23 de julho de 2019

Franca

Missa de Ramos abre cronograma da Semana Santa

Período relembra a entrada de Jesus em Jerusalém e termina com a Ressurreição.

Franca 14/04/2019 - Repórter: Carolina Ribeiro
Foto de: William Borges/Comércio da Franca
O bispo Dom Paulo Roberto Beloto fará o sermão das Bem Aventuranças na Sexta-feira Santa

Tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo, a Semana Santa começa neste domingo, 14, com a celebração da Missa de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a Ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa. Na paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Catedral, procissões, adorações e missas, estão previstas para os próximos dias.

No domingo, as celebrações estão previstas para acontecer em quatro horários: 7, 9, 17 e 19 horas, com bênção de ramos em todos os horários. A celebração das 9 horas começará com procissão saindo da praça do Cemitério da Saudade até a Catedral.

Na Segunda-feira Santa, 15, a partir das 7 horas acontece a santa missa pelas almas do purgatório. Na Terça-feira Santa, 16, estão programadas três missas (7, 15 e 17 horas), sendo que no segundo horário a celebração será pelos enfermos e idosos e a terceira acontecerá na Capela Nossa Senhora de Louders. Neste dia, a partir das 19h30, acontece a procissão do encontro doloroso. Nesta celebração, os homens iniciam a procissão no Magazine Luiza e as mulheres na Capela Nossa Senhora de Lourdes. O sermão das Parábolas da Misericórdia será proferido pelo bispo da Diocese de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto.

Na Quarta-feira Santa são previstas três missas, às 7, 17 e 19 horas. Já na Quinta-feira Santa, início do Tríduo Pascal, às 9 horas, acontece a Missa dos Santos Óleos com a participação de todos os padres da Diocese de Franca. Às 19h30, há a celebração do Lava-pés e, às 21 horas, vigília e adoração eucarística.

Na Sexta-feira da Paixão, data em que os católicos costumam realizar jejum e abstinência de carne, haverá a Via Sacra na praça da Catedral a partir das 9 horas; às 15 horas acontecerá a celebração da Paixão do Senhor, e às 19 horas acontecerá a procissão do Senhor Morto, quando Dom Paulo fará o sermão das Bem Aventuranças. O Tríduo Pascal da Catedral será encerrado no Sábado de Aleluia, às 19h30 horas, com a Vigília Pascal.

No domingo de Páscoa, a partir das 6 horas, haverá a procissão do Senhor Ressuscitado e as missas normais no domingo, às 7, 9, 10h30, 17 e 19 horas.

 

Encenação espera atrair 2 mil pessoas
Com mais de três décadas de tradição, a Paróquia São Judas Tadeu realiza nesta Sexta-feira da Paixão, 19, uma encenação da Paixão de Cristo. A dramatização, que conta com um teatro de sombras que fala sobre a vida pública de Jesus e o espetáculo que encena passagens da Via Sacra até a crucificação do filho de Deus, está marcada para acontecer a partir das 8h30, no Salão da própria igreja. A expectativa é reunir cerca de 2 mil pessoas. 
 
Neste ano, o elenco e a parte técnica do espetáculo contam com a participação de 80 voluntários. A encenação Jovens em Cena - Paixão de Cristo já faz parte do calendário de eventos da paróquia.  “Estamos ensaiando há algumas semanas e tenho certeza que o espetáculo emocionará o público presente. Todos estão empenhados, atores e organização, em manter a tradição das últimas décadas com a encenação que é sempre aguardada pelos fiéis”, disse Leandro César Viotto, um dos organizadores do espetáculo.
 


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

VER MAIS