Promessa cumprida

Por: Maria Rita Liporoni Toledo

406896

Diante do douradíssimo altar de Santo Antônio, na igreja de São Francisco, em Salvador, BA, Daniela prometeu casar-se lá, se conseguisse um marido, já que seu maior desejo ainda não tinha se concretizado. A capela central da igreja demorou séculos para ser concluída, desde o início oficial em 1686 e até hoje passa por restaurações e manutenção de seus azulejos, pisos e altares de estilo Barroco, bem rebuscado, como deve ser uma obra assim. Mas o que impressionou Daniela foram os altares de inúmeros santos, figuras de anjos em meio a flores e pássaros, frisos, arcos, pilares, teto, púlpitos, tudo revestido em ouro. Segundo informação do guia que os acompanhava, ela estava em uma excursão, gastou-se uma tonelada de ouro nos douramentos de todo o interior da igreja.

Ainda em um alumbramento, olhando para cima a fim de ver um lampadário de prata, bem próximo ao altar principal, onde fica a imagem grandiosa de São Francisco, ela tropeçou na ponta de um banco de madeira onde ajoelham-se os devotos. Quase caindo foi amparada por um homem forte, de sorriso alvíssimo que olhava ternamente para ela. Pronto, Santo Antônio já atendera ao seu pedido! Estava ali seu futuro marido, tão esperado e sonhado.

Convidada para o acompanhar, Arlete afastou-se do grupo e informou os amigos que os encontraria no hotel. Passaram o dia juntos, descobrindo-se e encontrando-se. Os dois eram de São Paulo, ela professora de educação infantil, ele professor de História, apaixonado por antiguidades, monumentos, obras de arte, fatos e acontecimentos que se referem ao passado do país. Era a quarta vez que ia a Salvador e intencionava ir a outros lugares onde pudesse reconhecer como se formou a identidade do povo brasileiro.

Após um ano, a bela Bahia de Todos os Santos os esperava, com seu cintilante mar azul. Depois do casamento, na igreja de São Francisco e bênção no altar de Santo Antônio, eles dirigiram-se à praia e olhando para o infinito, juraram amar-se para sempre.


 

Envie seu texto
e faça parte do Nossas Letras