23 de julho de 2019

Insight

A 'nossa' fantástica fábrica de chocolate

Fã de motos e de esportes, Márcio tem no pai, já morto, uma fonte permanente de inspiração

Insight 14/04/2019 -
O empresário Márcio Maniglia Franchini, 40, nunca foi ator nem teve qualquer participação no filme A Fantástica Fábrica de Chocolate. Mesmo assim, pouca gente tem tanta semelhança com Willie Wonka, o personagem principal, como ele e sua família. Fundada em 1991 pelos pais na cozinha de casa, a Desejo & Sabor é hoje uma fábrica de chocolates de verdade, que produz, como no filme, uma infinidade de doces tendo como base o cacau – puro, sem conservantes, o que garante um gosto refinado e marcante. Fã de motos e de esportes, Márcio tem no pai, morto em 2011, uma fonte permanente de inspiração. E na mãe e no irmão, seus sócios, uma fé e confiança absolutas. “Sorte grande”, costuma dizer. Uma doce verdade.
 
Você começou muito jovem ajudando na cozinha e não  exagero dizer que conhece, de fato, todas as etapas de produção. Foi um a aprendizado duro?
Agradeço por isso, porque nesse convívio que tínhamos na cozinha aprendi mais do que fazer doces e a ter uma profissão. Aprendi lições de vida e a valorizar o que construímos ali, que é a nossa união.
 
Apesar de crescer em ritmo acelerado, a Desejo & Sabor segue com uma estrutura familiar. Isso não atrapalha?
Saber que quando eu, minha mãe ou meu irmão não estamos aqui e as coisas continuam funcionando bem é perfeito, porque nos permite pequenos luxos, como nos revezar para fazer uma viagem um pouco mais longa ou se ausentar de vez em quando. Nenhuma decisão é tomada sozinha dentro da Desejo & Sabor, seja na área administrativa, financeira, de marketing ou na produção. Todos os diretores têm voz ativa e, qualquer que seja o assunto, são nas reuniões familiares que as resoluções são tomadas. Ninguém manda mais que o outro aqui e não tem briga de egos ou competição. Nosso foco é a empresa e o nosso segredo é a união.
 
Qual o desafio de acelerar a expansão da marca?
Só usamos matéria prima de qualidade e sem a adição de conservantes químicos, por isso nossos produtos têm validade curta, variando entre quatro e 21 dias. A logística e a responsabilidade de manter esse produtos bem conservados são difíceis, por isso vamos pensar muito antes de abrir lojas em todo o Brasil. Estamos passando por um processo de reorganização interna e planejamento de expansão. Ainda este ano apresentaremos novas lojas-conceito nas cidades de Franca e Ribeirão Preto, com muitas novidades.
 
Quais os principais lançamentos em ovos de Páscoa para esse ano?
Ovo Kit Kat, com casca com recheio cremoso de receita original da Nestlé, com um toque artesanal da Desejo & Sabor. Ovo 70% cacau trufado, feito com chocolate enriquecido com cacau com sabor intenso e recheio cremoso. Ovos Duetto, com o delicioso chocolate ao leite com camada de chocolate saborizado. Ovo Rubi, lançamento europeu, feito de chocolate com coloração rosada da amêndoa do cacau rubin, com notas cítricas frutadas. Ovo uísque Jack Daniela e licor Baileys, com casca trufada 70% cacau, acompanhado de seis bombons trufados com recheio líquido do uísque ou do licor.
 
De toda linha de vocês, quais os sabores que agradam  todos os gostos e não tem como errar?
Os clássicos. Camafeu de nozes, brigadeiros, ninho com nutella, bombom de morango, olho de sogra e os famosos docinhos de coco com receita exclusiva Desejo & Sabor.
 
Hoje em dia, o mercado está voltado para o segmento fitness. Quais as opções de ovos dessa linha e o que os diferem dos outros?
Vem crescendo muito a procura pelos chocolates enriquecidos com cacau, que tem características benéficas para a saúde, como baixo teor de açúcares, zero lactose e efeito antioxidante. 


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

VER MAIS