Recado

Por: Hélio França

Alguém lembrou dias desses que, assim como a Patrícia nos brindou com sua história de vida publicada em livro muito bem redigido pela Lúcia Helena Brigagão, Higininho também deveria ter sua vida revelada em livro, uma biografia, claro. Nada mais justo e procedente, visto que, não bastassem a responsabilidade e agruras do métier de cronista social, quem conhece um pouco da sua personalidade sabe que dentro da responsabilidade de noticiar fatos e acontecimentos sociais, ele consegue reportar muito além de simples notícias ou tititis insossos, que proliferam em outras colunas regionais.

Existe nas entrelinhas do seu trabalho uma preocupação constante em transmitir não só a alegria, essa fonte da juventude para a alma, mas informações sutis e objetivas que versam sobre economia, saúde física , emocional e espiritual, conceitos de psicologia etc.

Outro item relevante em seu estilo de comunicar eu chamaria de ‘ deboche educado’. Sim, porque até para desnudar fatos melindrosos faz-se mister possuir uma certa classe, finesse, respeito e berço, o que, convenhamos, em Higininho transborda a olhos vistos. A essas caracteristicas somam-se à perspicácia, rapidez de raciocínio, cultura, sensibilidade e admiração pelas artes em todos os setores.

Por estas e outras dezenas de razões, o povo de Franca e região precisa conhecer sua história, sua caminhada, suas estradas e suas pretensões, para entender que o colunismo social responsável não significa, como algumas pessoas ainda pensam, repito, tititis insossos sem qualquer grau de profissionalismo.

Fica aqui registrada minha lembrança para a publicação de sua biografia, e, porque não dizer, a esperança de que Higino Caleiro Júnior leia as mal traçadas linhas deste escriba. Quem sabe a exposição no Nossas Letras seja um primeiro degrau para que se forme uma escada de apoios e incentivos à elaboração de um projeto que, desde já, me disponho a entrar em campo para pôr em prática. Lógico, dentro de minhas parcas, porém necessárias possibilidades, de tempo, capacidade ou talento literário. Fica dado o sincero recado ao Higininho e a todos que o admiram.

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras