20 de agosto de 2019

Opinião

Consciência política!

Sempre procuramos fazer algumas reflexões sobre fatos e assuntos de interesse na vida cotidiana.

Opinião 03/08/2019 -

Sempre procuramos fazer algumas reflexões sobre fatos e assuntos de interesse na vida cotidiana. Existem pessoas que acreditam poderem depor e comentar sobre a prática dos atos de outras pessoas, tidos como inaceitáveis perante a sociedade em que vive, porém na primeira oportunidade fazem tudo igualzinho àqueles.

Nós no Brasil estamos vivenciando exatamente isso, ou seja, temos uma facilidade enorme de efetuar comentários pejorativos, principalmente contra autoridades constituídas, que estão a lutar para que dias melhores possam surgir no horizonte de nosso país e contrariamente em nosso dia a dia, numa proporção menor, efetuamos os mesmos desmandos contra os quais diariamente criticamos. Aí é que vem a chamada consciência política e não as radicalizações políticas, se somos de direita não admitimos nada da esquerda e vice-versa. Já comentamos várias vezes que não há um governo 100% certo ou 100% errado, sempre haverá acertos e erros. No momento atual, vemos cidadãos com grau de consciência elevada que infelizmente por questões ideológicas e partidárias parecem não querer ver e admitir erros de suas lideranças políticas seja de um lado ou de outro. Não conseguem, mesmo com suas condições intelectuais, visualizar que estamos “todos no mesmo barco” e que somente conseguiremos chegar a um porto seguro se nos unirmos em prol deste objetivo, independentemente de quem esteja no comando, pois a vitória será de todos e não somente do comandante em exercício. Temos que buscar e alcançar uma sociedade consciente de inteligência coletiva temos que reorganizar o Estado, buscar mudanças nos processos de como fazer as coisas, pesquisar e difundir novas idéias no conhecimento e na inteligência. Temos que persistir na busca dessa transição que deverá ser materializada em novas formas de inventar e difundir um novo tipo de organização social, capaz de elevar a qualidade de vida e simultaneamente promover o bem comum a todos e não somente a alguns.

Estamos preocupados, pois em momento que a tecnologia vem substituindo toda a capacidade humana, inclusive a decisória, continuamos sem saber ao certo quais são nossos reais objetivos como seres humanos, pois continuamos sempre insatisfeitos!

Estrada do Paiolzinho: planejar o futuro é sempre melhor do que ser surpreendido e ter que remediar. Ocorre que as plantações de cana estão chegando à região rural do Paiolzinho e a estrada ali existente não possui a capacidade para a movimentação de veículos pesados, o que fatalmente afetará sua estrutura com o tráfego de veículos canavieiros. Será que nossas autoridades não têm alguma forma de prevenir que tais estragos futuros venham a ocorrer?

 

Toninho Menezes
Advogado e Professor Universitário
toninhomenezes16@gmail.com


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

VER MAIS