19 de junho de 2019

Franca

Esculturas trazem o humano e o natural nos ambientes

A Casacor Franca também é espaço para peças esculturais em suas diversas formas.

Franca 01/11/2017 -
Cachorros esculpidos em madeira pelo artista pernambucano Marcos de Sertânia, no Recanto do Colecionador
A Casacor Franca também é espaço para peças esculturais em suas diversas formas. A artista plástica e primeira-dama da cidade de São Paulo, Bia Doria, aparece com uma obra no Jardim de Inverno, assinada pelo paisagista Daniel Lima, e também no Lounge de Recepção, projetado pelo arquiteto e designer de interiores Bruno Lopes e Rodrigo de Moura, que também é designer. 
 
A matéria-prima utilizada por ela são os elementos da natureza, e as esculturas foram selecionadas pela artista conforme o conceito de cada ambiente. ‘Foi uma combinação perfeita, que iluminou bastante e valorizou a nossa proposta’, diz Rodrigo. A madeira que compõe os projetos de Bia Doria também é a base para as criações do escultor pernambucano Marcos de Sertânia. O trabalho dele, com traços marcantes em madeira talhada, é apresentado em peças no Recanto do Colecionador.
 
As pedras assumem novas formas, como no busto feminino que ornamenta o SPA Equilíbrio, de Tiago Castro. O arquiteto escolheu a pedra-sabão para a escultura, instalada ao lado da banheira de imersão feita com o mesmo material. Já o Living Atemporal traz o requinte do renomado artista italiano Inos Corradin em duas peças delicadas de bronze: Menina no Balanço e Golfista. 
 
Fitas crepes também ganham novas dimensões nas mãos da artista plástica Sandra Barreiro. É com este material que ela molda personagens e cenários para criar um mundo próprio. O trabalho da profissional aparece em esculturas que elevam diversos ambientes da mostra.
 
Cinco peças feitas por Sandra compõem a Saleta de Leitura instalada embaixo dos degraus da Escada, projeto assinado pelas designers de interiores Mônica Barcellos e Renata Afonso. Duas obras foram confeccionadas especialmente para a mostra. A maior delas é a representação de uma árvore cujas flores e folhas dão lugar a pequenos livros.
 
‘Quando pensamos na saleta, decidimos trazer vários elementos que remetessem à leitura. Nós conhecemos as técnicas da Sandra durante esse processo, então mostramos nossas ideias e pedimos a criação desta árvore. É uma peça bastante lúdica, a cereja do bolo’, conta Mônica.
 
O universo lúdico da artista plástica arremata a proposta da Cozinha Ninho, dos arquitetos Luís Alfredo e Luciana Rogério, com delicadeza. Uma revoada de pássaros domina uma das paredes do ambiente, enquanto crianças brincando de ciranda deixam a decoração da mesa ainda mais aconchegante. Já no Home Office, projetado pela arquiteta Milena Cintra, peças de Sandra estão expostas em prateleiras instaladas na vitrine do espaço. 
 
Serviço:
CASACOR FRANCA
Período: de 5 de outubro a 15 de novembro
Horário: Terça a quinta-feira e domingo - das 15 às 21 horas
Sexta-feira e sábado - das 15 às 22 horas
Local: Rua da Justiça, 655, Parque dos Lima - Franca, São Paulo


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

VER MAIS