12 de abril de 2021

Brasil e Mundo

COMBUSTÍVEIS

Bolsonaro fala em 'covardia' com reajuste e 'compromisso zero' de Castello Branco

Durante conversa com apoiadores neste sábado, o presidente também prometeu agir no mercado de energia elétrica. "Vamos meter o dedo na energia elétrica, que é outro problema também", afirmou.

Brasil e Mundo 21/02/2021
Célia Froufe
Estadão Conteúdo
O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse neste sábado, 20, que a decisão de afastar Roberto Castello Branco do comando da Petrobras se deu porque a magnitude dos reajustes dos preços dos combustíveis este ano foi uma "covardia". Para ele, a estratégia de aumentar os valores foi para "atacar" o seu governo.

Durante conversa com apoiadores neste sábado, o presidente também prometeu agir no mercado de energia elétrica. "Vamos meter o dedo na energia elétrica, que é outro problema também", afirmou.

Bolsonaro falou com apoiadores no dia seguinte à indicação do general Joaquim Silva e Luna para o comando da estatal do petróleo.

O nome do general terá de ser aprovado pelo conselho da companhia, que há 36 anos não era presidida por um militar. "Parecia exorcismo quando eu falei que não ia prorrogar por mais dois anos o mandado do cara (Castello Branco). Compromisso zero com o Brasil, zero. Nunca ajudaram em nada...", descreveu o presidente.

Mais cedo, numa live dentro de um carro, Bolsonaro também criticou o fato de Castello Branco estar trabalhando em home office desde março. Agora, sua insatisfação foi com a elevação dos preços nas bombas, que seria injustificada. "Não é aumentando o preço de acordo com o petróleo lá fora e o dólar aqui dentro, é mais do que isso: a preocupação é ganhar dinheiro em cima do povo. Não justifica 32% de reajuste do diesel no corrente ano. Ninguém esperava essa covardia desse reajuste agora", afirmou.

A Petrobras é uma companhia mista e tem suas ações negociadas na Bolsa de Valores no Brasil e também no exterior, por meio de ADRs. A decisão da sexta à noite de tirar Castello Branco da estatal fez os preços da companhia despencarem no mercado financeiro aqui e nos Estados Unidos pelo temor de uma interferência do Planalto sobre a empresa. "Ninguém quer interferir ou está interferindo na Petrobras, mas eles estão abusando. Assim como eu dizia que queriam me derrubar na pandemia pela economia, fechando tudo, agora resolveram atacar na energia", justificou.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Lee Santana
    21/02/2021
    ESSE AI SÓ FALA BESTEIRA, DESSA BOCA SÓ SAI ABOBRINHA, ESTÁ PARA NASCER OUTRO SUJEITO HIPÓCRITA QUANTO ESSE !!!!! SUJEITO EGOISTA SÓ PENSA NELE !!!!!
  • darsio
    21/02/2021
    É muito cinismo desse asno. Finge estar profundamente descontente com os aumentos, mas não passa de fingimento. Trocou o presidente da Petrobrás, por que sabe que em março próximo venceria o mandato do que foi destituído. Seu governo vendeu uma refinaria na Bahia para os árabes por um décimo de seu valor no mercado. Outras refinarias estão com a capacidade ociosa, porque o bozo para puxar o saco do Trump, assinou acordo para importar diesel, gasolina e combustível dos EUA, mesmo sabendo que nós poderíamos produzi-los a custos mais baixos. Ele apoiou a política de preços instituída pelo maldito Temer, a qual atende unicamente os interesses dos acionistas. Esses acionistas são banqueiros que, todos os anos ficam com uma bela fatia dos lucros da Petrobrás e não pagam um único centavo de imposto sobre eles. O trabalhador que ganha dois salários mínimos tem parte retida pelo imposto de renda, mas esses banqueiros que faturam milhões com a Petrobrás não pagam um centavo se quer de imposto. Os fatos comprovam que bozo faz teatro e, seus seguidores trouxas acreditam.
  • darsio
    21/02/2021
    De novo! Esse asno faz teatro, pois sua tentativa de colar a culpa dos aumentos nos governadores não vingou. Agora, finge atacar a política de preço estabelecida pelo não menos maldito e desgraçado governo Temer. Que, como temos visto, enche os cofres dos acionistas de dólares as custas dos bolsos do trabalhador. Esses acionistas são banqueiros e, não pagam um único centavo de imposto sobro esses lucros. Viva o mercado e bozo em 2022! Vai de bozo aí? Vai?
Veja mais Brasil

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001