15 de dezembro de 2019

Crianças

Boto-cor-de-rosa

Ele é um símbolo da Amazônia e vive nos rios da imensa região

Crianças 10/08/2019 -
De todas as espécies de golfinhos de rio, o boto-cor-de-rosa é a maior. Os machos podem medir 2,5 metros de comprimento e pesar até 200 quilos. As fêmeas, um pouco menores, chegam a 2,2 metros e 150 quilos.

Os botos precisam ser ágeis para se desviar de obstáculos, como troncos caídos na água. E para capturar suas presas. Suas nadadeiras peitorais são grandes. Com elas, fazem movimentos para trás, o que os ajuda a realizar manobras com facilidade.

A cor característica do boto se deve às veias que ficam bem abaixo da pele. A tonalidade varia com a idade e o sexo do animal. Os recém-nascidos e jovens são cinzentos, e os adultos são rosados; a cor dos machos é mais viva que a das fêmeas.

O boto pode viver em grupos pequenos de até quatro animais, mas a maioria vive em pares- em geral, a fêmea e seu filhote. Os cientistas já registraram cerca de cinquenta tipos que podem ser capturados pelo boto como alimento. Além de peixes, entram na dieta dele moluscos e crustáceos.

No Brasil, o boto está presente na vida cotidiana e nas lendas dos povos ribeirinhos. Conta-se que, ao cair da noite, ele sai do rio e se transforma em um rapaz bonito, para namorar as moças.

O boto-cor-de-rosa é uma espécie ameaçada de extinção. Sua carne e seu couro são muito procurados na Amazônia, onde eles continuam sendo caçados. Ainda há pessoas que caçam botos para fazer amuletos com partes de seu corpo, como os olhos.
 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Bicho da Vez

CLIMA EM FRANCA

30°
19°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: