Clássicos da Literatura Brasileira

Por: Maria Emília Salles

332299

Com informações históricas e culturais, notas de vocabulário e esclarecimentos sobre as características literárias de cada autor, a coleção Travessias, da Editora Moderna, acaba de publicar mais três títulos clássicos da literatura brasileira: Brás, Bexiga e Barra Funda e outros contos, de Antônio de Alcântara Machado, Quincas Borba e Contos, ambos de Machado de Assis.

São edições diferenciadas, que trazem comentários explicativos, notas de vocabulário e questões que ajudam os alunos do Ensino Médio na leitura do texto original. Esse trabalho é elaborado pelo professor Douglas Tufano, que também é autor da coleção Gramática Fundamental de 1º a 9º ano, Navegando pela Língua Portuguesa e Navegando pelo dicionário (Ed. Moderna). 
 
A obra Brás, Bexiga e Barra Funda e outros contos apresenta os doze contos do livro Brás, Bexiga e Barra Funda - Notícias de São Paulo; três contos de Laranja da China ("O mártir Jesus", "O aventureiro Ulisses" e "O tímido José"); além de dois avulsos ("Miss Corisco" e "Apólogo brasileiro sem véu de alegoria"). Principal contista da primeira fase do Modernismo, Antônio de Alcântara Machado revela em seus contos, uma ampla galeria de personagens, em que o imigrante italiano é presença constante. O escritor trouxe à nossa literatura, o seu estilo coloquial, ágil, feito de frases curtas, que é uma característica marcante de sua obra. No título constam tragédias, como "Gaetaninho" e "O monstro de rodas"; crimes passionais, como "Amor e sangue", crítica social, em "A sociedade", além de sátira e humor, em "Tiro-de-guerra nº 35" e "Miss Corisco". 
 
A profunda análise psicológica dos personagens e o estudo do comportamento humano, duas características marcantes da obra de Machado de Assis, estão presentes em Contos. Há a misteriosa Quintília, de "A desejada das gentes", o obsessivo João das Mercês, de "Anedota do cabriolet", o indeciso Rangel, de "O diplomático", e a fascinante dona Camila, de "Uma senhora", uma obra-prima de observação da alma feminina. Também fazem parte dessa coletânea: “O relógio de ouro”, “Ideias de Canário”, “Evolução”, “A chinela turca”, “Último capítulo”, “Anedota pecuniária”, “A sereníssima República” e “Dona Benedita – um retrato”. As histórias podem servir como excelente introdução ao Realismo em geral, e, em particular, à obra do escritor.
 
O enredo de Quincas Borba, de Machado de Assis, gira em torno da vida de Rubião, amigo e enfermeiro particular do rico filósofo Quincas Borba. Quando este morre, deixa toda sua fortuna para Rubião, contanto que ele sempre cuide do cão que pertencera ao filósofo, também chamado de Quincas Borba. Rubião decide então trocar a pacata cidade de Barbacena, em Minas Gerais, pelo Rio de Janeiro e, durante a viagem de trem, conhece o casal Sofia e Cristiano Palha. Os dois percebem estar diante de um rico e ingênuo provinciano e acabam atraindo-o para o seu convívio. Com o tempo, Rubião não só passa a confiar cegamente a administração de todos os seus bens ao novo amigo, um esperto comerciante, como também se apaixona por Sofia, que mantém uma atitude duvidosa com ele.
 
Outros títulos já publicados da coleção Travessias: Dom Casmurro, O Alienista e outros contos, Memórias de um sargento de milícias, Senhora, Iracema – Lenda do Ceará; A Moreninha, O Cortiço; Triste fim de Policarpo Quaresma, A cartomante e outros contos, Memórias póstumas de Brás Cubas, O primo Basílio e O crime do padre Amaro.
 
Douglas Tufano nasceu em São Paulo. É formado em Letras e Pedagogia pela USP. Foi professor efetivo da rede oficial de ensino de São Paulo e trabalhou também em escolas particulares, tendo lecionado Português, Literatura Brasileira e História da Arte. Atualmente, ministra cursos de capacitação para professores de todo o Brasil a convite de Secretarias de Educação e instituições particulares de ensino. É autor de vários livros didáticos e paradidáticos publicados pela Editora Moderna.
    
Quanto à Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.
    
 

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras