21 de fevereiro de 2020

Crianças

ESPORTE

Saiba o que é Taekwondo

O Taekwondo é uma arte marcial criada há dois milênios na região que hoje é a Coreia.

Crianças 27/07/2019 -
O Taekwondo é uma arte marcial criada há dois milênios na região que hoje é a Coreia. Apesar de ser uma luta, possui, como quase todas as artes de guerra, uma filosofia. Esta consiste na valorização da perseverança, integridade, autocontrole, cortesia, respeito e lealdade. O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho. A vestimenta usada pelos taekwondistas é branca e se chama dobok. Na Coreia, a partir dos cinco anos toda criança pratica o Taekwondo na escola.

Graus de aperfeiçoamento

Essa luta/esporte apresenta etapas de aprendizagem que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos geups e dans.

Cada geup corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura. Iniciantes começam com a faixa branca, passam para a faixa amarela, chegam até a verde. E caminham praticando para, quando mais experientes, chegarem à faixa preta.

Cada dan corresponde a um nível de conhecimento que progride do primeiro até nono ou décimo dan. Os níveis mais baixos normalmente podem ser atingidos através de exames ou competições; os mais altos, entretanto, requerem décadas de experiência, atividades e pesquisa.

 

Regras principais

Na luta de Taekwondo fica proibido: agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário. Estas práticas negativas fazem o lutador perder pontos.

 

Quem é o vencedor

Vence o lutador que conseguir provocar num nocaute (queda do adversário sem que ele apresente condições de continuar a luta). Se esta situação não ocorrer até o final da luta, vence quem obtiver um maior número de pontos, que são conquistados através dos golpes.

 

Campeonatos

O último Campeonato Mundial de Taekwondo aconteceu em junho de 2017, na cidade de Muju (Coreia do Sul). A equipe da Coreia do Sul ficou em primeiro lugar com 10 medalhas conquistadas (5 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze).

 

Recordistas

O maior taekwondista olímpico é o iraniano Hadi Saeibonehkohal, que ganhou três medalhas olímpicas (2 de ouro e 1 de bronze) entre as Olimpíadas de 2000 e 2008.

 

No Brasil

Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 foram disputadas 4 categorias (masculino e feminino): peso-mosca, peso leve, peso médio e peso pesado. O brasileiro Maicon Siqueira conquistou medalha de bronze na categoria acima de 80 kg.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Clubinho

CLIMA EM FRANCA

26°
19°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: