Franca, a cidade aniversariante

Por: Maria Rita Liporoni Toledo

303760

Celebra-se o aniversário de Franca,191 anos, em 28 de novembro. Quando lembramos de seu passado, um nome nos vem à memória: José Chiachiri Filho, conhecedor e animado historiador de nossa origem, nosso povo, nossa cidade. Ele nos deixou neste ano de 2015, não sem antes nos informar sobre seus conhecimentos, suas pesquisas, seus estudos sobre os primeiros tempos, como foi fundada e formada a Franca do Imperador.

Como Anhanguera, o filho, que em 1722 construiu “O Caminho de Goiás” que ligava São Paulo às minas de ouro de Goiás, Chiachiri foi, também, um bandeirante, um desbravador entusiasmado que nos levou às minas de ouro do conhecimento sobre a história de Franca. Elucidou fatos, reportou acontecimentos, esclareceu dúvidas. Tudo com a humildade que lhe era peculiar. Bom chefe de família, marido presente, pai amoroso. Humano e cordial, conviveu muitos anos com a falta de visão, não deixando que isso o abatesse.

Reverencio a sua memória ao comemorar o aniversário da Franca cosmopolita que aufere vantagens e desvantagens em ter se tornado uma grande cidade. O progresso e a tecnologia chegaram com seus problemas decorrentes e o francano tenta adaptar-se a esta nova urbe, transformada pela agressividade dos novos tempos. Da sua trajetória pacífica, conservamos o melhor: seu povo ordeiro, trabalhador, pacato, alegre. Temos consciência das mudanças que ocorreram com o passar dos anos, mas tentamos nos ajustar com vistas ao futuro. O amor pela cidade, o culto à cidadania, a sustentabilidade são valores que precisamos passar a nossa juventude. Parabéns Franca!
 

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras