23 de julho de 2019

Opinião

O poder das lágrimas

A visão que muitos têm das lágrimas, parece não se alinhar com os ensinamentos de Jesus. Para muitos, lágrimas são um sinal de fraqueza.

Opinião 17/03/2019 -

“Ana, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente”. I Samuel. 1.10

A visão que muitos têm das lágrimas, parece não se alinhar com os ensinamentos de Jesus. Para muitos, lágrimas são um sinal de fraqueza. Mas as lágrimas, na verdade, é um dos bens mais preciosos. Chorar é um escape, uma forma de esvaziar as dores da alma. Lágrimas retidas certamente endurecem o coração, devido ao acúmulo de mágoas.

Quando aprendemos a chorar pela causa justa, e isto, na hora e no lugar certo, não há dúvidas que Deus vem em nosso socorro. A Bíblia descreve a história de uma mulher chamada Ana, uma israelita que temia a Deus, e que recebeu sua bênção (a cura da esterilidade), quando derramou a sua amargura diante do Senhor. Por não gerar filhos, era humilhada constantemente numa época em que não poderia haver maldição maior para uma mulher, do que ter o útero fechado. Mesmo estando diante de uma situação irreversível aos olhos humanos, Ana assumiu sua situação e resolveu derramar se em lágrimas diante do Senhor toda a sua dor.

Às vezes, choramos por autocompaixão, ao invés de chorarmos como quem tem intimidade com o Senhor. Todavia, Jesus jamais se sensibilizou diante das lágrimas da autocompaixão, mas sempre veio ao encontro de corações sinceros e humildes. Diz o texto que Ana: “Com amargura na alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente”. Lágrimas derramadas aos pés do Senhor são valiosas, cada uma delas são recolhidas e levadas diante de Deus.

As lágrimas da intercessão não devem significar desespero da situação, mas o desnudar sem reservas da alma necessitada de Deus. O choro rega as sementes das nossas palavras. A princípio, o sacerdote Eli, que já estava com adiantada idade e não enxergava bem, pensou que ela estava embriagada, mas depois compreendendo a dor daquela alma a abençoou. Quem conhece a história de Ana, sabe que daquela oração regada de lágrimas, nasceu Samuel, que tornou se no grande, profeta, sacerdote e juiz de Israel. Portanto, caro leitor, se precisarmos chorar, façamos no lugar certo, aos pés do Senhor. Este é o melhor lugar, para derramarmos nossas lágrimas, porque Deus conhece a linguagem das lágrimas.

Deus vos abençoe.
 

 

Pastor Isaac Ribeiro
Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus/Franca - Ministério Missão –pr.isaac@uol.com.br


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

VER MAIS