21 de fevereiro de 2020

Crianças

Rios voadores

Nestes últimos dias, duas palavras chamaram a atenção das crianças: “rios voadores”; e muitas não entenderam o que quer dizer isso

Crianças 01/09/2019 -
Muitas crianças não entenderam bem o sentido de “rios voadores”, duas palavrinhas muito faladas por causa dos incêndios na Amazônia. O que significam? Que rios são esses? Fazem parte de alguma lenda do folclore? Têm asas como as aves? Deslocam-se do chão e começam a voar? Como é possível que existam?

O Clubinho foi buscar informação para seus leitores com o geógrafo Rodolfo Alves Pena. Ele afirmou que “rios voadores” existem. E a expressão “rios voadores da Amazônia” diz respeito à água liberada pela Floresta em forma de vapor. Um enorme volume de vapor sobe para a atmosfera e é transportado pelas correntes de ar.

Parte desse vapor transforma-se em chuvas que caem na própria floresta. Outra parte é empurrada pelos ventos e chega à Cordilheira dos Andes. Encontra um paredão de pedras de mais de 4 mil metros. Sem conseguir avançar, uma parte vira chuva ou neve. Outra parte é rebatida, volta para o interior. E assim chega ao Centro-oeste, ao Sudeste, ao Sul do Brasil em forma de chuva.

Uma única árvore de 10 metros de altura emite no ar uma média de 300 litros de água por dia. Isso é mais do que o dobro do total de água consumida por uma pessoa durante um dia para beber, tomar banho, lavar roupa, etc. Já pensou nos milhões de árvores lançando vapor na atmosfera?

É por isso que dizem que a floresta funciona como uma “ bomba d’água.” Ela capta água do solo e direciona essa água para a atmosfera em forma de vapor. Os cientistas dizem que a quantidade de água conduzida pelos rios voadores é igual ou superior à vazão do Amazonas, o maior do mundo. São mais de 200 mil metros cúbicos de água por segundo. É muita água! Enquanto você lê essa informação, rios voadores estão passando lá em cima sobre sua cabeça.

O projeto “Expedição Rios Voadores” observa que a devastação da Floresta Amazônica poderá influenciar diretamente no clima de toda América do Sul. E também de outras partes do mundo. Pois, sem floresta, não haverá rios voadores, a umidade baixará e as massas de ar ficarão mais aquecidas, contribuindo para o aumento intensivo das temperaturas.

No próximo dia 5 será comemorado o “Dia da Amazônia”. Foi nesse dia, em 1850, que o imperador Pedro II criou a província do Amazonas, depois Estado. Mas com os incêndios destruindo as florestas não há muito o que celebrar.
 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Clubinho

CLIMA EM FRANCA

25°
20°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: