21 de fevereiro de 2020

Crianças

Há 50 anos ... o homem chegou à Lua.

Se você é uma criança antenada com o noticiário deve ter sabido que ontem, 20 de julho, foi comemorada os 50 anos da chegada do homem à Lua

Crianças 20/07/2019 -
Foi uma façanha extraordinária para os humanos. Uma emoção grande tomou conta das pessoas que assistiram ao feito por transmissão de TV. Seus pais com certeza não viram. Mas seus avós, provavelmente sim. Eles poderão lhe contar o que isso significou. Selecionamos para os leitores do Clubinho alguns dados muito interessantes sobre esse capítulo importante da história humana.

O astronauta Neil Armstrong foi quem  deu o primeiro passo na Lua. Ele registrou o momento com a seguinte frase: “Este é um pequeno passo para um homem; mas um gigantesco passo para a humanidade.


O segundo Astronauta a pisar na Lua, quinze minutos depois, foi Edwin Aldrin. Quando os dois estavam na superfície lunar, fincaram no solo uma bandeira metálica dos Estados Unidos

Junto com a bandeira fixaram uma placa com os seguintes dizeres: " Aqui os homens do planeta Terra puseram pela primeira vez os pés na Lua. Julho de 1969 d.C. Viemos em paz em nome de toda a humanidade."

A bandeira e a placa foram colocadas junto à perna do módulo lunar. Está assinada pelos astronautas e por Richard Nixon, então presidente dos Estados Unidos da América.

O projeto que levou o homem à lua chamou-se “Missão Apollo”. O voo tripulado pelos três astronautas tinha o nome de Apollo 11. Os astronautas que ficaram marcados na história da humanidade são: Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins.

Michael Collins pilotou sozinho o módulo de comando e serviço Columbia, na órbita da Lua, enquanto seus companheiros estavam na superfície do satélite.

A missão foi lançada pelo foguete Saturno V do Centro Espacial John F. Kennedy na Flórida às 13h32min UTC de 16 de julho, tendo sido a quinta missão tripulada do Programa Apollo 


A bota de cor azul usada por Armstrong era número 41, pois este era o tamanho de seu pé. Neil Armstrong  tinha 38 anos e a data memorável foi o dia 20 de julho de 1969 às 23 horas e 56 minutos 31 segundos.

1,2 bilhão foi o número de pessoas que acompanharam a descida do homem na Lua pela TV. Quase todo o mundo viu. Menos na China. Por questões políticas, os chineses não sabiam da chegada do homem à Lua até poucos anos atrás.

A nave Apollo era formada por três partes: um módulo de comando com uma cabine para três astronautas, a única parte que retornou para a Terra; um módulo de serviço, que apoiava o módulo de comando com propulsão, energia elétrica, oxigênio e água; e um módulo lunar dividido em dois estágios, um de descida para a Lua e um de subida para levar os astronautas de volta à órbita. 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Clubinho

CLIMA EM FRANCA

25°
20°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: