25 de fevereiro de 2020

Opinião

Dr. Persicano

É com imenso pesar que registro o falecimento do Professor e advogado Ângelo David de Persicano, ocorrido no último domingo, na cidade de Ca

Opinião 31/08/2019 -
É com imenso pesar que registro o falecimento do Professor e advogado Ângelo David de Persicano, ocorrido no último domingo, na cidade de Catalão, Estado de Goiás, onde residia com familiares. Dr. Persicano, como era conhecido, nasceu em Goiandira/GO, era viúvo, não teve filhos e faleceu aos 89 anos de idade.

Foi funcionário do Banco do Brasil, advogado e Professor Universitário, tendo iniciado a docência na Faculdade de Direito de Franca, em 01 de agosto de 1959, portanto no ano seguinte à fundação daquela instituição de ensino. Ali permaneceu até agosto de 2006, quando já aposentado mudou-se para Catalão. Foi também professor de Direito na cidade de Barretos.

Era inegavelmente um professor na verdadeira acepção do termo. Muito enérgico, mas dotado de uma didática invejável, que muito contribuiu para a minha formação de docente. Transitou com competência por várias áreas do Direito, além de ter sido um orador emérito, pois sabia colocar a palavra certa, no tempo certo. Influenciou positivamente várias gerações de advogados.

Tive a honra e o prazer de ter sido seu aluno, em três disciplinas, Direito Financeiro, Teoria Geral do Estado e Direito Processual Civil. A relação dele com a nossa turma foi tão profícua, que ele, ao final do curso, foi escolhido, por unanimidade, para ser o nosso Paraninfo. Lembro-me bem do brilhantismo do seu discurso no dia da colação de grau. Vários de seus conselhos, naquela solenidade, foram por nós seguidos e muito nos ajudaram a ver o Direito como uma imprescindível ferramenta para a distribuição da Justiça. Sempre lembrava aos alunos que o advogado, para ter sucesso profissional, não bastava ter grandes conhecimentos jurídicos, devia atuar com ética junto ao seu cliente e também com a outra parte e seu advogado.

Em meu nome e certamente em nome de todos os formandos de 1981 da Faculdade de Direito de Franca, registro com pesar o passamento deste memorável professor e advogado, que soube dignificar o magistério e a advocacia. Que ele possa descansar em paz, pois “combateu o bom combate”.

 

Setímio Salerno Miguel
Advogado Empresarial e Professor da Faculdade de Direito de Franca


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Setímio Salerno Miguel

CLIMA EM FRANCA

27°
19°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: