21 de julho de 2019

Opinião

O perigo das redes sociais!

Opinião 21/06/2019 -

Com o advento da internet, as redes sociais criaram um espaço livre inimaginável para circulação das mais diversas e variadas idéias e opiniões. Nesse espaço é possível ter acesso a “quase todas” informações, sobre tudo, do mais brilhante pensador, à mentes criminosas que se utilizam das “brechas” existentes para cometer as mais diversas ilegalidades. Há notícias falsas, mentiras políticas, campanhas de ódios, constrangimentos públicos, golpes econômicos e comerciais, desinformações, canais de relacionamentos que sequer sabem com quem está se conversando, agressões verbais, assédios etc.

Nas últimas semanas não se fala de outra coisa a não ser as divulgações das conversas entre o então juiz Sérgio Mouro e procuradores que conduziam o processo da Operação Lava Jato. Tais alegações não possuem comprovações de serem verdadeiras ou simplesmente montagem. E a propósito o ex-juiz dirigiu-se ao Senado Federal para esclarecimentos e a sessão durou mais de dez horas, porém, a nosso ver, inócua, pois não há comprovação da autenticidade e a integralidade das conversas, assim está discutindo algo que não há comprovação de nada. Em nossa opinião é um momento muito delicado, pois o site que divulgou as pseudas conversas, está apenas verificando as repercussões e as medidas que serão adotadas pelas autoridades brasileiras sobre o caso em questão. Se não forem adotadas sérias medidas de responsabilização, aí sim os mesmos se sentirão à vontade para continuar a divulgar qualquer coisa, sem nenhuma comprovação e praticamente paralisar o Brasil em momento tão importante de sua história, quando passa de mero expectador de casos de corrupção, para ser um Estado que busca da moralização.

Em razão do artigo que publicamos na semana passada, recebemos muitos contatos, alguns favoráveis e outros contrários. Gostaria somente de ressaltar que, não é porque determinado cidadão tem uma ideologia ou pertença a determinado partido, que ele não possa, por suas análises e capacidade, ser contrário ao que se prega. No caso do ex-presidente Lula, como já dissemos em várias oportunidades, a defesa do ex-presidente Lula e o seu partido erraram na forma de atuar na administração pública e posteriormente erraram na estratégia de defesa. E ponto final!

MUDANÇAS NA DIREÇÃO DO BNDES: Aos cidadãos brasileiros, foi prometido em campanha que “seria aberta a caixa preta do BNDES”, porém passados quase seis meses do novo governo, pouca coisa foi divulgada. Assim foi salutar que o presidente Bolsonaro trocasse a sua direção, para que novos gestores do BNDES possam esclarecer contratos sigilosos, empréstimos em condições privilegiadas para determinada operação e utilizada em outras coisas. Enfim, nós esperamos que agora tanto o grande tomador de dinheiro público quanto o pequeno empreendedor que utilizou o dinheiro para outros fins e não para o fomento da economia, possam ser responsabilizados. E que não demore muito.

Toninho Menezes Advogado e Professor Universitário toninhomenezes16@gmail.com



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

VER MAIS