12/03/2015 (quinta-feira)
Elaise e Rita conseguiram! Estou com elas: livros rodando pela cidade - crianças, adultos, adolescentes levam quantos quiserem para casa. Abrem a geladeiroteca, e escolhem! Em casa, a gente abre a geladeira sem pensar, querendo comer. Quem vai ao Franca Shopping, pode viciar: abrir a geladeira e conferir: tem livro “novo”? (é usado, mas é novo...)
Dia de festa, bolo de livro, livro de bolo, gentes doando livros, gentes carregando os livros para casa. Geladeiroteca colorida e iluminada, para todos!
14/03/2015 (sábado)
Quero ir sempre ver a geladeiroteca. Abastecer a geladeiroteca com novos livros doados. Quem vai estar abrindo a porta dela, procurando...?. Quais livros saíram mais, o que está faltando? livros para crianças, para adolescentes, romances, ensaios, filosofia?
Uma garota devolve um livro. ALEGRIA! Vai dar certo: a pessoa lê e devolve o livro que gostou para a geladeiroteca. Se não gostou, tanto faz! Até livro ruim ensina sobre o se gosta ou não na literatura, na vida. O importante é que: a geladeiroteca é de todos: todos precisam cuidar, e abastecê-la.
15/03/2015 (domingo)
Finzinho de tarde. A geladeiroteca desarrumadona... mas tudo bem! Casa muito arrumada parece sem vida, e ela está sendo muito visitada. Crianças quase entram dentro dela! Chegamos para reabastecê-la: sacola grande de doações, carimbadas. Querem saber como doar livros. Tem uma gavetona, embaixo das prateleiras...coletamos e carimbamos (um pouco de trabalho, né?). RODALIVRO é para rodar...
16/03/2015 (segunda-feira)
Muitas gentes indo lá, arrumando as prateleiras, carimbando os livros: milagre da multiplicação da boa vontade! O Shopping deixou uma salinha para estocar doações. A preocupação é: não faltar livros. Fui ao Sebo comprar alguns. Quem sabe o Sebo não doa outros? Quem pode doar?
- Escolas!!! Sim, Escolas pedem aos alunos, que pedem aos pais, e...
Clemência, da Biblioteca do Champagnat, nos apoiou! Viva!
19/03/2015 (quinta-feira)
Quantos professores em frente à geladeiroteca! Arrumamos a baguncinha das prateleiras, contentes como o quê. Namoradinhos escolhem livros juntos, dando palpites um ao outro! Uma semana de projeto!
21/03/2015 (sábado)
Encontramos famílias, pais e filhos: crianças sentadas no chão e os pais nas prateleiras de cima. Que programa legal! Faltam livros para crianças! Não pode! Para adolescentes! Não pode! Como faremos o milagre da multiplicação de livros?
22/03/2015 (domingo)
Estamos mais e mais animadas! ainda um medinho no ar...quando os livros retornarão?
26/03/2015 (quinta-feira)
Comprei livros baratinhos na rodoviária de São Paulo para a Geladeiroteca, na FEIRA DO LIVRO a R$5,00 e R$10,00. Os organizadores compraram livros que não vendem muito das editoras (excelentes autores!). RODALIVRO pode pedir doações às editoras...
Quem sabe as pessoas, além de doar seus livros, possam comprar alguns para a Geladeiroteca?
...Com os livros transitando de lá para cá e de cá para lá, teremos mais geladeirotecas, em outros pontos da cidade! Sonhar é bom, mas acordar com a geladeiroteca cheia de livros é melhor.
Quem lê o Nossas Letras conhece, apóia a Geladeiroteca? No facebook: Projeto Roda Livro, Franca, linda página da nossa história.
Maria Luiza Salomão, psicóloga, psicanalista, autora de A alegria possível (2010)