Tião da América

Por: Maria Alice Silva

326397

Baseado totalmente em histórias reais, vividas pelos brasileiros com quem o autor conviveu em seus dez anos como imigrante nos Estados Unidos, Tião na América é um retrato fiel de como vivem os cerca de dois milhões de “brazucas” – como são conhecidos os imigrantes brasileiros nos EUA – espalhados pelo país, mas concentrados principalmente nas áreas metropolitanas de Boston, New Jersey, Nova York e Miami.

O roteiro segue a visão quase simplória de um jovem pobre e de pouca instrução, mas que rapidamente aprende as duras regras de sobrevivência num país estranho, com língua e costumes muito diferentes daqueles da periferia de São Paulo. Torna-se, por isso, um verdadeiro manual de orientação para todos aqueles que sonham em um dia “fazer a América”. 
 
Ao contar a trajetória do jovem Sebastião, desde que começou a juntar os documentos do passaporte, seguido pela tensa aventura para conseguir o visto de entrada e mais a viagem em si, o primeiro emprego, a moradia e muitas outras histórias, os capítulos assumem um caráter didático.
 
A obra relata o drama de quem enfrenta o frio congelante e a solidão por estar a milhares de quilômetros de distância dos parentes e amigos que ficaram no Brasil. Mas o livro traz, também, histórias divertidas sobre como os brazucas se divertem, como se viram para conseguir sexo e outras curiosidades proporcionadas pelas oportunidades de quem vive no país mais rico do mundo. 
 
Acima de tudo a obra, de autoria do ex-emigrante Kleberson Assis, responde a questão sobre se vale a pena ou não a um jovem com poucas perspectivas no Brasil se arriscar numa aventura de tamanha dimensão numa terra distante e diferente. 
 
A conclusão do autor é a de que, ao emigrar para os EUA, basta querer trabalhar duro e aprender a economizar dólares para, assim como o personagem Tião, um dia voltar para casa com dinheiro suficiente para iniciar um negócio próprio e realizar o seu outro grande sonho que era ter um futuro digno na sua própria terra natal.

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras