24 de fevereiro de 2020

Franca

TEMPO SECO

Queimadas crescem 41% nos primeiros 7 meses em Franca

No mês de agosto, Corpo de Bombeiros chegou a atender 16 ocorrências de queimadas em um único dia; clima seco também fez crescer

Franca 01/09/2019 - Repórter: Carolina Ribeiro
Foto de: William Borges/Comércio da Franca
Queimada atingiu terreno de chácara da Samello há menos de dez dias. Clima seco e ações humanas estão entre as causas
O clima seco e a massa de ar quente têm contribuído e o número de queimadas em vegetações de Franca cresceu 41% nos primeiros sete meses de 2019, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro a julho deste ano, a quantidade de focos registrados pelo Corpo de Bombeiros passou de 190 em 2018 para 268 neste ano. A maioria dos casos ocorreu em terrenos baldios que estão com mato alto e seco. Neste mês de agosto, ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, em alguns dias foram registradas até 16 queimadas na cidade. Os incêndios são mais comuns nos meses de junho, julho, agosto e setembro, normalmente aqueles com menos chuva e a umidade do ar abaixo do ideal. Em maio a média de queimadas por dia era de apenas uma. Em junho a média subiu para duas e em julho foram três. Nesta época do ano as ocorrências de incêndios em vegetação são as ocorrências mais comuns entre os atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros de Franca, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito.

As queimadas são mais frequentes nas áreas urbanas e, na maioria das vezes, são provocadas intencionalmente pela população. Entre os bairros com mais ocorrências registradas neste ano estão as regiões dos bairros Santa Lúcia, Distrito Industrial, Zelinda e Pulicano, além das proximidades da Unesp. Apesar de menos comum, incêndios também têm atingido APPs (Áreas de Preservação Permanente).

“A maioria das queimadas é intencional, porém não é possível dizer qual a porcentagem exata disso. Entre as principais orientações que damos é evitar ao máximo situações que podem acabar provocando um incêndio. Evitar fazer fogueiras, jogar pontas de cigarros em locais inapropriados, não soltar fogos de artifícios, além de manter os terrenos sempre limpos e capinados”, disse Mário Tocio Doi, tenente do Corpo de Bombeiros de Franca.

Somente nas últimas semanas, incêndios de grandes proporções foram registrados na cidade. Um deles em uma área de preservação no Jardim Piratininga, às margens da avenida Vereador José Granzotte, e outra entre as avenidas Adhemar Pereira de Barros e Hélio Palermo, no Jardim Paulista.

Problemas respiratórios crescem 30%

O tempo seco associado à alta temperatura e à irresponsabilidade de moradores que provocam as queimadas também contribuem diretamente para o aumento de problemas respiratórios. Em média, cresce 30% o número de atendimentos ligados a problemas respiratórios nesta época do ano, especialmente os relacionados a crianças e idosos.

“O clima seco e as queimadas contribuem diretamente para o desencadeamento de doenças respiratórias como bronquite e asma. Para se proteger, é preciso manter uma hidratação excessiva tanto oral quanto do ambiente”, disse Homero Antônio Rosa Júnior, médico da Vigilância Epidemiológica.

Segundo ele, para evitar problemas respiratórios são indicados beber bastante água - até duas vezes mais do que em dias normais -, manter o ambiente úmido, seja com umidificadores, bacias de água ou toalhas espalhadas pela casa, além de evitar a exposição excessiva ao sol.


 


 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Polícia

CLIMA EM FRANCA

27°
19°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: