A melancia quadrada

Por:

Lançado pela Editora Moderna, A melancia quadrada-crônicas traz uma coletânea de contos publicados pelo jornalista e escritor Ruy Castro em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo. Com um ponto de vista ácido e bem-humorado, o autor tece comentários perspicazes a respeito do modo de vida e da política atual.
 
Ao longo das páginas o leitor se depara com situações inusitadas e fatos curiosos que passam despercebidos no nosso dia a dia. Um exemplo é o caso da melancia quadrada que dá título ao livro, onde um agricultor japonês da ilha de Shikoku faz uma invenção para plantar melancias quadradas com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais espaço na geladeira ao guardarem a fruta.
 
O autor também faz reflexões sobre a sua vida cotidiana, na crônica Sem mãe para deletar. Neste conto, Ruy Castro relata a vida do seu vizinho do prédio da frente, um adolescente que passa o dia todo, desde a manhã até a madrugada na frente do computador, sem nenhum adulto para alertá-lo sobre os problemas que isso causa.  
 
Ruy Castro é escritor e jornalista. Já escreveu para todos os tipos de veículos, menos (segundo ele próprio) bula de remédio. Mas sua especialidade são as biografias (Nelson Rodrigues, Garrincha, Carmen Miranda) e os livros de reconstituição histórica, como Chega de saudade, sobre a Bossa Nova, e Carnaval no fogo, sobre o Rio.
 
 
(AL)
 
 

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras