12 de abril de 2021

Brasil e Mundo

COLAPSO

Araraquara decreta 'lockdown total', veta carros e fecha até supermercados

Do meio-dia de domingo, 21, à meia-noite de terça-feira, 23, fecham bancos, indústrias, supermercados, postos de combustíveis e todo comércio, além dos serviços públicos não essenciais.

Brasil e Mundo 20/02/2021
José Maria Tomazela e Everton Sylvestre
do Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo
Praça central completamente vazia com aparelhos e brinquedos interditados
 Depois de registrar cinco mortes pela covid-19 nesta sexta-feira, 19, em mais um dia de UTIs lotadas, a prefeitura de Araraquara, interior de São Paulo, decidiu decretar 'lockdown total’ por 60 horas. Do meio-dia de domingo, 21, à meia-noite de terça-feira, 23, fecham bancos, indústrias, supermercados, postos de combustíveis e todo comércio, além dos serviços públicos não essenciais.

Carros e ônibus do transporte não poderão circular. Conforme o decreto, que será publicado neste sábado, 20, quem for flagrado fora de casa terá de comprovar com documentos a situação de emergência.

Pelo novo decreto, só podem abrir farmácias e estabelecimentos de saúde. Os postos de combustível só poderão abastecer veículos dos serviços públicos municipais, estaduais e federais, incluindo a Polícia Militar. As pessoas terão licença para sair de casa para atendimento médico, compra de remédio e trabalho em serviço essencial. Quem for pego e não apresentar provas da necessidade será multado em até R$ 6 mil.

A cidade permanece na fase vermelha do Plano São Paulo de enfrentamento do coronavírus, o programa estadual de reabertura econômica da gestão João Doria (PSDB). As medidas municipais, porém, são ainda mais restritivas.

Em rede social, o prefeito Edinho Silva (PT) disse que o aumento nos casos e o colapso na rede hospitalar impuseram a necessidade de ampliar o lockdown em vigor desde segunda-feira, 15. "Estamos falando de um momento em que famílias estão chorando a morte de seus entes, que só nós podemos juntos tirar Araraquara dessa situação", afirmou.

O prefeito lembra que as novas contaminações geram impactos sobre os leitos depois de uma semana. Após o anúncio de novos leitos pelo governo do Estado nesta semana, a prefeitura segue em busca de mais médicos. E, no entanto, não conseguirá suprir a necessidade de atendimentos a menos que a curva de contaminação seja quebrada. Edinho teme que a maior número de casos e de mortes esteja relacionado à nova cepa e que passe a ser um fenômeno estadual. "Essa doença é tão terrível, que ela te tira a coisa mais barata que existe e a mais vital, que é o oxigênio", reforça.

Pelo quinto dia consecutivo, a cidade registrou 100% de ocupação de leitos e pacientes já foram transferidos para outras cidades O município registrou mais cinco mortes nesta sexta-feira, 19. Quatro pacientes com doenças crônicas e um, de 34 anos, sem comorbidades. Com mais 187 testes positivos, Araraquara chega a 12.989 casos e 167 mortes. 51 das mortes foram neste mês, mais do que o dobro das mortes registradas em todo o mês de janeiro e equivalente a 55% das 92 mortes por covid 19 registradas na cidade em 2020. No início da semana, foram confirmadas 12 amostras da cepa brasileira do coronavírus em pacientes de Araraquara.

A prefeitura orienta que as pessoas que estiveram em contato no mesmo domicílio que contaminados devem cumprir isolamento por 14 dias. Apesar do município já estar em lockdown, o índice de medição do governo do estado apontou que o isolamento na cidade na quinta-feira, 18, estava em 42%. Depois do anúncio de lockdown mais rígido, no começo da noite desta sexta-feira, as pessoas começaram a fazer filas em supermercado.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • jessé
    20/02/2021 8 Curtiram
    parabéns ao senhor prefeito, vida em primeiro lugar, diferente do prefeito de franca, que não se importa com nada
    • Gabriel
      21/02/2021 3 Curtiram
      Pelo nome, você é velho. Velho, geralmente é aposentado. Se pra você receber sentado em casa e falando besteira na internet é fácil, para outros não. Animal!
  • P
    20/02/2021
    Vai ter que ter um documento pra comprovar que precisa ir na farmácia?
  • Paulo
    20/02/2021 2 Curtiram
    Saude nao se daz com estadios de futebol. Saude se daz com hospitais. Parabens prefeito pelo eledante branci chamado Arena da font. Feito no governo do seu Pt. Araraquara ta orgulhosa do estadio. Mas saude ...
    • João Paulo
      21/02/2021
      Paulo...vira o disco...Esse papo de 2014 já não cola...
  • Lee Santana
    20/02/2021
    ENQUANTO ISSO O BOLSONARO É A FAVOR QUE A MÃE DELE TOME A VACINA, MAS QUE AS MÃES DOS OUTROS SE TRATEM COM CLOROQUINA !!!!!!
  • Ro
    20/02/2021 1 Curtiu
    Exemplo para muitas autoridades . Pulso firme. É assim que tem que ser:
  • Maria
    20/02/2021
    Esse sim é PREFEITO, governa pela vida e não é Maria vai com as outras igual aqui em Franca. Parabéns prefeito Edinho
  • Francisco Menezes
    21/02/2021 2 Curtiram
    Completamente maluco. Funciona para quem tem salário público que ironicamente é pago com o imposto decauem trabslha. Ridiculos os comentários.
  • Mari
    21/02/2021
    Parabéns prefeito, vamos ver se outros prefeitos aprendem com esse exemplo
    • Waner
      22/02/2021
      Faz uma favor, muda pra Araraquara que vc , com sua anciã de submissão, vai ser feliz.
  • Waner
    22/02/2021
    Totalmente maluco, esse prefeito precisa ser interditado. A Argentina fez Lockdown e hj há mais mortes por milhão que aqui no Brasil. O cara toma atitudes embasado no nada.
Veja mais Brasil

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001