24 de junho de 2019

Franca

11,5 mil famílias ainda esperam pela casa própria

O dado é da Central da Habitação, que funciona junto à Secretaria de Ação Social.

Franca 11/10/2018 -
Gilson de Souza comemora entrega de chaves do Copacabana; meta é chegar a 5 mil unidades
Em Franca, 11,5 mil famílias ainda esperam poder realizar o sonho de ter uma casa. O dado é da Central da Habitação, que funciona junto à Secretaria Municipal de Ação Social, e foi divulgado ontem. De acordo com Vanderlei Tristão, que é responsável pela pasta, o número ainda é alto. 
 
A maior parte das famílias que está na fila por um imóvel, segundo a Central, tem renda mensal de até R$ 1,5 mil. “São famílias que são carentes. Vivem hoje, em sua maioria, de favor na casa de parentes ou em submoradias improvisadas. Não têm sequer condições de pagar o aluguel de um imóvel descente”, disse Vanderlei Tristão.
 
Os responsáveis pelas famílias não tem renda fixa. “Essa renda de R$ 1,5 mil não é fixa. Na maioria dos casos, as famílias sobrevivem de trabalhos informais, bicos, o que dificulta ainda mais a aquisição de um imóvel.”
 
O prefeito Gilson de Souza (DEM), que teve a habitação como uma de suas bandeiras de campanha, disse que tem feito todo o esforço para diminuir o número de famílias na fila. “Agora nossos esforços estão voltados para agilizar a criação do Fundo Municipal da Habitação, que servirá de base para que a Prefeitura possa fazer a doação de cestas básicas de materiais de construção para que as famílias que conseguirem adquirir um terreno tenham como construir seus lares”, disse. 
 
Outra iniciativa que também deve ser implantada em Franca é o sistema de lotes urbanizados, em que o poder público municipal doa a área para que as casas sejam construídas em sistema de mutirões. “Esse é um programa que tem funcionado bem em outros municípios e que também já funcionou em Franca anos atrás. Estamos na fase de elaboração do projeto para que possamos encaminhar à Câmara”, disse o prefeito. 
 
Gilson ainda afirmou que a meta de seu governo é fechar o mandato com pelo menos 5 mil unidades habitacionais entregues à população carente.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

VER MAIS