21 de fevereiro de 2020

Crianças

A Amazônia está correndo riscos

O principal problema enfrentado pela Amazônia é o desmatamento ilegal e predatório: se essa agressão continuar no mesmo ritmo, em pouco temp

Crianças 18/08/2019 -
O desmatamento da Amazônia tem sido praticado principalmente por madeireiras que se estabelecem na região. E por pessoas que provocam queimadas para expandir suas áreas de cultivo.

A prática teve início há muito tempo, com a chegada de invasores. Estes passaram a cortar árvores e queimar matas para cultivar grãos.

Outro problema é o garimpo, que se expandiu após a descoberta de ouro na região. A busca por ouro, metais e pedras preciosas tem provocado a poluição dos rios e solos pelo mercúrio utilizado. Além das florestas e dos rios, tribos indígenas também têm sofrido muito. Índios precisam da mata e do rio para sobreviver.

 

Flora

A Amazônia é uma floresta que se caracteriza pela diversidade de espécies. São mais de 30 mil tipos de plantas. Uma coisa interessante é que não há quedas de folhas das árvores durante o outono. Isso torna a floresta verde durante todo o ano.

A vegetação costuma ser classificada por sua proximidade, ou não, dos rios e cursos d’água. A grande floresta é composta por três subtipos: florestas fluviais alagadas, florestas de terra firme e florestas montanhosas.

O rio Amazonas é o principal componente da Bacia Hidrográfica da Amazônia. Ele é o rio mais caudaloso (volume de água) do mundo e o segundo maior em comprimento (6.992 km). Perde apenas para o Rio Nilo (7.088 km).

Fauna

A Floresta Amazônica é muita rica em tipos de animais. A região é o habitat natural de mais de 420 espécies de mamíferos e anfíbios, 3 mil espécies de peixes, 1290 aves e 370 répteis. Segundo cientistas, de cada cinco aves em todo o planeta, pelo menos uma vive na Amazônia.

Há bichos que só são encontrados na Floresta Amazônica. Por exemplo, a onça-pintada, a sucuri, o jacaré-açu, os sapos venenosos, as queixadas, os botos, as piranhas e as lontras.

 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Clubinho

CLIMA EM FRANCA

25°
20°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: