Tempo nublado sujeito a garotos

Por: Maritza Cubero

338790

Conhecedora das artimanhas e do temperamento intenso de crianças e adolescentes, Megan McDonald, autora da Coleção Judy Moody, acaba de lançar no Brasil o terceiro volume da coleção O Clube das Irmãs pela Editora Salamandra. Em Tempo nublado sujeito a garotos, os leitores na faixa dos 10 a 13 anos se identificarão com os dramas e confusões das irmãs Alex, Stevie e Joey. Em meio a novos garotos, indecisões e a vontade de vivenciar algo completamente novo, as meninas prometem ser uma ótima companhia para todos aqueles que estão começando a conviver com os dilemas da puberdade.

Na trama, cada uma das meninas está passando por uma fase diferente: Alex, a mais velha, está obstinada em finalmente ter o seu primeiro beijo e, para que isso aconteça, arma um plano mirabolante para enlaçar o garoto de que gosta. Já Stevie, a irmã do meio, que nunca se interessou muito por meninos e namoro, começa a repensar o assunto com a aproximação do novo garoto de sua turma, o  Quatro Olhos. Joey, a caçula, ainda está curtindo a vida sem preocupações e é categórica ao afirmar que “nunca, nunca, nunca, nunca, nunca beijaria um garoto”. Em um dia chuvoso, as meninas iniciam um ritual de feitiçaria encabeçado por Alex. Com objetivos distintos, elas apostam as fichas em suas maiores vontades e, por incrível que pareça, coisas diferentes passam a acontecer.
 
A partir da narrativa de Stevie, com capítulos intercalados com a visão de Alex e Joey, Tempo nublado sujeito a garotos conta com uma abordagem que elucida o momento de transição da infância para a adolescência. Cada uma das irmãs, com sua idade e personalidade, e as demais personagens da trama, como o garoto Owen, a amiga Olivia, a rival Jayden, a professora Carter-Dunne, entre outros, representam bem as mudanças dessa etapa e prometem total identificação com os leitores.
 
Megan McDonald é a premiada autora da Coleção Judy Moody. Ela conta que a maioria das histórias surge de casos que aconteceram com ela e com suas quatro irmãs, quando eram pequenas. Ela confessa: “Eu sou a Judy Moody. Igualzinha! Na minha família, todas nós somos famosas pelo exagero. Judy Moody sou eu... mas bem exagerada”. Megan McDonald mora com seu marido no norte do estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
    
Quanto à editora Salamandra, com um catálogo formado por obras de autores brasileiros e estrangeiros e que contempla desde bebês até jovens leitores, o seu principal foco é a valorização do livro como veículo de expressão de ideias, sentimentos e emoções. O selo publica obras que dialogam com o leitor, divertindo e provocando a reflexão sobre questões pessoais e do mundo, por meio de uma linha editorial ampla e diversificada para atender todos os tipos de gosto: livros de pano e livros-brinquedo; livros tipo álbum para leitores iniciantes; e, para leitores mais maduros, aventuras, histórias com temas do cotidiano e quadrinhos. Tudo para fazer da leitura uma atividade prazerosa e significativa. Desde 2009, a Salamandra detém exclusividade sobre toda obra literária de Ruth Rocha, uma das escritoras mais talentosas e queridas do Brasil, em uma iniciativa inédita no mercado de livros para crianças e jovens.
    

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras