28 de setembro de 2020

Opinião

Espetáculos

A diversidade de ângulos para análise de qualquer filme, torna fascinante o cinema. Roteiro original, roteiro adaptado, interpretação

Opinião 31/08/2019

A diversidade de ângulos para análise de qualquer filme, torna fascinante o cinema. Roteiro original, roteiro adaptado, interpretação, efeitos especiais, tecnologia, maquiagem, trilha sonora, figurino, direção de arte, para começar. Algumas cenas passam despercebidas, porque são muitas e diversas as situações condensadas mostradas, na tela de qualquer tamanho. Livros e filmes: mananciais que abastecem fome de histórias, verdadeiras ou falsas, imitações ou reproduções da vida, atuais ou distantes no tempo. Mas tenho preferências.

A cena mais emblemática? No início de “2001, uma odisséia no espaço”, 1968. Primatas se divertem com osso que lembra fêmur de animal. Jogam-no para o alto, ele sobe lentamente sob para a estratosfera e se transforma em nave espacial. O som é Strauss - Assim falava Zaratrusta, seguido da conhecida melodia do Danúbio Azul. Em poucos minutos, a representação de milhões de anos da trajetória humana no Planeta. Sensacional. A mais emocionante? No Cinema Paradiso, 1994, clássico italiano. Entre tantas outras destaco a que Totó menino, chama Alfredo que está preso no quartinho de projeção, em chamas. O medo, o pavor, a tristeza, a dor, a impotência estão perpetuadas na voz do pequeno artista. A mais bonita? Quando o “Rei Leão” (1994) apresenta o herdeiro à comunidade. A mais engraçada? A cena final de “Quanto mais quente, melhor”, 1959. Jack Lemon, hétero, passa o filme disfarçado de mulher para fugir da polícia. No momento em que é assediado por admirador também hétero, trava com ele diálogo tenso no qual verbaliza total desinteresse pelo romance. “Eu sou homem!”, diz. “Ninguém é perfeito!”, responde o outro!”. Quem viu “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, 1977, tem na memória, ou reconhece se as ouvir, as cinco notas que fizeram a história da ficção científica no cinema. Filme pilar do gênero, abriu passagem para Lucy, Guerra nas Estrelas, Avatar, O preço do amanhã, Matrix, Contato, Gattaca. É violenta, fico tensa e fascinada quando toco nas caixinhas de O Poderoso Chefão; não resisto e dou rápida espiadela num dos três episódios. Absoluto clássico. Tem, ainda, O Sol é para todos; ...E o vento levou; A Lista de Schindler; Forrest Gump; Tempos Modernos; Casablanca; Coração Valente. A lista vai longe.

Mas nenhum roteiro desses é melhor, mais criativo e vanguardista que a novela brasileira real apresentada nos últimos meses, cujos protagonistas estão mais para artistas de comédia bufa. Verdadeiro circo, com famigerada equipe de saltimbancos, malabaristas e equilibristas ligados à justiça brasileira; mágicos, que fazem milagres ao transformar mentiras em verdades e verdades em mentiras, chefiados por Cristiano Zanin. O chefe dos atiradores de facas é Lula e a assistente, Gleise. Divididos nos aplausos, estão 612 grandalhões acomodados nas cadeiras especiais e 210 milhões de pagantes, espremidos na geral e arquibancada. Era só o que faltava: produção chamou atenção de estrangeiros, que determinaram como cenário nossa Amazônia e querem, além da participação, a direção, palco e renda do espetáculo.

 

Lúcia Helena Maníglia Brigagão
Jornalista, escritora, professora
luciahelena@comerciodafranca.com.br


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Lúcia Brigagão

CLIMA EM FRANCA

36°
24°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2303
    Sorteio: 03, 07, 17, 20, 48, 50 Data: 26/09/2020
  • Quina: 5376
    Sorteio: 15, 17, 18, 74, 77 Data: 26/09/2020