23 de fevereiro de 2020

Franca

TRÂNSITO VIOLENTO

11 pessoas foram atropeladas e mortas em Franca em 2019

De acordo com a Polícia Militar, já foram registrados 62 ocorrências de atropelamentos na cidade em 2019

Franca 25/08/2019 - Repórter: Kaique Castro, especial para o GCN
Foto de: William Borges/Comércio da Franca
Imagem de maio mostra grave acidente na Avenida Presidente Vargas que terminou com a morte de um francano: avenidas são maior palco dos atropelamentos na cidade
Nos últimos oito meses a cidade de Franca já registrou 11 vítimas fatais em atropelamentos, em sua maioria foram pessoas idosas. Em comparativo ao mesmo período de 2018, este ano registrou uma morte a mais. O que assusta é que os principais causadores dos acidentes, na maioria das vezes, são os próprios pedestres e, em apenas um caso, o acidente não aconteceu em avenidas. De acordo com a Polícia Militar, 62 ocorrências de atropelamentos já foram registrados na cidade em 2019.

As avenidas são os lugares que mais registram atropelamentos, principalmente próximos a bancos e escolas, devido a alta concentração de pessoas. Crianças e idosos são os que mais precisam do auxilio nas travessias.

Um dos acidentes que mais chocou a cidade foi o caso da pequena Luiza Fernanda Gonçalves Morais, de apenas 2 anos, que morreu após ser atropelada pelo carro da mãe. A mãe estava preparando para levar uma das filhas para a escola, quando teria sentido ter passado em cima de algo, era a criança que tinha saído do veículo sem que a mãe tivesse percebido.

Em entrevista para o Comércio, o comandante do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar, tenente Régis Antônio Mendes, que vem realizando um amplo trabalho na prevenção dos acidentes na cidade, afirmou que para a redução desses números todos que transitam na via têm que se preocupar em respeitar as sinalizações. “Na maioria das vezes, o pedestre é o causador do acidente, por não respeitar a sinalização, por atravessar fora das faixas de pedestre. Mas fica o questionamento para os condutores de veículos. Será que se eles estivessem realizando a direção preventiva e defensiva, não conseguiam evitar esses acidentes?”, questionou.

Mesmo não sendo o principal causador dos acidentes, o motorista deve sempre estar atento. Segundo o

segundo parágrafo do artigo 29 do CTB (Código de Transito Brasileiro), os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motoristas pelo não motorizados e, junto, pela incolumidade dos pedestres. “Nós, como condutores temos a obrigação de cuidar dos pedestres, em via de regra o pedestre causa o acidente, mas o motorista pode evitar o acidente realizado direção preventiva”, explica o tenente Régis.

“Nós da Polícia Militar, pedimos para que os pedestres respeitem as sinalizações de trânsito, sempre olhem o fluxo de veículo mesmo na faixa, sempre estejam atentos ao trânsito. Crianças e idosos têm que ser acompanhados, já que têm dificuldade de calcular o tempo da travessia da via. Então, a gente da polícia sempre pede para que os familiares acompanhem essas pessoas nas vias. Tenho certeza que com a ajuda de todos vamos reduzir esses números”, finalizou.

Prevenção

A Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar, e o apoio do Grupo Mulheres do Brasil, vai iniciar em setembro a campanha “Todos Somos Pedestres”, que falará com a população, pedestres e condutores, para falar do cuidado que todos devem ter no trânsito. O grupo Mulheres do Brasil também está realizando uma campanha com apoio da Polícia Militar. Elas visitam estabelecimentos comerciais e, no momento da fila, abordam a população para falar da importância da segurança no trânsito.


 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Polícia

CLIMA EM FRANCA

25°
18°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: