27 de junho de 2019

Franca

Detran dá dicas para comprar veículos de leilão

Os leilões são uma boa opção, porém é preciso ter atenção às regras para não se complicar.

Franca 09/03/2019 - Repórter: Caíque Araújo
Foto de: William Borges/Comércio da Franca
O Detran oferece dicas seguranças para o consumidor se dar bem na compra de veículos de leilão

Os leilões têm se tornado uma opção cada vez mais comum para quem pretende adquirir um veículo. Os leilões do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) são uma boa opção, porém é preciso ter atenção às regras para não se complicar e evitar problemas futuros.

O Detran realiza os pregões que são publicados no site www.detran.sp.gov.br, onde é possível checar o nome do leiloeiro, empresa do leilão virtual, endereço do pátio e horários de visitação dos veículos.

As mesmas empresas e leiloeiros também podem realizar outros leilões de veículos, como firmas particulares, leilões judiciais, leilões de bancos, mas apenas as ofertas do Detran.SP é que podem ser verificadas no site oficial do departamento.

O departamento ainda alerta que o único canal para realização dos leilões é o site oficial do Detran.SP e que golpes de estelionato têm sido comuns e costumam ser praticados por aplicativos como WhatsApp ou redes sociais como o Facebook.

As empresas e pátios que estiverem usando irregularmente o nome do Detran.SP para pregões de veículos devem ser denunciados na Polícia Civil ou para a ouvidoria do Detran, pelo site www.detran.sp.gov.br.

O delegado Márcio Murari, responsável pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais), relata que a prática de golpes em falsos leilões tem se tornado cada vez mais comum. “Os golpes acontecem na maioria das vezes em leilões pela internet. O que acontece são falsos leilões ou falsas ofertas de carros, onde se é pedido para depositar o valor e não entregam o carro”,disse.

O Detran orienta que a pessoa interessada em comprar um veículo tem direito de visitar o veículo no pátio, antes de participar do leilão Ela também pode verificar a situação de cadastro do veículo, fazendo uma consulta no portal, além de verificar possíveis vistorias anteriores.

Os veículos leiloados são aqueles que foram removidos pela Polícia Militar, em perímetro urbano, por infrações como racha, manobra perigosa, falta de licenciamento, veículo sem placa ou com a placa ilegível.

No interior do Estado de São Paulo, alguns leilões serão realizados no mês de março, em cidades de Mococa, Miguelópolis, Morro Agudo, Piracicaba e Rio Claro. Todas as informações estão disponíveis no site do Detran.SP www.detran.sp.gov.br.


 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

VER MAIS