Rue du Bac

Por: Lúcia Helena Maniglia Brigagão

302068

Rue du Bac. 7º Arrondissement de Paris. A rua curta, 1150m de extensão, foi endereço de vultos da história e literatura francesas e lá estão prédios construídos por arquitetos de renome. O de número 140 é mundialmente conhecido por abrigar a Chapelle Notre Dame de La Médaille Miraculeuse.

De fora, prédio sizudo, minimalista, portão de ferro pesado na frente por onde entram visitantes, com intensa movimentação de entra e sai. Embora o local abrigue centenas de pessoas ao mesmo tempo, o silêncio é absoluto. Silêncio respeitoso e pesado de fiéis e crentes, que mesmo visitantes céticos não ousavam quebrar. Torna-se impossível distinguir uns ou outros, porque a emoção trazida pela fé é contagiante. Naquele momento tornam-se, todos, devotos de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, ou de Nossa Senhora das Graças.

O interior da capela é simples se o reconhecermos como lugar de oração e peregrinação que atrai milhares de fiéis vindos do mundo inteiro, desejosos de momento de recolhimento e concentração. Mesmo depois da visita, quando a tristeza abate sobre quem visitou a capela, a lembrança da paz solta no ar e o silêncio da fé coletiva naquele local sagrado são regeneradores. Afirma-se, quem porta a Medalha Milagrosa recebe proteção especial da Virgem Maria.
 

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras