28/09/2013 - Reportagem de Bruno Piola

Cetesb revela que ar de Franca é o menos poluído do interior de SP

Foto de: Dirceu Garcia/Comércio da Franca

Franca no final da tarde de ontem; ar da cidade é melhor que em 12 outros municípios de SP

Franca tem o ar mais limpo do interior de São Paulo. Essa é a conclusão do relatório do ar disponibilizado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) referente ao ano passado. Das treze cidades pesquisadas no item “Fumaça”, Franca é a que apresenta a menor concentração do material particulado (fuligem): 6 microgramas por metro cúbico. Em segundo lugar, vem Itu, com 9 microgramas por metro cúbico. O município que apresentou o maior nível de poluição foi Jundiaí, com uma concentração de 28. A Cetesb considera “bons” os índices de fumaça de 0 a 60 microgramas por metro cúbico, nível em que “praticamente não há riscos à saúde”.

Dúvidas, sugestões, reclamações?

Whatsapp GCN

16.99122-0761

2 COMENTÁRIOS

marques

28 de Setembro 2013

se o ar de Franca é o melhor o de Patrocínio Paulista então é ótimo...

Gostei - (8 pessoas gostaram)

Darsio Batista

28 de Setembro 2013

Entendo que a grande preocupação deveria estar nos cuidados com o solo e com a água. Digo isto porque frequentemente é possível constatar restos de couro industrial jogados em terrenos baldios. A presença de cromo neste tipo de material representa uma preocupante ameaça, pois muito provavelmente ele já tenha contaminado os aquíferos mais próximos da superfície, o que compromete a qualidade da água de poços e nascentes, além de colocar em risco a própria saúde da população. Se isso não bastasse, existem certos porcos que insistem em fazer de terrenos baldios, verdadeiros lixões a céu aberto, o que certamente também contribui para contaminar o solo, além de estabelecer verdadeiras maternidades para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Como podemos perceber, ainda estamos muito longe de transformar a cidade em referência de sustentabilidade.

Gostei - (9 pessoas gostaram)
COMENTE
A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o

Código de Conduta On-line do GCN.

Li e concordo com o código de conduta online.