Guia do Livro Infantil para educadores

Por: Julyana Castro

355668

A Leiturinha, maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil acaba de lançar o Guia do Livro Infantil especialmente produzido para educadores. A criação do material visa contribuir para o acervo de obras literárias de professores e escolas brasileiras com o intuito de ampliar o conhecimento técnico e pedagógico acerca das inúmeras opções do mercado. Ao todo, 129 títulos compõem o catálogo que será enviado gratuitamente aos interessados e é dividido em 4 categorias diferentes para atender educadores de crianças que estão na faixa etária entre 3 e 10 anos.

Os títulos sobre literatura de ciranda, também conhecida como conteúdo complementar educacional, são livros não obrigatórios em sala de aula, mas de extrema importância na evolução e desenvolvimento infantil. Além disso, pais e mães contam com a ajuda dos professores para incentivar a evolução dos pequenos também no ambiente familiar. O que poucos sabem é que as informações pedagógicas sobre esses materiais não estão facilmente acessíveis, o que dificulta a troca de conhecimento.
 
Em pesquisa realizada pela Leiturinha com professores de todo o Brasil, constatou-se que muitos dos profissionais não têm acesso à informações de qualidade sobre livros de ciranda e dependem do conhecimento pessoal para fazer as indicações. Além disso, a grande maioria afirma que encontra sugestões de livros para indicar em sala de aula na internet, mas que são informações extremamente rasas e sem direcionamento ao educador.
 
De acordo com o Rodolfo Reis, CEO e Cofundador da Leiturinha, o guia será um material completo e elaborado a partir de uma curadoria especializada e voltada para o educador. Ao receber o guia, o profissional poderá assinalar aqueles livros que mais lhe interessam e indicar às famílias com todas as informações necessárias para fazer a melhor escolha. Além disso, a escola também poderá utilizar as obras como livros de adoção, cuja leitura, diferentemente dos livros de ciranda, faz parte do plano de conteúdo das aulas.
 
“O grande objetivo do Guia é permitir que os educadores possam recomendar às famílias dos alunos os livros mais adequados para complementar as atividades escolares, enriquecer o momento de leitura em família ou até trabalhar conteúdo complementar em sala de aula”, afirma o CEO.
 
A distribuição do Guia do Livro Infantil é gratuita. Para os educadores interessados em receber o material, o cadastro deve ser feito pelo site: http://guiadolivroinfantil.com.br/

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras