Sertaneja

Por: Luiz Cruz de Oliveira

Ganhei presente inusitado: o amigo Gastão Pulicano fez chegar às minhas mãos exemplar da revista Sertaneja (número 7, ano 2), editada em abril de 1939, pela Gráfica de mesmo nome, então localizada na Rua do Comércio, 370.
 
A revista me encantou por motivos múltiplos. Dentre eles, destaco as propagandas que testemunham a transformação na face econômico-social de nossa cidade. Quanta coisa desapareceu – a Casa do Dentista, a Farmácia Normal, a Alfaiataria São Sebastião! Quão pouca coisa restou – o Café Globo, a Padaria Pão Nosso!
 
A revista preserva importantes aspectos da cultura francana, da gente, dos costumes da época, além de publicar conto de Machado de Assis e poesias e crônicas de artistas da terra.
 
Entusiasmado, de fato, com o presente recebido, entrei em contacto com a Margarida, uma das almas que sustentam o nosso museu histórico, fui informado de que não existe lá uma coleção da revista Sertaneja. Restam ali apenas alguns números esparsos, produto de doação ao longo dos anos.
 
Certamente haverá francanos que conservam, ao menos, alguns exemplares da revista. A eles apelo para que doem ao museu seus exemplares, pois ali serão preservados devidamente e serão preciosos elementos de pesquisa para as novas gerações. E, a título de estímulo a essas pessoas, reproduzo neste espaço pequena notícia que integra a página De dia a dia do exemplar que ganhei e que passarei às mãos da Margarida:
 

“Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Franca

Em 15 de março último foi fundada nesta cidade a Associação dos Funcionários Públicos Municipais, cuja principal finalidade é unir toda a classe dentro de um ambiente de harmonia e cordialidade. Em Assembléia realizada no dia 29 do mesmo mês, foram discutidos e aprovados os seus Estatutos Sociais.

Sua Sede Social encontra-se instalada à rua Campos Salles, n. 505.

A primeira Diretoria dessa notável entidade ficou assim constituída:

Presidente Honorário, Dr. João Ribeiro Conrado; Presidente, Sílvio Teixeira; Vice-Presidente, Augusto Leite; 1. Secretário, Theotinio Silva; 2. Secretário, Pedro Ramos; 1. Tezoureiro, Francisco C. Ribeiro; 2. Tezoureiro, João Finardi.

Conselho Fiscal: 

José Valente de Melo, João Antonio Fonseca, Arlindo José Ferreira.

Comissão de Sindicancia:

Alberto Mendes, José Augusto Garcia, João Justino Ferreira Filho.

Á essa util associação de classe “Sertaneja” deseja as mais sinceras felicidades e votos de longa existência e á sua primeira Diretoria os mais ardentes desejos para que consolide essa Entidade que muitos benefícios trará a todos os funcionários públicos municipais de Franca.”

 
Luiz Cruz de Oliveira, professor, escritor, membro da Academia Francana de Letras
 

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras