06 de maio de 2021

Franca

VACINA CONTRA COVID

Suspensão da 1ª dose escancara diferença de dados entre Prefeitura e Estado

Para o Estado, Franca aplicou 41,3 mil doses e tem 12,9 mil sobrando para serem utilizadas. Mas, na verdade, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas 49,7 mil, tendo 4,6 mil em estoque.

Franca 07/04/2021
Higor Goulart
da Redação
Pedro Baccelli/GCN
Idosa é vacinada em drive-thru do Poliesportivo
Os dados de vacinação apresentados pela Prefeitura de Franca e pelo Vacinômetro do Estado apresentam uma diferença de 8,4 mil doses aplicadas na cidade. Segundo os números fornecidos pelo município, Franca aplicou 49,7 mil doses. Dessas, 37,5 mil foram primeira dose. Já de acordo com os números do Estado, a cidade aplicou 41,3 mil vacinas, sendo dessas, 31,6 mil de primeira dose. 
 
Por conta da divergência entre os dados de vacinação, para o Estado, Franca teria 12,9 mil doses sobrando. Só que, na verdade, tem um terço isso: 4,6 mil doses, que estão reservadas para a aplicação de reforço. Desde o início da campanha de imunização, 54,3 mil doses foram recebidas pela cidade. 
 
De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo GCN, essa confusão na apresentação dos dados ao Estado se dá pelo processamento nos postos drive-thru. Diferente da aplicação nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), que enviam os números de forma imediata ao Estado, os postos do Poliesportivo e Franca Shopping precisam de um tempo para processar os números da imunização.
 
Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado explicou que os dados da plataforma são cadastrados pelo próprio município e que sugerem o andamento da vacinação em Franca. “Os dados sugerem que mais de 12,8 mil doses ainda estariam disponíveis na cidade de Franca”.
 
A respeito da paralização na aplicação de primeiras doses, seja com 4,6 mil ou 12 mil disponíveis, a pasta estadual diz que é Franca quem programa as estratégias. “Na última semana, foram enviadas novas doses destinadas ao município para continuidade da campanha, sendo sua responsabilidade programar as estratégias para aplicar nos públicos definidos no PEI (Plano Estadual de Imunização).”
 
Desde ontem, dia 6, está suspensa a aplicação da primeira dose em idosos com 68 anos ou mais na cidade. Apenas a segunda dose segue sendo administrada no município. O Estado anunciou hoje que um novo grupo será inserido na campanha de vacinação apenas na próxima semana. Isso vale tanto para Franca, como para os outros demais 644 municípios paulistas.

Leia mais:
Vacinação de pessoas de 67 anos começa no dia 14 de abril em SP, afirma Doria
Ranking de Vacinação
Como o Estado considera que apenas 31,6 mil pessoas em Franca foram imunizadas com a primeira dose da vacina, o município fugira na posição 523 do ranking estadual, com 8,9% da população vacinada. Levando em consideração os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, com 37,5 mil primeiras doses aplicadas, a cobertura chegaria a 10,5% da população - ainda abaixo da média do Estado, que é de 11% - e Franca subiria 100 posições no ranking.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Maria
    07/04/2021 2 Curtiram
    Cabe aos nobres vereadores fiscalizar essa vacinação aqui em Franca , pois ouvimos muitos comentários de pessoas furando fila , o legislativo precisava urgentemente fiscalizar
    • Serafim
      08/04/2021
      Conheço umas pessoas que bem que poderiam investigar isso, eles tem poder pra isso, ganham maravilhosamente para fazer isso, tem a obrigação constitucional de acompanharem e denunciarem isso, eles trabalham no Ministério Público Estadual e atendem pelo nome de Promotores de Justiça, alguém sabe deles?.
  • Apolinario
    07/04/2021 1 Curtiu
    muito estranho essa divergência, tem que ser investigado para sanar todas possíveis dúvidas
  • Jesuino Salgado
    07/04/2021
    Ou o Estado não sabe contar, ou é a prefeitura que não sabe contar, ou é o povo que não sabe o que está acontecendo. Pra mim são as três coisas juntas, e misturadas. Tal e qual o que aconteceu no desabamento do Sesc Senac.
  • Fernando
    07/04/2021 2 Curtiram
    Pessoal da prefeitura tá desviando as vacinas para aplicar em parentes, aplicam vacina em casa, já vi varios depoimentos
    • Maria
      07/04/2021 1 Curtiu
      Não duvido que isto esteja acontecendo
  • Paula
    07/04/2021 1 Curtiu
    Então ne..e aí???
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001