Lições básicas

Por: Luiz Cruz de Oliveira

Faz tempo, muito tempo pelo menos vinte anos, comecei a elaboração de um trabalho que pretendia bem didático e útil às pessoas que têm a Língua Portuguesa como instrumento indispensável na sua atividade diária. Estabeleci um roteiro e, à medida que pesquisava, compunha os capítulos de um futuro livro.

Alcançara já mais da metade de meu intento, quando o imponderável impôs restrições sérias ao meu caminhar. Sem direito a réplicas, engoli, calado, minhas lamentações, arquivei aquele projeto, dediquei-me exclusivamente à ficção.

Alguém me pediu emprestado aquele começo de livro. Ocorreu então o que sempre preconizo: livro emprestado é como o corvo que Noé soltou da barca. Nunca mais volta.

De vez em quando, porém, acontecem milagres, só para nos contradizerem.

Acredite quem quiser. Não é que, há cerca de dois anos, me aparece estudante com cópia xerografada de meu antigo trabalho? Tratava-se de cópia de tantas cópias que as letras estavam quase da cor do papel. Nem o recurso da lupa me possibilitava sua leitura.

Contratei uma pessoa para digitar o trabalho cuja datilografia, há duas décadas, me custara horas e horas de trabalho. Então, os recursos da Cibernética me permitiram ampliar o tamanho das letras, pude ler, reler, aperfeiçoar a parte já elaborada do projeto.

Dificuldades maiúsculas me faziam tartarugar ao longo da empreitada de novas pesquisas. Aí, tive a ideia de convidar os professores Marco Antônio Soares e Regina Helena Bastianini para se associarem a mim e terminamos o livro. Bastou apenas o argumento de que seríamos úteis a tantos estudantes e profissionais para eles se entusiasmarem.

Daí por diante houve muito suor e renúncia dos coautores. Eu não sofri dores. Minha ocupação se restringiu à uniformização da linguagem, à exigência de um ou outro exemplo, à escolha da capa carregada de vermelho e negro, característica das capas da maioria de meus livros.

O importante é que a Ribeirão Gráfica Editora imprimiu o livro, vamos levá-lo a público a partir deste final de abril.

Espero, honestamente, que nosso livro, Lições Básicas, contendo orientações sobre Ortografia, Homônimos, Hífen, Concordância Nominal, Ortoépia, seja de fato muito útil às pessoas a que se destina, sobretudo a estudantes, professores, jornalistas, advogados e publicitários.

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras