24 de junho de 2019

Esporte

Sesi Franca bate o Paulistano e conquista o Paulista 2018

A equipe francana, que chega ao seu 12º triunfo estadual, não ganhava um título da competição promovida pela FPB havia 11 anos. A última vez que o clube francano levantou a taça de campeão do Estadual foi em 2007.

Esporte 11/10/2018 - Repórter: N. Fradique
Foto de:
Jogadores e comissão técnica comemoram muito a conquista do título do Campeonato Paulista na noite de ontem. Foto: Everton Amaro/Fiesp
O Sesi Franca Basquete bateu o Paulistano, por 77 a 69, nessa quarta-feira (10), no ginásio Antonio Prado Júnior, em São Paulo, pelo segundo confronto do playoff melhor de três do Campeonato Paulista. Com a vitória, a equipe francana fechou a série em 2 a 0, conquistando o título do Estadual 2018.
 
A equipe francana, que chega ao seu 12º triunfo estadual, não ganhava um título da competição promovida pela FPB (Federação Paulista de Basquetebol) havia 11 anos. A última vez que o clube francano levantou a taça de campeão do Estadual foi em 2007, em final marcante contra o Assis. Na ocasião, a partida disputada no Poliesportivo, foi decidida na prorrogação com o placar terminando 82 a 80. Helinho era o armador do time e fora considerado o melhor jogador do campeonato daquele ano.
 
No ano seguinte (2008) as principais equipes do Estado se rebelaram contra os desmandos dos dirigentes da FPB e disputaram apenas a Supercopa (competição independente), com o Franca voltando a conquistar o título Estadual. Na oportunidade, a final foi contra o São Bernardo, com o time francano fazendo a festa fora de casa.
 
O jogo
O Paulistano abriu o placar com Roquemore. Léo Meindl anotou mais dois, abrindo quatro pontos. Cipolini sofreu falta e diminuiu convertendo os dois lances livres. Mas na sequência, o time da casa abriu 7 pontos para vencer o primeiro quarto por 20 a 13.
 
O segundo quarto foi bastante equilibrado com a equipe da Capital aumentando a diferença para 9 pontos. O período terminou empatado por 14 a 14.
 
Na volta do intervalo, o time francano imprimiu ritmo forte, com bom aproveitamento ofensivo e com uma defesa bem encaixada. Assim, o Franca anotou 20 pontos contra 13 dos donos da casa.
 
O final do jogo foi emocionante. Após os francanos abrirem 12 pontos, os paulistanos encostaram no placar, mas a equipe visitante conseguiu segurar a dianteira do marcador, vencendo o último quarto por 30 a 22, conquistando o troféu de campeão na casa do rival.
 
Ao final do jogo, o treinador Helinho Garcia chorou muito e agradeceu todo mundo, desde a diretoria do clube até o roupeiro.
 
O cestinha da partida foi o armador Elinho, com 17 pontos, para o Franca. 
 
O jogador também foi eleito o MVP das finais do Estadual. Lucas Dias, com 14 pontos; Jimmy e David Jackson com 13 pontos cada um, também se destacaram na partida. O destaque do Paulistano foi Yago, com 12 pontos.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

VER MAIS