de agosto

Ponto Final

Três Pequenas Histórias, que muito nos ensinam:

Carta vez, o povo de um vilarejo decidiu se reunir no centro do lugar para rezar pedindo chuvas... Mas o padre observou que apenas um garoto havia comparecido com um guarda-chuva. O nome disso é FÉ.

Quando você joga um bebê de um ano para o alto, ele dá gargalhada porque sabe que na queda alguém vai segurá-lo. O nome disso é CONFIANÇA.

A cada noite, antes de dormir, não temos garantia nenhuma de que estaremos vivos na manhã seguinte, mas, ainda assim, colocamos o despertador para tocar. O nome disso é ESPERANÇA.

Que nunca percamos a Fé, a Confiança e a Esperança!

Segunda-Feira, 02 de agosto

Reflexão inicial

 “AVÓS SÃO PARTE IMPORTANTE DA NOSSA HISTÓRIA, QUE PARA SEMPRE LEMBRAREMOS COM ORGULHO”! (A.D.)  

Segunda-Feira, 02 de agosto

Aniversários

 Hoje é aniversário do sr. Reinaldo Pessoni, Paula Bereta e Valdemir Oliveira (Gambeva encanador)... amanhã, professora Maria Teresa Segantin Ludovice, minha comadre Ana Lúcia Barini Oliveira e sr. José Muniz... na terça, Fabinho Liporoni e o colega e amigo da Difusora, Mauro Ronca... na quarta, o Branco(protético) e Maria das Graças José... na quinta, colega e amiga do GCN, Cleide Ribeiro Costa Ferreto, meu afilhado Luís Gustavo de Souza, Vilma Faggioni Bachur e Marcelo Mambrini... na sexta-feira, colega Laerte Bazon, Alzira Leal Ramos e Marlí Cunha (viúva do saudoso médico Enéas Andrade Cunha)... e no próximo sábado, professor e historiador Beto Monteiro.  

Segunda-Feira, 02 de agosto

Dicas práticas

 Evite deixar as mãos úmidas por muito tempo. A umidade excessiva favorece o surgimento de micoses. Outra: Não retire ou afaste as cutículas, elas protegem a matriz ungueal da ação de substâncias químicas e micro-organismos.

Segunda-Feira, 02 de agosto

Nova Idade

Vai daqui nosso abraço à querida amiga, Paula Bereta, que hoje, primeiro dia do mês de agosto, muda para nova idade. Ela é a comandante da Casa de Pães de Queijo e Bolos. Parabéns, Paula,  e tudo de bom.  

...
Paula Bereta
Segunda-Feira, 02 de agosto

Parabéns

 Quem aniversaria neste 2 de agosto é a professora Maria Teresa Segantin Ludovice, viúva do saudoso Clóvis Ludovice, e irmã do Monsenhor José Geraldo. Maria Teresa é a dinâmica diretora da Escola “Toulouse Lautrec”. Nosso abraço, desejando saúde e paz.  

...
Maria Teresa Segantin Ludovice
Segunda-Feira, 02 de agosto

Fazenda Santa Cecília

A amiga Rosana Branquinho nos convida para uma visita à Fazenda Santa Cecília, que abriu as porteiras para visitantes, desde o dia 17 de julho. Localizada no município de Patrocínio Paulista, é uma fazenda no estilo do século passado, mas preservando as características originais. São 80 hectares de reserva de Mata Atlântica, com espécies raras da fauna e da flora. Rosana  afirma que a direção da fazenda pretende implementar ações de Turismo Pedagógico junto à natureza, trilhas na mata e passeio a cavalo. Agradeço o convite e pretendo sim, visitar o lugar, que deve ser maravilhoso. 

   

Segunda-Feira, 02 de agosto

Pique pique

Amanhã também é dia de abraçar a querida amiga e comadre, professora Ana Lúcia Barini de Oliveira, viúva do Luís Fonseca de Oliveira, e que estará aniversariando. Ela é mãe do nosso afilhado de Batismo, o dentista Luciano Barini de Oliveira e da jovem Lílian. Parabéns à Ana Lúcia e um abraço a todos.

   

...
Luciano, Lílian e Ana Lúcia
Segunda-Feira, 02 de agosto

Caminho da fé

Foi encerrado no final da semana passada mais uma edição do Caminho da Fé, que partiu de Franca e foi até Aparecida, junto à Basílica da Padroeira do Brasil. Foram 11 participantes nesse grupo, pedalando de Franca até Aparecida, durante 9 dias, tendo no comando e no carro de apoio, o líder dessa jornada, o empresário Ademir Sebastião Pedro de Souza, comandante da Nena Viagens. Entre os participantes, meus netos, João Gabriel e Luís Felipe. O encerramento foi emocionante.  

...
Ciclistas de Franca em Aparecida
Segunda-Feira, 02 de agosto

Volta ao ninho antigo

A Casa de Carnes Santa Cruz, do casal Carlos Donizete da Silva e Cida, juntamente com seus filhos, todos no trabalho, Gabriel, Vinícius e Carlos Miguel, depois de algum tempo, na esquina  do alto da Avenida Major Nicácio, voltou a funcionar no antigo endereço, que fica bem em frente, no começo da Rua João Góes Conrado. Completo açougue, além  de assados por encomenda nos finais de semana. Voltaram, em grande estilo, ao ninho antigo.

   

...
Casa de Carnes Santa Cruz)
Segunda-Feira, 02 de agosto

Na telinha

Nesta próxima terça-feira, o amigo Fabinho Liporoni muda de idade. Casado com a Daniela Liporoni, comandam o Canal 23 TV-Franca, além de uma retaguarda ao pai, Dr. Fábio Lipioroni, nos negócios imobiliários. Parabéns, Fabinho, e tudo de bom.  

...
Fabinho e Daniela
Segunda-Feira, 02 de agosto

Bonita voz

Quem também comemora aniversário esta semana, na terça-feira,é o querido colega e amigo, Mauro Ronca. Ele comanda, com seu vozeirão, o Jornal da Manhã, na Rádio Difusora-AM, entre 7 e 8 horas da manhã. Daqui, vou antecipando meu abraço a ele, desejando saúde e sucesso cada vez mais.  

...
Mauro Ronca
Segunda-Feira, 02 de agosto

Casal simpatia

O que esse casal mais gosta de fazer, além do trabalho de cada um, é viajar. Conhecem boa parte do mundo. É o psicólogo, Miguel Maníglia Neto e a médica ginecologista e obstetra, Eneida Meira Maníglia. Ela, inclusive aniversariou domingo último. Abraço ao querido casal.  

...
Miguel e Eneida Maníglia
Segunda-Feira, 02 de agosto

Co-piada

O patrão mandou seus dois empregados mais preguiçosos procurar um burrinho perdido na fazenda. Para aliviarem a empreitada, eles decidiram subir a montanha contando piadas. Duas horas depois, quando já estavam no alto da serra, bem pertinho do burro, um deles falou:

- “Ô cumpadi, é mió agora ocê conta uma bem curtinha, purque sinão nem dá tempo de termina. Óia só o burrico logo alí”

O outro virou-se falou:

- “Intão tá...uma bem curtinha...Cumpadi, esqueci o cabresto lá embaixo, na fazenda!..."

   

Segunda-Feira, 02 de agosto

Arquivo

Não sei exatamente o ano, mas esta foto é bem antiga, e reúne uma porção de figuras conhecidas da Praça Barão, muitos deles já falecidos.

 

   

...
Da esquerda para a direita: Zé Agnaldo, Tonho da Lua, Omar Nardi, Geraldo Gomes(Pelotão), Lulu, Ismael, João Aquilino, Paulo Taveira, João Justo, Fábio Natal e José Luís.
Segunda-Feira, 02 de agosto

Ponto final

Vamos refletir neste ensinamento:

Lá na frente, você entenderá algumas coisas que hoje você não entende, e às vezes não aceita. Lá na frente você verá que aquilo que você julgou não ter dado certo, na verdade deu, e resultou em um livramento. 

Lá na frente você olhará para trás e perceberá que tudo o que aconteceu, teve um propósito maior.

Lá na frente quando a tempestade passar, e o vento acalmar,  você perceberá que nunca esteve só, e até no silêncio, DEUS estava ouvindo a sua voz embargada, dizendo: ”Deus, me ajuda!”

E lá na frente você olhará para o céu e dirá: ”Deus, obrigado!”

   

Domingo, 18 de julho

Reflexão Inicial

“Um homem verdadeiramente rico é aquele cujos filhos correm para seus braços quando suas mãos estão vazias” (A.D.)

Domingo, 18 de julho

Parabéns

Hoje é dia de abraçar o amigo Adérmis Marini, que está aniversariando. Foi vereador, tendo assumido a cadeira de deputado federal, como substituto, e recentemente concorreu à Prefeitura de Franca. Atualmente é gestor imobiliário, comandando a Marini Imóveis, e pode retornar à política, em próximas eleições, já que tem convite de vários partidos. Parabéns e um abraço ao Adérmis.

...
Domingo, 18 de julho

Dicas Práticas

A banana é uma fruta rica em potássio, que melhora a circulação do sangue no organismo, diminuindo a incidência de câimbras. É também rica em vitaminas A e C e do complexo B1 e B2, que ajudam a tranquilizar o sono e melhoram o humor. Por isso mesmo, é muito consumida pelos atletas. Se você costuma ter câimbras, passe a consumir mais bananas.

Domingo, 18 de julho

A nova Tenda

Foi concluída há poucos dias a reforma feita no interior da Tenda Árabe, que é comandada pelos amigos Michel Aoude e Renata, ali na avenida Ismael Alonso, local onde sempre funcionou. A mudança foi em seu interior, agora mais amplo e com as geladeiras, freezers e pistas, distribuídos ao redor, de modo que os clientes vão passando e escolhendo entre as várias opções da cozinha árabe. Muito bom mesmo.

...
Domingo, 18 de julho

Aniversários

Aniversaria hoje o estilista Di Orsioni... O ex-vereador Adérmis Marini (52 anos) e Wilton Melo Fernandes... Amanhã, minha neta Marina Rodrigues Lima... Na terça (20), Paulo Xavier (Padaria Estrela), Aniz Nassif Neto, Stroga, Vera Diogo, Pastora Miriam, Sheila e Lara Toledo Yunes... Na quarta (21), Claudinei Jacobini, Wanderley Barbosa (Dim), Toninho Verzola, Wanderley Alves da Silva, Beto Chagas e Dim Zinader... Na quinta (22), Naje Bachur (Comercial São Sebastião)... Na sexta-feira (23), Valdecir Pagnan... E no próximo sábado, meu irmão Jayme Rodrigues Neto, Maria Helena Lima Navarro, Maria Cristina Maníglia de Melo, Clesinho Nascimento e a médica Daniela Sardini.

Domingo, 18 de julho

Marina: 15 anos

Um beijo para a minha neta, muito linda, Marina Rodrigues Lima, que comemora amanhã seus 15 anos. Estudiosa, inteligente e muito cabeça, é um orgulho para os pais, Luís Carlos de Lima e minha filha, Roberta Sanches Rodrigues. Continue assim, e que Deus a abençoe sempre.

...
Domingo, 18 de julho

Nestlé - Chok Doce

A empresa francana Chok Doce, como sabem, é uma das distribuidoras mais importantes da Nestlé. Recentemente, um de seus diretores, Juliano Arantes, com a esposa Regiane, estiveram em visita à sede mundial da Nestlé, na Suíça, sendo recepcionados pelo diretor Diego Peloso. Mesmo com a ampla distribuidora regional instalada em Brodowski, a Chok-Doce mantém escritórios e suas três lojas de varejo em Franca.

...
Domingo, 18 de julho

Bolo de Santo Antônio

A ampla reforma e ampliação da igreja de Santo Antônio, na Cidade Nova, vai chegando ao final, com a instalação do novo piso na área de entrada do templo. Depois, virá a pintura externa, que terá início em breve. Com a pandemia, muitos eventos tiveram de ser suspensos, mas os gastos continuaram, e agora o Monsenhor José Geraldo anuncia a distribuição do Bolo de Santo Antônio, ao preço de 25 Reais, e já quase esgotado. Serão confeccionados pela excelente Padaria Estrela, e oferecidos pelos seus diretores, João Batista de Lima e Paulo Xavier. Entrega no próximo domingo, dia 25.

...
Domingo, 18 de julho

Combine antes

Para evitar dissabores ao contratar alguma prestação de serviço, convém combinar antes o preço a ser pago. Já diz aquele ditado verdadeiro dos antigos, que “o combinado não é caro”. Então, nunca mande fazer algum serviço sem saber o quanto vai pagar ao final. Assim, não terá como reclamar depois. Outra coisa: pague apenas ao final do serviço concluído, pois quem paga antes, provavelmente, não vai ser bem atendido. Com algumas raras exceções.

Domingo, 18 de julho

Primeiro aninho

Ela é o novo xodó da família, já que chegou depois de muitos anos sem um bebê para alegrar a todos. E completou agora seu primeiro aninho de vida, para orgulho dos pais, Valdes Rodrigues Júnior e Caroline Salgado Rodrigues, e alegria de todos nós, os avós, tios e primos. Maria Eduarda é o nome dessa beleza de presente que Deus nos deu. E que a conserve sempre linda e abençoada.

...
Domingo, 18 de julho

Pique-pique

Hoje é dia muito alegre para o querido Wilton Melo Fernandes (Tom), que passa para uma nova idade, recebendo o abraço da família e amigos, ao lado de sua Roberta. Vai daqui também os nossos cumprimentos, desejando saúde, toda paz e todo bem.

...
Domingo, 18 de julho

Co-piada

Um mineirinho já estava muito surdo, mas fazia de tudo pra ninguém perceber o seu problema. Disfarçava de tudo quanto era jeito. Lá um dia estava na sua roça, arrancando algumas mandiocas pra vender, quando foi passando um vizinho, e de longe perguntou:

- Oi, cumpadre Benedito, a cumadre tá boa?

E ele:

- Ah, cumpadre, ela tá um pouco dura, mas dá pra comer!

Domingo, 18 de julho

Arquivo

A foto é de 1996, no campo do Palmeirinhas da Santos Pereira, numa visita a Franca do grande e saudoso Djalma Santos, campeão mundial pelo Brasil, nos anos de 1958 e 1962. Da esquerda para a direita: Edinho (que jogou pela Francana), Djalma Santos, Donizete e Dim (do Palmeirinhas).

...
Domingo, 18 de julho

Ponto final

Anote e reflita: “Se tudo na vida fosse só alegria, não daríamos valor à felicidade. Às vezes, é preciso chorar para sabermos o quanto é bom sorrir. É preciso sentir saudade para sabermos o quanto gostamos de alguém. Quando temos tudo na vida, nada parece ter valor. Por isso, com alegria e confiança, viva hoje, esqueça o ontem e deixe Deus decidir o amanhã”!

Domingo, 11 de julho

Ponto final

Anote e reflita nas três maiores lições de um sábio:

  1. Não faça promessas quando estiver muito feliz...ou um pouco bêbado.
  2. Não responda nada quando estiver muito irritado.
  3. Não tome grandes decisões quando estiver triste.

Domingo, 11 de julho

Ruas sem placas

Dia desses tive que localizar um endereço em rua de um bairro e foi a maior dificuldade. Quase não existem placas com os nomes de ruas, e as que ainda restam estão danificadas ou em lugar incorreto. Em resumo, para chegar ao destino, é necessário parar em algum estabelecimento, e sair perguntando. Geralmente, com boa vontade, alguém vai explicando quantas ruas você deve seguir adiante, virar mais um ou dois quarteirões, e chegar ao destino. Isso já perdura há muitos anos. Até quando vai ficar assim?

Domingo, 11 de julho

Co-piada

O garoto entra eufórico em casa:
-“Mamãe, hoje a professora deu aula de sexo”
-“É mesmo, filho? E o que você achou? ”
-“Foi muito legal, né...só achei que as carteiras são muito desconfortáveis”.

Domingo, 11 de julho

Arquivo

Saudade de dois queridos amigos, ambos já falecidos, e que foram dos mais conhecidos cabeleireiros da cidade. Quem não se lembra do Nene’s e do Waltinho? Chegaram a trabalhar juntos, no salão do antigo Hotel Francano, e depois cada um no seu próprio salão. O Nene’s também teve uma atuação no microfone, que ele sempre gostou, comandando programas de rádio nas madrugadas.  Boas lembranças.

...
Cabelereiros Nene’s e Waltinho
Domingo, 11 de julho

Sinais de solo

Um alô ao Coronel Araújo, secretário de Segurança e Trânsito: Mandar reforçar os sinais amarelos, ou vermelhos, nas lombo-faixas e outros obstáculos pelas ruas da cidade. Em alguns lugares, principalmente à noite, quando se vê, já está em cima do obstáculo, mesmo estando em baixa velocidade. Então, convém reforçar a pintura em quase todas elas. Assim como as faixas zebradas junto a vários cruzamentos.

Domingo, 11 de julho

Mais experiente

O delegado de polícia Márcio Murari é um dos expoentes da Delegacia de Investigações Gerais em nossa cidade, sempre atencioso e bastante atuante. O abraço segue, principalmente, por dois motivos: Pelo seu trabalho na DIG e pelo aniversário, que ele comemora esta semana, dia 15. Fica mais experiente ainda. Parabéns.

...
Márcio Murari
Domingo, 11 de julho

Mal necessário

O prefeito Alexandre Ferreira sempre se mostrou contrário a implantar radares fotográficos nos cruzamentos com semáforos e outros locais movimentados, mas chega a um ponto em que será preciso uma providência mais rigorosa, para evitar tantos acidentes de trânsito, principalmente por desrespeito à sinalização. Basta ficar por alguns minutos próximo de semáforos para constatar a forma como atravessam no vermelho, a toda velocidade. Quantos acidentes e atropelamentos já aconteceram. Então, alguma coisa é preciso ser feita, para evitar mais ferimentos e mortes.

Domingo, 11 de julho

Pique-pique

Vamos antecipando um abraço ao médico Cirilo Barcelos Filho, que aniversaria nesta próxima terça-feira. Doutor Cirilinho, como é carinhosamente chamado, é filho de um dos maiores nomes da medicina em Franca de todos os tempos, o saudoso Doutor Cirilo Barcelos, um dos fundadores do Hospital Regional, agora São Francisco. Parabéns e um abraço a ele, esposa e filhos.

...
Cirilo Barcelos Filho
Domingo, 11 de julho

Nova idade

Quem também passa para uma nova idade hoje é a Karina Tasso Verzola, filha do nosso saudoso companheiro, Paulo Roberto Verzola, e da Maria Aparecida Tasso Verzola. A professora Karina é casada com o Giseldo, atual presidente da Creche “Ângelo Verzola”, e mãe do Paulo Roberto e Caio. Parabéns a ela e um abraço a todos.

...
Karina e Giseldo
Domingo, 11 de julho

Parques e Cachorros

Tenho ouvido reclamações de frequentadores, tanto do Parque Fernando Costa como do Poliesportivo, a respeito de muitos donos e donas de cães que os levam para passear e fazer suas necessidades, mas deixam de carregar uma sacolinha plástica para recolher as fezes. Com isso os locais, que são destinados ao lazer da população, para caminhadas e corridas, ficam sujos, sem contar a falta de melhor limpeza, que seria necessário nesses espaços.

Domingo, 11 de julho

Parabéns!

Estamos abraçando hoje, pelo aniversário, o médico Chico Rocha, casado com a Maria Paula do Val Rocha. Tem os filhos, Manuela, médica psiquiatra, e o Mathias, diretor da Val Rocha. Parabéns ao Doutor Chico e um abraço a todos.

...
Chico Rocha e Maria Paula
Domingo, 11 de julho

Dicas práticas

Uma laranja espremida dentro do ensopado de carne que não amolece, vai logo deixá-lo macio e com uma bonita cor avermelhada. Esse processo é muito bom também para amolecer a carne de sol (carne seca) ensopada.

Domingo, 11 de julho

Aniversários

Quem aniversaria hoje é o médico Chico Rocha, o Vilmar Medeiros, Karina Tasso Verzola, os gêmeos Ricardo e Rafael Perente, e Talita Pereira (Preta), lá de Igarapava... amanhã, o jovem Caio Pessoni Borges, Terezinha Santigo e Luís Carlos Gomes (ex-Banco do Brasil)... na terça(13), Edinaldo Balduíno Miranda e o médico Cirilo Barcelos Filho... na quarta (14), colega e amigo Luís Cláudio Bassoteli, professora Leila Hadad e Carlos Alexandre Guaraldo... quinta(15), Célio Peres Chimello, Maria Izabel Marmol Pizzo, delegado de polícia Márcio Murari e o garoto João Franchini Correa Neves... na sexta (16), Lúcia Helena Paulino Sanches... e no sábado (17), Vera Lúcia Lopes (Stúdio de Beleza VL) e Maria Salete Pedigone Nascimento.

Domingo, 11 de julho

Reflexão Inicial

“O PROBLEMA É PROCURARMOS ALGUÉM PARA ENVELHECERMOS JUNTOS, ENQUANTO O SEGREDO É ENCONTRARMOS ALGUÉM PARA NOS TORNARMOS CRIANÇAS NOVAMENTE” (Charles Bokowski)

Domingo, 04 de julho

Reflexão Inicial

“A PESSOA REALMENTE GRANDE É TOLERANTE, HUMILDE E MODESTA” (J. Paul Schimitt)

Domingo, 04 de julho

Aniversários

Aniversariando hoje o amigo Antônio Carlos Franchini, Regina Gilbert Ribeiro e Kelven Mello...amanhã(5), a Nanda Bel...na terça(6), minha cunhada Antônia Sanches Maníglia e seu neto, Uriel Meira Maníglia, Sandra Machiaveli do Carmo. Edgard Ajax Reis Filho...na quarta(7), Luma Pedro Garcia e João Bosco Cordeiro...na quinta(8), Celso Antônio Dias, Reginaldo Moreira de Lima e a deputada, Delegada Graciela David Ambrósio...na sexta(9), José Reis e Roberto Herker..no próximo sábado (10) Fábio de Salles Meireles.

Domingo, 04 de julho

Parabéns!

Um querido amigo, de longa data, muda para uma nova idade neste domingo, 4 de julho. É o Antônio Carlos Franchini, que dirigiu por muitos anos a distribuição da Brahma nesta região, agora com os filhos comanda a distribuidora Fors. Um abraço ao Carlinho, esposa Marina, filhos e netos.E tudo de bom.

...
Antônio Carlos Franchini e Marina
Domingo, 04 de julho

Dicas práticas

Antes de limpar o bucho (ou dobradinha), esfregue bem nela fubá ou farinha de trigo ou ainda suco de limão, para que fique mais agradável.Ao cozinha a dobradiunha, coloque uma rolha dentro da panela; além de apressar o seu cozimento, também vai absorver aquele cheiro desagradável. É muito bom também para que ela cozinhe mais depressa, colocar um pouco de bicarbonatodentro da panela. Uma laranja com casca e cortada ao meio, colocada na água do seu cozimento, vai reduzir muito seu odor.

Domingo, 04 de julho

Volta dos buracos

A Emdef precisa reforçar o trabalho de tapa-buracos, através do Tapezap, já que são muitas as reclamações do número e do tamanho deles por quase toda a cidade. Logo que a atual administração  começou, muitos desses buracos foram tampados, mas se as queixas voltaram, é sinal que o serviço deu um tempo... e faz tempo. Com a palavra o pessoal da Emdef.

Domingo, 04 de julho

Pique-pique

 

(Foto )

Hoje também é dia de abraçar o colega e amigo Kelven Mello, que comemora mais um ano de vida. Segue os passos do pai, Renato Valim, atuando no jornalismo esportivo e assessoria política. Casado com a Suellen, tem os filhos Rafael e Victor Hugo. Parabéns, Kelven.

...
Kelven e Suellen
Domingo, 04 de julho

Nova idade

Cantora Nanda Bel é filha do ex-prefeito Gílson de Souza e da Cida, vai aniversariar amanhã. É casada com o nosso amigo Rodrigo Henrique e mamãe do garotão Lorenzo. Parabéns à Nanda e um abraço a todos.

...
Nanda Bel, Rodrigo e Lorenzo
Domingo, 04 de julho

Péssima ideia

Não sei de quem foi a infeliz idéia de entrar nessa bobagem de trocar as placas dos carros, tirando a identificação de sua cidade de origem, para unificar com o Mercosul, citando apenas o país. Favoreceu a quem mesmo? Garanto que não ajuda em nada aos motoristas, que ainda têm que custear mais essa despesa, que dificulta até para a polícia. Enfim, péssimo em tudo.

Domingo, 04 de julho

Afilhado

O Edgard Ajax Reis Filho já está em clima de comemoração de seu aniversário que acontece nesta próxima terça-feira. Quando mais jovem, ele me honrou com o convite para que eu fosse seu padrinho de Crisma. Faz parte da Ordem Rosacruz, que é um dos braços da Maçonaria, para jovens. Edgard foi secretário de Educação no governo Gílson de Souza. Abraço, e que Deus o abençoe.

...
Edgard Ajax
Domingo, 04 de julho

O grande Mazzaropi

Completou 40 anos da morte de um dos maiores nomes do humorismo no Brasil, especialmente no cinema nacional. Teve sua própria empresa cinematográfica, chamada PAM- Produções Amácio Mazzaropi- com sede em Taubaté, sua cidade natal, e onde deixou um grandioso museu, visitado constantemente por milhares de admiradores. Essa foto foi feita na barbearia do saudoso sr. Geraldo pinto, quando de uma de suas visitas a Franca. Seus filmes lotavam as casas de espetáculo. No seu estilo, não teve ninguém que o superasse. Deixou muita saudade.

...
Mazzaropi no barbeiro
Domingo, 04 de julho

Avó e neto

Alegria poder juntar duas gerações, festejando num mesmo dia seus aniversários. Minha cunhada, Antônia Sanches Maníglia, completando seus 89 anos, enquanto seu neto, Uriel Meira Maníglia, 38 anos. Ele é produtor e editor de filmes publicitários em São Paulo(Radioativo Filmes). Filho da médica, Eneida Meira Maníglia e do psicólogo, Miguel Maníglia Neto, e noivo da Ísis. Parabéns à Tonha e Uriel e um abraço a todos.

...
Uriel e dona Antônia
Domingo, 04 de julho

Co-piada

O velhinho está nas últimas. O padre está ao seu lado para dar-lhe a extrema-unção ou benção dos doentes. E diz bem próximo do ouvido do senhorzinho:

-“Antes de morrer, reafirme sua fé em Jesus Cristo e renegue o demônio”.

O velhinho fica calado.

O padre insiste:

-“Por que você não quer renegar o demônio”?

O velhinho, com esforço falou baixinho:

-“Enquanto eu não souber para onde eu vou, não quero ficar mal com ninguém”!

Domingo, 04 de julho

Arquivo

A foto que mostro hoje neste Arquivo, é do começo dos anos 90, quando fui vereador, e recebemos a visita do ex-governador, Orestes Quércia.

Ótimas lembranças.

...
Da esquerda para a direita, aparece o Evaldo Ismael, depois o Valdes( eu mesmo, né?), Manir Bittar, Orestes Quércia e José Mércuri.
Domingo, 04 de julho

Ponto final

Para refletir neste domingo:

“Se você passar um dia inteiro com alguém muito rico, sua conta bancária não vai aumentar.

Se você passar um, dia inteiro com alguém de rara beleza, você não vai ficar mais bonito ou bonita.

Porém, se você passar um dia inteiro com alguém feliz, de riso fácil, alegre e que sempre tem uma conversa solta e positiva, você voltará para casa bem mais feliz.

Cerque-se de pessoas lindas e ricas por dentro, porque isso é contagioso”.

Domingo, 27 de junho

Aniversários

Aniversaria amanhã o Pláucio Barbosa, filho dos nossos amigos, Nereu e Lourdinha (Noivas)... Na terça, o amigo Pedro Mogiana, Pedro Bérgamo (Passarinho), Pedrinho Tasso e Anita Brigagão Merlino... Na quarta (30), Ricardo Pucci Pieri e Amadeu Souza Martins (do Violino)... Na quinta (1º de julho), advogado Wellington Tristão, Fernando Lago, Hermenegildo de Paula, Fernanda R. Alves Seixas, Odorico Barbosa e o promotor Paulo Borges... Na sexta (2), Frei Luís Fernando e Marlene Minervino de Castro... No sábado (3), advogado Daniel Arruda e Andressa Soares... Abraço a todos.

Domingo, 27 de junho

Pique-pique

Alguns queridos amigos e leitores assíduos comemoram aniversário nesta próxima quinta-feira, 1º dia de julho. Começando pelo promotor de Justiça, Paulo César Correa Borges, aí na foto com a esposa, Maria Helena e os filhos Paulinho, Vinícius e Gabriela. Parabéns e abraço a todos.

...
Domingo, 27 de junho

Reflexão Inicial

“Só quem carrega o próprio balde, sabe o valor de cada gota d’água” (A.D.)

Domingo, 27 de junho

Parabéns

Vai daqui nosso abraço ao Pedrinho Tasso, um dos dirigentes da Sociedade Italiana em Franca, e que aniversaria na terça. Casado com a Maria Luíza, é pai dos conhecidos e competentes médicos José Reinaldo, Sérgio Henrique e André Luiz. Parabéns.

...
Domingo, 27 de junho

Dicas práticas

Para evitar aquela fome à tarde, ou sentindo cansaço, também à tarde, coma um pepino. Eles são ótimas fontes de vitaminas B e carboidratos, que fornecem aquela “animação” que dura por horas. Outra: não corte demais as unhas, deixe sempre uma pequena parte livre. Não corte as unhas dos pés pelos cantos. Isso evitará que elas encravem.

Fim dos Posts

Nenhuma página para carregar

Próxima página