21 de fevereiro de 2020

Crianças

O almoço ao redor do mundo

A culinária de um povo, seus hábitos, os costumes à mesa têm muito a dizer a respeito da cultura e da identidade de um lugar e, o que é

Crianças 03/08/2019 -
O almoço é sem dúvidas a principal refeição que podemos ter durante cada jornada de 24 horas. Você até pode não perceber, mas o ato de se sentar com amigos e familiares para realizar uma refeição é tradição que existe desde os homens das cavernas. Por esse motivo, o Clubinho trouxe hoje para seu leitor uma viagem cultural que consiste em levantar as tampas das panelas para mergulhar em cardápios diferentes. Porque sabores, cores e texturas também mostram a diversidade dos povos quando o assunto é comida. São doze paradas nessa viagem gastronômica. Começando pelo Brasil, onde reina o arroz com feijão. Vamos lá?
 
Brasil
Na refeição da maioria dos brasileiros entra arroz e feijão. A proteína pode ser garantida por uma carne – de vaca, de porco  ou peixe. Às vezes a substituição acontece pelo ovo. Verduras e legumes cozidos e saladas de folhas e tomate costumam  formatar o prato. A farinha de mandioca aparece em várias regiões do país. 
 
China
Quando vão comer em grupos, os chineses preferem pedir muitos pratos, que são preparados na hora em uma grande chapa. A carne de porco e os frutos do mar são as proteínas mais populares no país. E o gosto do vinagre, molho de soja e óleo de pimenta são os temperos mais utilizados.
 
Jamaica
A culinária jamaicana é bem apimentada. Tem influências da cozinha espanhola, inglesa, africana, indiana e chinesa. Assim como no Brasil, o arroz é um alimento básico e está presente em todo almoço ou jantar. Um dos pratos mais tradicionais do país, é o “Ackee com bacalhau”. Ackee é uma fruta local, parecida com o guaraná.
 
 Nigéria
O almoço nigeriano também pode lembrar o brasileiro. Frequentemente tem arroz e feijão. Mas o feijão deles  não é servido em caldo como o nosso. É seco. Um dos pratos mais tradicionais é o “Isu guisado com peixe”. Isu é uma erva local. Os molhos picantes e o uso da banana também são muito comuns no preparo do almoço.
 
Argentina
Nossos vizinhos argentinos consomem grandes quantidades de churrasco durante o almoço.A carne sem dúvida é muito mais valorizada do que os acompanhamentos. Quando não contam com muito tempo para almoçar, eles podem opinar por outro prato tradicional, as empanadas. Elas lembram muito o nosso pastel, mas é assado em forno.E o recheio tem carne moída bem temperada com tomates e pimentões. 
 
Belize
Belize é um estado soberano localizado na costa norte da América Central. O país que é muito procurado pelos turistas brasileiros também conta com uma interessante gastronomia local. Um dos quitutes mais tradicionais do país, são os chamados “Fry Jacks”. São bolinhos feitos de uma massa especial e fritos em óleo bem quente.  O feijão e os ovos são outros itens presentes nessa refeição.
 
Alemanha
A base da cozinha alemã está pautada em dois alicerces principais: a carne e as batatas.No almoço de um alemão, a carne precisa ser servida com variedade. Eles não se limitam a apenas uma proteína principal. As salsinhas são consideradas uma verdadeiro tesouro para a gastronomia alemã. E, no geral, as proteínas não são dispensadas nem mesmo no café da manhã.
 
Noruega
O almoço norueguês não costuma  ter muitas opções de pratos. A carne de porco é a considerada mais popular e mais barata, mas o salmão é a proteína chefe dessa região.Outra curiosidade sobre as refeições desse país, é que no almoço eles tendem a optar por opções frias de comida, enquanto à noite, no jantar, são  servido  pratos quentes, como as sopas. 
 
Índia
O almoço indiano é sempre muito colorido e bem condimentado, graças à grande variedade de temperos e vegetais que são utilizados. Os pratos mais famosos são os chamados “cozidos”, que consistem em uma ou mais proteínas(carnes) cozidas em molho com uma série de vegetais durante várias horas. Estima-se que entre 20 e 40% da população indiana seja vegetariana. Por  isso o carboidrato pode ser a base da alimentação dessas pessoas.
 
Indonésia
A principal proteína consumida em um almoço na Indonésia, sem dúvida será algo que veio do mar. Apesar disso o frango e o tofu (queijo de soja) também são duas opções muito populares. Outra tradição durante o almoço é manter um bowl (tigela) de sopa quentinha sempre do lado como acompanhamento.
 
Itália
Como você deve imaginar, as massas marcam presença no almoço dos italianos. Mas apesar de serem verdadeiros experts em pizzas e macarrão, também  demonstram muito gosto por peixes e legumes. Por isso é comum o macarrão ser servido em uma pequena porção como entrada, abrindo espaço para o prato principal, que consiste em uma carne acompanhada de vegetais.
 
Rússia
O almoço é sem  dúvida a principal refeição para os russos. A culinária desse povo também conta muito com o consumo de carnes e batatas. A beterraba e o repolho ocupam lugar importante neste prato. Um dos mais tradicionais do país  é o Draniki. Esta receita  leva batatas, almôndegas, uma massa conhecida como Pelemy e diversos vegetais.
 
Estados Unidos
Nos Estados Unidos existe uma verdadeira paixão nacional: a fritura:  frango frito, batatas fritas, bolinhos fritos, todos esses itens são pratos populares no país. Os americanos sem dúvida são os  que mais consomem  fast-food anualmente. Por isso, se você estiver por lá, é bem provável que o seu almoço seja um hambúrguer com fritas.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Clubinho

CLIMA EM FRANCA

25°
20°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: