O livro da história

Por: Marcelo Brevi

359819
O mais novo volume da coleção As grandes ideias de todos os tempos é dedicado ao estudo dos principais eventos que ocorreram no decorrer da história. Décimo primeiro volume da série, O livro da história, lançamento da Globo Livros, revela detalhes de episódios que moldaram nosso mundo, como o surgimento do Código de Hamurabi, as conquistas de Alexandre, o Grande, o surto da Peste Negra na Europa, o Renascimento e o Tratado de Versalhes.
 
Com linguagem simples e projeto gráfico sofisticado, a publicação é recheada de imagens icônicas, pôsteres e infográficos. Como a democracia surgiu na Grécia Antiga? O que causou a queda do Muro de Berlim? Como o Brasil se tornou um país independente? O livro da história responde a estas questões e outras explorando as civilizações, revoluções e o avanço das tecnologias. 
 
Escrito por historiadores, arqueólogos e antropólogos, o livro contém explicações claras e concisas que proporcionam uma leitura interessante e agradável para diversos tipos de leitores, dos mais inexperientes no assunto aos acadêmicos ou estudantes ávidos. Os artigos incluem minibiografias abrangentes de figuras significativas para a história, de Júlio César a Maomé, de Cristóvão Colombo a Simón Bolívar, de Mahatma Gandhi a Adolf Hitler. O livro traz ainda um glossário com termos relacionados aos assuntos abordados no livro, como “bárbaro”, “capitalismo”, “comunismo”, “dinastia” e “revolução”.
 
Para adaptar o conteúdo ao leitor brasileiro, esta edição conta com informações relevantes, como os textos sobre a fundação do primeiro governo-geral e a proclamação da república no Brasil, a Batalha de Ourique e o Cerco de Lisboa, episódios essenciais para a formação de Portugal e do Brasil, e também a ampliação do conteúdo sobre a independência dos países latino-americanos em relação às metrópoles europeias, com destaque para a independência brasileira a partir do Grito do Ipiranga.

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras