17 de outubro de 2019

13/10/2019

Já publiquei e guardo com carinho essa foto de muitos de meus queridos e saudosos professores, lá do IETC, onde estudei do primeiro ano primário ao terceiro Científico (2º grau)

13/10/2019

Estará aniversariando na próxima quarta-feira, 16 de outubro, o sr. Leides Sampaio, completando 90 anos de idade

13/10/2019

Dica do dia

 
 
Ao ser picado por uma abelha, alivie a dor esfregando com cuidado, no ferimento,  uma cebola cortada ao meio

13/10/2019

Aniversários

Mudando de idade hoje o amigo Clóvis Parra e ainda a Elidiane da Silva (esposa do Marcos do sítio do Gonzaga)...amanhã, o sr.  José Pedro Soares...na terça-feira, a sobrinha Talita Maníglia Lauritezn, residindo atualmente na Suíça e o Diego Fagundes, lá do Hotel Fagundes...na quarta-feira, o Luís Antônio Porto (Portinho) e o médico, Eduardo Guerra Barbosa Sandoval e ainda o Amir Miguel...segue a lista de aniversariantes ali na TUP...

13/10/2019

Chegou o Heitor

 
Tem chorinho novo na casa da Karina F. Félix e do Vinícius Silva, com a chegada,  na última semana, do garotão Heitor Félix da Silva. Ele é também motivo da maior alegria aos avós maternos, meu amigo Limerci Augusto Félix e Ana Maria F. Félix, e os avós paternos, Ademar R. Silva e Conceição Aparecida Silva. Um abraço a todos e vida longa e feliz ao Heitor.

13/10/2019

Estacionamentos

 
Como anda cada vez mais difícil um lugar para estacionar o carro na maioria das ruas e avenidas da cidade, muita gente observa e reclama de garagens de vendas de veículos, que colocam o dia todo vários de seus modelos na rua. Ouvi uma sugestão que achei válida: o setor de trânsito da prefeitura  implantar bem próximo dessas garagens  a área azul. 

13/10/2019

O complicado 0800

 
Infelizmente, empresas de prestação de serviços, como CPFL, Sabesp e telefonia, entre outras, aderiram totalmente ao 0800 para atendimento aos usuários. Em algumas situações pode resolver, mas na maioria é uma dificuldade. Exemplo: Se acontece um vazamento de água na rua, ou acidente na rede elétrica, a pessoa chama o 0800, e como o atendimento é numa central fora de Franca, eles precisam saber de detalhes que nem sempre a pessoa tem como informar. Um telefone fixo para essas  reclamações seria o ideal.
Rotatória

13/10/2019

Champagnat

 
Enquanto não é possível serem feitas as obras de reformulação da rotatória das avenidas Champagnat e Alonso, a prefeitura podia instalar provisoriamente um jogo de semáforos com 3 fases para controlar o trânsito e evitar enormes congestionamentos, principalmente na Avenida Ismael Alonso nos dois sentidos. A demora é enervante.

13/10/2019

Placas nas bicicletas

Gostei muito do exemplo da cidade de São Joaquim da Barra, fazendo valer a lei de emplacamento das bicicletas, até como forma de protegê-las de furtos e roubos. E dessa forma, a polícia militar tem como apreendê-las inclusive por circularem sobre calçadas e calçadões. Franca devia seguir o exemplo. Com a palavra, os vereadores e prefeito municipal. Antes que alguém se machuque.

13/10/2019

TUP

Estará aniversariando na próxima quarta-feira, 16 de outubro, o sr. Leides Sampaio, completando 90 anos de idade. Reside atualmente na companhia da filha Renata Sampaio Fernandes e do genro, Elison Fernandes. Ontem ele reuniu os parentes e amigos mais próximos num almoço de confraternização. Apesar da idade, sr. Leides não dispensa a caminhada diária e a presença semanal na missa da N.S. das Graças. Abraço a ele

13/10/2019

Parabéns

Estará aniversariando na próxima quarta-feira, 16 de outubro, o sr. Leides Sampaio, completando 90 anos de idade. Reside atualmente na companhia da filha Renata Sampaio Fernandes e do genro, Elison Fernandes. Ontem ele reuniu os parentes e amigos mais próximos num almoço de confraternização. Apesar da idade, sr. Leides não dispensa a caminhada diária e a presença semanal na missa da N.S. das Graças. Abraço a ele

13/10/2019

Arquivo

 
Já publiquei e guardo com carinho essa foto de muitos de meus queridos e saudosos professores, lá do IETC, onde estudei do primeiro ano primário ao terceiro Científico (2º grau). O diretor era Júlio César D’Elia. Aparecem nessa foto, Mário Latorraca, Alfredo Palermo, Lúcia Cerazzo, Ana Maria, Valeriano Nascimento e dona Zoé, Geraldo Taveira, Nicanor Xavier, Luís Martins, Chafic Felipe, Carlina, Pedro Morila Fuentes, Olívia Correa,  além de queridos serventes, Major, Eurico, Canhotinho, entre muitos outros. Minha homenagem e minha saudade.

13/10/2019

Professores de antes

Sou daquela geração em que os professores, verdadeiros mestres, deixavam carinhosamente sua marca inesquecível, pelo carinho e sábios conhecimentos, respeitados por todos os seus discípulos. Ganhavam muito bem, tanto que alguns deles eram também médicos ou engenheiros, usando parte de seu tempo ao magistério. Por isso mesmo eram bastante competentes, muito exigidos,  demonstravam gostar do que faziam, e não estavam ali apenas para ter um emprego e receber o salário. Ensinavam as matérias com enorme conhecimento, tanto que formaram gerações de pessoas que saíam dali  muito bem preparados para qualquer vestibular ou concurso público. Não precisavam estar ensinando as boas maneiras nem cobrar educação e respeito, que isso os alunos e alunas traziam de casa. Quando havia algum simples ato de indisciplina, o que era raro, a direção comunicava aos pais, que procuravam saber do ocorrido, mas nunca com a intenção de ofender ou brigar na escola, mesmo antes  de se inteirar do que havia acontecido. Pais e mães tinham a consciência de que em casa é que se aprende a cumprimentar, agradecer, ser honesto, correto e pontual, respeitando mestres e colegas, deixando para a escola as matérias curriculares, além do amor à pátria e seus símbolos, como o hino e a bandeira. Torcemos para que esse respeito e costumes voltem ao menos em parte, como alguns dos idealistas que restam, têm buscado fazer, em lugar de pregar  certas ideias que nada contribuem para a formação de nossas crianças e jovens. Nesta semana do Dia do Professor, conclamo alunos, pais e mães, a refletir na necessidade de valorizar e de respeitar os mestres. E que eles transmitam exemplos maravilhosos, como os que recebemos e dos quais nos recordamos até hoje. E para sempre.