24 de agosto de 2019

Franca

Alunos do Uni-Facef criam aplicativo para o centro universitário

A partir de hoje, os alunos da Uni-Facef (Centro Universitário de Franca) terão uma forma mais rápida e prática de acessar notas, acervo da biblioteca e pagamento de mensalidades.

Franca 19/04/2016 - Repórter: Lydia Rodrigues
Foto de: Dirceu Garcia/Comércio da Franca
Professores Daniel Pires e Noêmia Toledo com os alunos de sistemas de informação, que mostram aplicativo na tela dos celulares
A partir de hoje, os alunos da Uni-Facef (Centro Universitário de Franca) terão uma forma mais rápida e prática de acessar notas, acervo da biblioteca e pagamento de mensalidades. Os estudantes do curso de sistemas de informação da universidade desenvolveram um aplicativo móvel gratuito, chamado Portal do Aluno, que trará esses recursos e estará disponível para todos os alunos da instituição, por meio do uso de smartphones.
 
O desenvolvimento do aplicativo foi motivado pelo hábito das pessoas acessarem a internet pelo celular. “Verificamos as necessidades dos alunos e criamos esse aplicativo dentro de um cenário inovador, que envolve esse tipo de recurso móvel para acessar informações acadêmicas”, disse o professor Daniel Facciolo Pires, que orientou o projeto em parceria com o professor Carlos Alberto Lucas.
 
As opções oferecidas pelo aplicativo já existem no site do Uni-Facef, mas, pela ferramenta, os cerca de 2 mil alunos da universidade terão um acesso mais fácil e intuitivo.
 
O projeto foi produzido durante três meses e envolveu fases de análise, desenvolvimento e implantação. “Tivemos etapas como codificação de software, organização das informações e escolha dos desenhos das telas e das cores dos botões”, disse o professor Daniel Pires.
 
Para o aluno Paulo Vinícius Pacheco Sorrentino, 39, a produção do aplicativo Portal do Aluno possibilitou uma maior aproximação com a realidade do mercado de trabalho. “Fazer o aplicativo é um diferencial no curso. Na faculdade, nem sempre temos a oportunidade de colocar a mão na massa e fazer algo real. Vivemos uma situação do mercado como se os alunos da universidade fossem os clientes”, disse o universitário. 
 
Para ele, o aplicativo será muito útil na universidade, já que entre o público jovem é comum o desejo de estar conectado e fazer acessos com apenas um clique.
 
A possibilidade de deixar um “legado” para os atuais e futuros alunos do Uni-Facef foi outro fator que estimulou a criação do aplicativo. “É um sistema que está sendo pedido há muito tempo pelos universitários e vai ficar para outros alunos usarem”, disse o estudante Arthur Emiliano de Queiroz, 22.
 
A criação do aplicativo envolveu 16 alunos do quarto ano do curso de sistemas de informação e contou com o apoio dos funcionários de TI do centro universitário, a professora Noêmia Toledo e Alexandre Pereira. Também houve a colaboração da empresa Eddydata, que é responsável pelo portal web do site da universidade, para desenvolvimento do software. 
 
O aplicativo já pode ser encontrado para a versão Android na Play Store do Google, já as versões para iPhone e Windows Phone serão disponibilizadas em junho.
 


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

VER MAIS