15 de dezembro de 2019

Franca

CRISE

Grupo Amazonas demite 328 funcionários; em Franca seriam 140

Empresa francana que mantém unidades em outras cidades do Brasil efetivou demissões na última sexta-feira, 9.

Franca 12/08/2019 - Repórter: Carolina Ribeiro
Foto de:
Com mais de 1 mil funcionários, de acordo com informações do site oficial da empresa, o grupo conta com unidades de logística e adesivos em Jequié (BA), unidades de borracha e adesivos em João Pessoa (PB), logística e o Centro de Distribuição em Campo Bom
Com 72 anos de história o grupo francano Amazonas demitiu na última sexta-feira, 9, centenas de funcionários, boa parte deles colaboradores que atuam nos braços da empresa em Franca. No total 328 pessoas foram demitidas e estão cumprindo o aviso prévio em casa. As dispensas atingiram desde funcionários que atuavam no alto escalão da empresa até os que ocupavam cargos inferiores. Segundo informações preliminares ao menos dois setores - solado e placas - seriam fechados e o serviço terceirizado. Somente nos dois, que funcionavam na avenida Rio Branco, teriam sido mais de 140 funcionários demitidos.

“As demissões foram realizadas na sexta-feira, 9, começando logo pela manhã e terminando apenas no fim da tarde. Todos os dispensados assinaram o aviso prévio e vão cumprir em casa. Os acertos foram marcados para acontecer entre os dias 20 e 22 e já fomos avisados que em alguns casos os valores serão parcelados”, disse um funcionário que trabalhou por mais de 20 anos no setor de placas da empresa. Ele pediu para não ter o nome identificado. 

Com mais de 1 mil funcionários, de acordo com informações do site oficial da empresa, o grupo conta com unidades de logística e adesivos em Jequié (BA), unidades de borracha e adesivos em João Pessoa (PB), logística e o Centro de Distribuição em Campo Bom (RS), além das unidades de adesivos, logísticas e matriz em Franca. 

O Grupo Amazonas trabalha com a produção de componentes para calçados, compostos de borracha e de TR, sandálias, adesivos e selantes para aplicações em inúmeros segmentos de mercado, além de se destacar no setor de transporte e logística. 

Em março de 2017, quando comemorava 70 anos de história, o CEO da empresa, Denilson Farias comemorava a data afirmando que a empresa passava quase de maneira imperceptível pela crise econômica que assolava o País. “Estamos passando de uma maneira quase que imperceptível pela crise financeira por causa da diversificação mas, o mais importante, foi observar isso anos atrás. Notamos que deveríamos crescer e participar de outras áreas, além de entrar em negócios que subissem o nível de qualidade da empresa. Essa foi a nossa plataforma de trabalho e sucesso da empresa”, disse na época. 

Durante toda a manhã desta segunda-feira, 12, a reportagem do GCN tentou contato com a empresa em busca de mais informações sobre as demissões, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto. Já os números informados no site do Grupo Amazonas (http://www.amazonas.com.br/) como sendo da assessoria de imprensa da empresa a informação é que a agência, de São Paulo, já não responde mais pelo grupo.
Confira o comunicado divulgado pela empresa no dia das demissões:

“ Comunicado,
O Grupo Amazonas comunica os motivos e os desdobramentos dos acontecimentos de hoje, 09/08/2019.
A Amazonas, neste ano, completou setenta e dois anos, sendo que durante a sua história buscou sempre adaptar-se aos diferentes cenários econômicos, nacional e internacional, alinhando-se às constantes mudanças de um mercado consumidor que se transforma constantemente.
Neste contexto, buscando nos adaptarmos às exigências de mercado, vimo-nos compelidos a implementar um modelo de reestruturação de negócios, de forma a redimensionar a empresa. Assim sendo, deixamos de operar nos seguimentos de transporte (Transportadora Painel) e de Solados e Placas de borracha.
Esta medida conclui um plano que tem como objetivo principal, o fortalecimento de nossas unidades de Adesivos e Selantes e Compostos de Borracha.
Nosso compromisso continuará sendo para o desenvolvimento da qualidade e o fortalecimento da tecnologia brasileira, a qual nos orgulhamos em participar, com soluções para os diversos mercados que atuamos.”
 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • ADILSON
    12/08/2019
    ENQUANTO ISSO O ASNO BOZO SÓ FALANDO MERDA E PAIS CADA DIA MAIS DESEMPREGO , E AINDA TEM GENTE QUE DEFENDE ESSA PRAGA
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

30°
19°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: