Rainhas de verdade

Por: Lúcia Helena Maniglia Brigagão

330451
(Durante a pesquisa sobre a exposição dos trajes da Rainha Elizabeth no Palácio de Buckingham que vão da bata de batizado, passa pelos vestidos do casamento e da coroação e chega até o conjunto usado por ela nas festividades do seu aniversário, encontrei esas informações sobre ela, que achei curiosíssimas. Reeditei e transcrevo aqui.)
 
 
A rainha Elizabeth da Inglaterra completou recentemente 90 anos de idade e festejou em dois aniversários. No dia 21 de abril, data real de seu nascimento num distante ano de 1926, ela comemorou em família. No dia 11 de junho, embora o tempo britânico tenha frustrado a expectativa e choveu um dilúvio, houve a comemoração oficial.
 
Festas no Reino Unido todo foram organizadas para celebrar o aniversário da querida governante. Há uma série de curiosidades a respeito da rainha, que pouca gente conhece.
 
1. Ela é dona de todas as baleias, golfinhos e cisnes que estejam a nadar nas águas do entorno do Reino Unido.
 
2. Pesquisa recente revelou impressionante recorde de popularidade da rainha. Noventa por cento dos entrevistados se mostravam satisfeitos com a atuação de Sua Majetade e setenta e sete por cento dos britânicos são a favor da manutenção da monarquia.
 
3. Em 1976, muito antes da popularidade da internet, a rainha enviou seu primeiro e-mail de computador em uma base do Exército Britânico. Em 97 ela lançou o primeiro site do Palácio de Buckingham. No ano passado, tuitou pela primeira vez em mostra do Museu de Ciência, em Londres.
 
4. A família real é financiada por verbas públicas. Em 2016 receberão 40 milhões de libras. Em 2010, pesquisas revelaram que a família real gerara 500 milhões de libras com o turismo. Brasileiros, russos e malaios são o público que mais visita o Palácio de Buckingham e a Torre de Londres.
 
5. Na visita oficial da rainha ao Brasil, em 1968, ela recebeu duas onças e duas preguiças de presente, que foram levadas para o Zoológico de Londres. Outros presentes estranhos que ela ganhou: castores negros, abacaxis, ovos, caracóis, caranguejo e até um pomar de bordos, árvoes canadenses.
 
6. Na visita oficial ao Brasil ela descerrou duas placas: a de inauguração do Masp, e esteve no Caju, bairro carioca, para inaugurar aquela que marcava o início das obras da ponte Rio-Niterói, feita em parte com recursos ingleses.
 
7. A rainha Elizabeth é chefe de Estado mas não chefe de governo, função exercida pelo Primeiro- Ministro. Ela reina mas não governa. Ela representa o país no exterior e em recepções, tem o poder de dissolver o Parlamento e nomear o primeiro-ministro, indicado pelo Parlamento. É líder das Forças Armadas e da Igreja Anglicana.
 
8. Monarca do Reino Unido, também é soberana em quinze países da Commonwealth, entre eles Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Jamaica e também líder dessa comunidade britânica, grupo que reúne 53 países, em sua maioria, ex-colônias britânicas.
 
9. A rainha teve mais de 30 cães da raça Corgi em seu reinado, além de labradores e cocker spaniels.
 
10. Recebeu e fez visitas históricas, como a do Papa João Paulo II, quando um papa visitou pela primeira vez o Reino Unido em 450 anos. Foi o primeiro monarca em visita durante seu reino à China; instituiu a primeira mulher primeira-ministra do Reino Unido, Margareth Thatcher; fez a primeira visita à Alemanha em 52 anos; e visitou vários países do leste europeu como Hungria, Rússia, Plônia e República Tcheca.
 
11. Todo cidadão do Reino Unido, ou do Commonwealth, quando completa 100 anos recebe telegrama de congratulações da rainha. Em seu reinado ela já enviou mais de 110 mil telegramas. Todo casal que comemora bodas de Diamante – 60 anos de casamento, também são cumprimentados pela rainha através de telegramas. A eles foram enviados 520 mil telegramas.
 
12. A rainha mandou mensagem de parabéns a astronautas do Apollo 11 pelo primeiro pouso na Lua, em 1969. A mensagem foi microfilmada e depositada na Lua, em contêiner de metal.
 
13. Por falha da segurança, o  Palácio de Buckingham foi invadido por um estranho que entrou no quarto da rainha e lá ficou por cerca de dez minutos conversando com ela. Um ano antes, três turistas alemães acamparam do lado de fora do palácio achando que estavam no Hyde Park.
 
14. Elizabeth II é descendente da Casa dos Saxe-Coburg and Gotha. A dinastia mudou de nome e passou a ser Casa de Windsor, durante a Primeira Guerra Mundial.  O nome alemão foi descartado como resultado de sentimento anti-germânico surgido durante a sangrenta guerra. Foi o avô da Rainha, o rei George V, em 1917, quem mudou o nome da família para Windsor.
 
15. Seu reinado dura muito mais que durou o governo da maioria dos líderes mundiais. Pompa. Circunstância. Elegância. Discreção. Aos noventa anos subir e descer escada de muitos degraus em frente à Catedral de Saint Paul para a solenidade de comemoração de seu  aniversário,  sem pedir ajuda e sem tocar no corrimão colocado estrategicamente ali para auxiliá-la, caso necessário, é só para Rainhas. Rainhas de verdade. 

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras