29 de novembro de 2021

Franca

Tempestade de granizo faz 'nevar' em Franca; veja fotos

A paisagem de Franca se transformou na tarde de ontem e a cidade ganhou aspecto de países europeus em invernos rigorosos. Uma pancada de chuva com forte vento e granizo provocou transtornos na cidade.

Franca 25/10/2017

Rotatória de avenidas que ligam as zonas Leste e Sul de Franca, na saída para Ibiraci, ficou pintada de branco pela grande quantidade que caiu na tarde de ontem
As imagens ganharam as redes sociais em fração de segundos e provocaram incredulidade. Muitos disseram que se tratavam de montagens. Acredite, foi real. A paisagem de Franca se transformou na tarde de ontem e a cidade ganhou aspecto de países europeus em invernos rigorosos. Também fez lembrar locais encravados nas serras gaúchas, onde os turistas adoram passar frio para conhecer a neve. 
 
Uma pancada de chuva com forte vento e granizo, concentrada com mais intensidade na região leste, provocou transtornos em Franca. O temporal durou cerca de 30 minutos, tempo suficiente para subir o nível dos córregos, assustar motoristas e provocar estragos. Foram 17 milímetros de chuva, ou 17 litros por metro quadrado, o que é considerado muito para o curto espaço de tempo.
 
A chuva começou por volta das 16h20. Em poucos minutos, os granizos ganharam forma de neve nas ruas e quintais de casas, empresas e escola. A rotatória na saída para Ibiraci (MG) e parte da rodovia João Traficante ficaram repletas de gelo.
 
A concentração de granizo foi maior nas regiões dos jardins Ana Dorothéa, Palestina, Paraty, Zanetti, Éden, Palma, Brasilândia e Paulistano. Na avenida Chafic Facury, motoristas ficaram com medo do vento e das pedras de gelo, e desceram de seus carros para se protegerem em um posto de combustível. 
 
Pelos menos quatro árvores caíram. No Jardim Brasilândia, o telhado do banheiro de uma residência desabou. Não havia ninguém no local no momento. Outra casa que acabou destelhada foi na saída para Ibiraci, em uma chácara. Os moradores foram surpreendidos pela forte chuva. Vários móveis foram atingidos pelo gelo. Ruas dos jardins Aeroporto 3 e 4 do Palestina ficaram no escuro.
 
O Corpo de Bombeiros informou que atendeu várias chamadas, mas sem registro de vitimas. As pistas escorregadias por conta da concentração de gelo provocaram quedas de motos.

Cumulonimbus
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que a ocorrência de chuva com granizo é normal nesta época do ano, por conta da existência de vários fenômenos simultâneos. Havia uma nuvem do tipo “cumulonimbus” sobre a região atingida pelo temporal. O nome é a combinação das palavras em latim cumulus, que quer dizer amontoado, e de nimbus, que quer dizer chuva.
 
O excesso de calor armazenado na atmosfera e a umidade do ar elevada são as razões básicas para a formação das grandes nuvens cumulonimbus que provocam os raios, os trovões, rajadas de vento e granizo.  
 
Segundo o Inmet, o tempo vai melhorar hoje e amanhã, mas é possível que volte a chover a partir de sexta-feira.
 
Tempestade de granizo
Um internauta impressionado com a força da chuva e os ventos começou a gravar a tempestade de granizo. As imagens foram feitas na avenida Eliza Verzola Gosuen e mostram um barracão indo ao chão. Não há informações de feridos. 
 


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001