22 de outubro de 2021

Franca

VACINA CONTRA COVID

Prefeitura muda regras para inscrição na 'xepa' de vacinação

Aqueles que receberam as primeiras doses das vacinas Astrazeneca e Pfizer poderão receber sobras técnicas para antecipar a segunda dose. No caso da vacina Coronavac, as xepas serão direcionadas para a terceira dose, em pessoas que apresentem alto grau de imunossupressão.

Franca 14/09/2021
Vinícius Nunes
da Redação
Arquivo/GCN
Enfermeira preenchendo seringa com imunizante contra a covid-19
As regras para aplicações de sobras técnicas das vacinas contra a covid-19, a chamada "xepa", sofreu algumas alterações em Franca. A Secretaria de Saúde de Franca, no Diário Oficial do Município, através da Resolução 21, fez alterações em relação às xepas das vacinas, que estão em vigor desde a última sexta-feira, 10. Pessoas que receberam a primeira ou segunda dose de vacinas específicas poderão receber as sobras técnicas caso tenham os requisitos necessários.

Desde a última sexta-feira, 10, as novas diretrizes fazem com que sobras técnicas das vacinas Astrazeneca e Pfizer sejam utilizadas para a antecipação da segunda dose. Seguindo o que está informado na bula desses dois imunizantes, as xepas devem ser aplicadas com intervalo mínimo de 60 dias, a partir do dia que a primeira dose foi aplicada.

No caso das sobras técnicas da vacina Coronavac, elas serão direcionadas para antecipar a aplicação da terceira dose, com intervalo de pelo menos 28 dias após a última dose aplicada. Diferente das xepas da Astrazeneca e Pfizer, essas sobras técnicas serão aplicadas em pessoas que apresentem alto grau de imunossupressão.

São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão aqueles que possuam:

I - Imunodeficiência primária grave

II - Quimioterapia para câncer

III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

IV - Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3

V - Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias

VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune *

VII - Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

VIII - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

* Drogas modificadores de resposta imune consideradas para fim de elegibilidade a dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

Os interessados em receber as sobras técnicas das vacinas contra a covid-19 devem se cadastrar pelo site da Prefeitura, atráves do link: https://www.franca.sp.gov.br/portal-transparencia/paginas/publica/sobra_vacinas_covid/index.xhtml. A Vigilância Epidemiológica convocará os cadastrados a partir dos dados fornecidos no cadastramento. O convocado deve apresentar um documento com foto, CPF, cartão de vacina com a primeira e/ou segunda dose, além de apresentar relatório médico que comprove o alto grau de imunossupressão (no caso da Coronavac).



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001