Sentimento de filha

Por: Maria Rita Liporoni Toledo

403757

Eram passados apenas quarenta dias do falecimento de sua mãe. A dor da ausência, de presença tão constante em sua vida, estava intolerável. À noite, esta amargura acentuava-se. Tereza decidiu ir à casa da mãe, onde, provisoriamente, estava o pai, para ficar perto dos seus objetos, tocar nos pertences, admirar as plantas, sentir o aroma das roupas, andar pela casa, recompondo seus passos, respirar resquícios de amor que lá restavam.

Mas nada fez, pois outra tristeza a esperava: seu pai conversava com uma estranha na porta da casa. Sentimentos de ciúme, indignação, injustiça, traição a dominaram; a razão lhe fugiu e ela destratou a mulher, enquanto revoltava-se contra o pai.

- Estávamos apenas conversando, disse ela. Ele sente muita solidão...

Esta fala soou ofensiva e irônica, o que aumentou sua raiva e frustração e, aos gritos, exigiu que ela desaparecesse.

A mãe fora casada por mais de trinta anos, era, amorosamente, dedicada à educação dos filhos. Sempre presente, ajudava a todos na família, tratando-os com afeto. Tereza não concebia a ideia de que ela pudesse ser substituída tão vulgarmente e com tanta rapidez.

Naquele momento, começava outra etapa em sua vida.

O tempo foi passando, filhos pequenos a absorviam, a profissão era exaustante. O marido, sempre sensato, pedia-lhe que aceitasse o traçar da vida. Quando ela deu em si, seu pai casara–se novamente. Nada poderia ser feito. Ivone, este era o nome da nova mulher, mostrava-se prestativa e simpática. Cuidava bem dele, o que a tranquilizava, atenuando-lhe o fardo de mais uma responsabilidade.

Durou pouco este enlevo. Quando ele adoeceu seriamente, ela se omitiu, alegando ser muito nova e, de fato o era, para ficar presa, cuidando de um idoso. Queria viver intensamente, viajar, conhecer pessoas. Recursos para isto ele lhe deixara...

Tereza cuidou do pai, em memória de sua mãe que muito o amara, mas não esqueceu o grande dissabor que passara naquela noite, quando seu coração, sangrando pela morte dela, foi profundamente magoado, deixando-a mais desolada.


 

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras