06 de maio de 2021

Franca

PANDEMIA

Alexandre acata fase vermelha, mas libera academias e vai à Justiça

Prefeito vai liberar o funcionamento de academias e o atendimento na porta das lojas. Decreto deve ser publicado no Diário Oficial de amanhã, regulamentando a fase vermelha em Franca.

Franca 05/03/2021
Luciano Tortaro
da Redação
Dirceu Garcia/GCN
Alexandre Ferreira, prefeito de Franca pelo MDB
O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) decidiu seguir o Estado e manter Franca na fase vermelha do Plano São Paulo, a partir da meia-noite deste sábado, 6. A diferença é que o emedebista liberou o atendimento na porta das lojas e o funcionamento das academias na cidade - lei municipal reconhece o setor como atividade essencial.

Apesar de acatar as normas impostas pelo Governo do Estado, na última quarta-feira, 3, por conta do agravamento da pandemia no território paulista, com recordes de mortes e internações, Alexandre vai à Justiça para tentar voltar Franca à fase laranja.

Em nota, a administração municipal diz que “a Prefeitura de Franca reconhece a gravidade da Covid” e que “as medidas sanitárias são – e continuarão – prioritárias em Franca”. Mas, "busca evitar os colapsos da saúde e social". 

O município destaca que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid nesta sexta-feira, 5, está em 62% na região, “bem abaixo da média estadual, que está em 78,5%”. A Prefeitura ressalta que essa taxa baixa é resultado de um conjunto de ações implementadas pela administração municipal e que garante a cidade na fase laranja.

“Com base neste quadro e diante do ato do Governo do Estado de São Paulo em rebaixar a região de Franca para a Fase Vermelha do Plano São Paulo, a Prefeitura de Franca confirma que protocolou, nesta tarde, ação no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para que se mantenha a região do DRS VIII – Franca/SP na Fase Laranja do Plano São Paulo”, informa a nota.

Enquanto aguarda a decisão da Justiça, o prefeito publica decreto no Diário Oficial do Município deste sábado, 6, regulamentando a fase vermelha em Franca, com algumas liberações. Confira:

I. A atividade de comércio, bares e restaurantes dentro do sistema de “drive-thru” e “take away”, no período compreendido das 05h às 20h, devendo-se o estabelecimento:
a) Impor barreira física e rígida para impedir o acesso de quaisquer consumidores/clientes no interior da empresa/loja;
b) Não permitir aglomeração na porta do estabelecimento;
c) Restringir a aquisição de produtos mediante entrega simples, sem possibilitar degustação de alimentos e experimentação de peças;
d) Providenciar agendamento prévio para as situações em que a verificação in loco da mercadoria seja imprescindível;
Após este horário, as atividades poderão ser realizadas através do sistema “Delivery”.

II. Os shoppings e galerias desenvolverão suas atividades adotando-se o “take away” apenas de forma excepcional, de modo que a circulação interna fique restrita à retirada de produtos e não supere 10% (dez por cento) de sua capacidade total;

III. As academias, com base na Lei Municipal nº. 8.980 de 08 de janeiro de 2021, essenciais, desenvolverão suas atividades com ocupação máxima de 15% (quinze por cento), recomendando-se conduzir suas aulas ao ar livre, respeitando-se o distanciamento social de 02 (dois) metros entre as pessoas no período compreendido das 05h às 20h;

IV. A ocupação máxima dos templos religiosos fica fixada em 30% (trinta por cento) e autorizadas no período compreendido das 05h às 22h;

Também fica recomendado, conforme o Decreto Estadual nº 65.645, de 03 de março de 2021, que a circulação de pessoas no âmbito do Município de Franca se limite ao desempenho de atividades essenciais, em especial no período entre 20h e 05h.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Maria
    05/03/2021 6 Curtiram
    Este homem tá ficando louco não é possível que ele vai fazer este decreto , Senhores Promotores do Ministério Público minha esperança é em Vossas Senhorias para barrar está irresponsabilidade deste cidadão chamado Alexandre Ferreira eu confio em vocês e tenho certeza que não vai deixar que isto aconteça aumentando os índices de infectados e óbitos , uma vez que , acretido que estejam maquiando os índices aqui em Franca
  • Alceu Vicente da silva⁹
    05/03/2021 5 Curtiram
    Senhor prefeito neste momento mais do que nunca precisamos de gestores de pulso firme .considerar academias como serviços essenciais e atitude medrosa ,não se esqueça 2024 tá logo ali
  • Francano
    05/03/2021 8 Curtiram
    Esse adora roncar grosso para os bolsonaristas ficarem calminhos, mas depois ele sempre acata pq sabe que não tem força política alguma diante do governo estadual. Sr. Alexandre, se preocupe em governar a cidade, garantir a correta distribuição da vacina, a falta de linhas de ônibus para diversos bairros e os buracos por toda a cidade. E vou além, tente trazer algumas empresas para a nossa cidade, pq muitas estão saíndo!!
  • Alceu Vicente da silva⁹
    05/03/2021 5 Curtiram
    Às academias estão cheias de corpos bonitos e mentes vazias.
  • Lee Santana
    05/03/2021 3 Curtiram
    É ISSO AI PREFEITO, ABRE TUDO E SAI DE COMERCIO EM COMERCIO, DE IGREJA EM IGREJA FISCALIZANDO PARA VER SE A TURMA TA TRABALHANDO E REZABDO MESMO, MAS VAI SEM MASCARA HEMMMMM QUE O VIRÚS AGRADECE E EU TAMBÉM !!!!!
  • C
    05/03/2021 5 Curtiram
    Extra! Prefeito insatisfeito em ficar pra trás no número de mortes resolve liberar academias para poder chegar a 100% de ocupação das UTIs. Prefeito dos falsos médicos e do kit Covid continua na sua caçada contra o cidadão Francano.
  • Lee Santana
    06/03/2021 2 Curtiram
    ENQUANTO ISSO SEM MI MI MI, SEM FRESCURA, E COM UMA NOVA MANSÃO DE 6 MILHÕES DE REAIS COMPRADA (SÓ DEUS SABE COMO) PELO FILHO, O IMBECIL, CINICO, HIPÓCRITA, MAL CARATER E HONESTISSIMO MESSIAS DA CLOROQUINA, MAIS CONHECIDO COMO DR. BOLSONARO, É A FAVOR QUE A MÃE DELE TOME A VACINA, MAS QUE AS MÃES DOS OUTROS NÃO TOMEM A VACINA E SE TRATEM COM CLOROQUINA !!!!!!
  • José osmar
    06/03/2021 4 Curtiram
    Engraçado a Dengue acabou? Só se morre de Covid as outras doenças param de mata? Muito estranho.
    • Claudinei
      06/03/2021
      Si infecte e si exploda
    • Darsio
      06/03/2021
      É verdade, concordo. Temos de parar de ficar falando só da pandemia e também voltar as nossas atenções para os aumentos galopantes e constantes nos preços dos alimentos, do gás de cozinha, dos combustíveis, dos eletrônicos, dos materiais de construção, dos medicamentos e, obviamente da compra de oito mil toneladas de picanha e 80 mil cervejas puro malte para os militares, assim como da compra de uma mansão de 6 milhões de reais por bozo filho e a juros tão baixos que, nenhum mortal conseguiria tamanha gentileza de banco controlado por bozo pai. E, olha que eu disse mansão e não triplex. E, pasme, pois embora boa parte da grana seja proveniente de rachadinhas, a mansão é de primeira, isto é, não possui um trincado se quer. E aí galera vamos de bozo em 2022?
  • Paula
    06/03/2021 1 Curtiu
    Sem comentários Sr.prefeito.....saia daí....que vergonha...bolsalixo
  • Santos
    06/03/2021 2 Curtiram
    Aos funcionários público reclamando kkkkkkkk
  • MANÉZINHO
    06/03/2021 3 Curtiram
    ACHO QUE ESSE PREFEITO NÃO SABE QUE UM DECRETO ESTADUAL NÃO PODE SER QUEBRADO, E SE POR ACASO ELE DESCUMPRIR AS REGRAS, TODAS AS MORTES OCORRIDAS NESSE TEMPO QUE ELE DESRESPEITOU SERÁO DE TOTAL RESPONSABIIDADE DELE........... E BOBOS DOS QUE ACREDITAM QUE ELE NÃO ESTA FAZENDO MEDIA COM A POPULAÇÃO, DIZENDO QUE TENTOU, MAS, NÃO CONSEGUIU.......HISTORINHA DE POLITICO
  • Paulo
    06/03/2021 2 Curtiram
    IR-RES-PON-SÁ-VEL!!! Vai arcar com a responsabilidade hora que faltar leitos para alguém????? E ninguem morre de fome nao viu! Pede ajuda se vira e antes que falem que eu deva estar bem, nao estou nao viu perdi meu emprego e me reinventei! Obs: prefeito o Sr. Teve meu voto.
  • Regina Maria
    06/03/2021 2 Curtiram
    O Alexandre esta certinho, tem que funcionar sim, se o.povo não trabalhar como vai.pagar as contas, a boca não para, infelizmente vamos ter que aprender a conviver com isso, tomar as precauções e seguir a vida, se ficar nesse anda e fecha logo passa mais um ano, e a econômica na foi td pra água a baixo.Fé em Deus, se precaver e bola pra frente.
  • Marco
    06/03/2021 3 Curtiram
    Parabéns pela atitude prefeito, a maior parte da população está do seu lado. Não se deixe levar por comentários desse povinho que acostumou-se viver de auxílio e que nitidamente não gosta de trabalhar e nem de ir na academia cuidar da saúde. Academia vai muito além do “corpo bonito”, é saúde! Dificilmente alguém ativo tem caso grave com covid. Parabéns aos desocupados que estão adorando ficar de férias desde março/2020. Povo folgado!
  • Sidney
    06/03/2021 1 Curtiu
    Parabéns!!atitude corajosa e de um bom governante!!!
    • Claudinei
      07/03/2021
      Vc deve ser.um propriotario falido de alguma academia
  • Gabriel
    06/03/2021
    Depois dos falsos médicos eu não duvido de mais nada desse charlatão aí. Negacionista e incapaz! Pq não peita a São José que ao invés de aumentar linhas, simplesmente as diminuiu!?
  • Irresponsável
    06/03/2021 1 Curtiu
    Tem é q denúncia ele pro ministério público ele não é do bem não me enganei com essa pessoa mas à justiça divina e mas forte vão denúncia como denúnciaran com as medições esse rapaz vai caí a casa dele inrresponsavel é aparece q o povo fica aplaudindo não é possível pessoal abre o olho ele não assume o que fãs e o que fala é quando dá errado jogo a batata pro outro a população já tem experiência nisso e q a memória do povo é curta mas a da justiça não né Sr promotores ou vai deixar estora pra agilizar
  • Darsio
    06/03/2021 2 Curtiram
    Cabem críticas ao prefeito e, não tenho a menor dúvida disso. Mas, é inaceitável que igrejas e templos sejam considerados serviços essenciais e, portanto devem estar abertos. Oras! Quem apossui fé, pode muito bem alimentá-la com rezas e orações em suas casas e, principalmente fazer boas ações ajudando o próximo. Em outras palavras, eu digo que não precisam ir as igrejas e templos para puro e simplesmente deixar seus dízimos. A verdade é que nessa politização da doença, bozo e Dória buscam agradar as igrejas, especialmente as evangélicas, para que assim possam ter o apoio das mesmas para as próximas eleições. Enfim, vidas viraram moedas de troca para apoio político!
  • Caramba
    06/03/2021 1 Curtiu
    Caramba, com 61 anos de idade eu cheguei à conclusão de que desaprendi a votar, de 4 anos prá cá eu voto e me arrependo desse voto 3 meses depois!!!!. Academia pra quê???, esse povo tá precisando é de biblioteca, expandir o cérebro, não os músculos!!!, definitivamente esse país não tem conserto, não tem conserto, não tem conserto.....
    • Toninho
      07/03/2021
      O povo precisa de saúde mental e física, pessoas debilitadas ficam esperando a hora chegar.
  • José osmar
    06/03/2021
    São José dos campos acabou de ganhar na Justiça o Direito de voltar a fase que estava anterior segundo Plano traçado pelo Governador,se ele traçou um plano ele tem que ser seguido,tá parecendo folha de bananeira.
    • Darsio
      06/03/2021
      Se mude para lá.
  • Andre
    06/03/2021
    Coisa de louco esse prefeito outro ze mané abre tudo caralho
  • Gustavo
    06/03/2021 1 Curtiu
    parabens prefeito pela boa atitude , eu gosto muito de academia e esse pessoal quê ta reclamando nos comentario são pessoas quê nunca fez esporte , só fica em casa e tem condição pra ficar.
  • Toninho
    07/03/2021 2 Curtiram
    O vírus existe e precisamos ser maior forte do que ele e o que nos deixará mais resistente a ele será usarmos a nosso liberdade, se a quarentena funcionasse, não existiria mais virus ...
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001