23 de fevereiro de 2020

Franca

DESERTO

Umidade do ar despenca e Franca 'vira' deserto

Temperatura na tarde desta quarta-feira, 11, deve chegar a 35ºC e sensação térmica será de 38ºC em alguns pontos da cidade.

Franca 11/09/2019 -
Na tarde desta quarta-feira, 11, a umidade do ar deve chegar a apenas 15%. A baixa umidade equivale à do deserto do Saara, que possui uma média entre 10% e 15%.
A temperatura subiu nos últimos dias e a umidade relativa do ar em Franca despencou, fazendo a cidade entrar em estado de emergência. Na tarde desta quarta-feira, 11, a umidade do ar deve chegar a apenas 15%. A baixa umidade equivale à do deserto do Saara, que possui uma média entre 10% e 15%. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) os termômetros chegarão no fim desta tarde a 35ºC, com a sensação térmica chegando até 38ºC em alguns pontos da cidade. E a previsão é que o tempo seco e quente siga até a noite de sexta-feira, 13.

Segundo Franco Nadal Villela, meteorologista do Inmet, um sistema de alta pressão tem impedido que frentes frias se aproximem do interior e, por isso, as temperaturas registradas estão altas e a umidade relativa do ar mais baixa. “A previsão não é promissora e este ar seco e quente deve predominar ainda nos próximos dias com temperatura ultrapassando os 35ºC e sensação térmica ainda maior. Na noite de sexta-feira, 13, o ar fica um pouco mais fresco, assim como no fim de semana, mas nada muito significativo. Na segunda-feira, 16, volta a esquentar”, disse.

A baixa umidade do ar faz com que as pessoas estejam mais sujeitas a complicações alérgicas e doenças respiratórias, além de sofrer com sangramento de nariz, ressecamento da pele e irritação nos olhos. A umidade relativa do ar ideal segundo a Organização Mundial de Saúde é de 60%. Quando o nível de umidade relativa do ar fica abaixo de 12%, entra em estado de emergência.

CUIDADOS

Para se proteger em dias como este é importante se manter sempre hidratado, bebendo duas vezes a quantidade normal de água que toma normalmente, além de se alimentar com comidas leves e frutas com mais água, como melancia, melão, abacaxi e kiwi. O ideal é tomar apenas sucos naturais e nada de refrigerantes, cerveja ou comidas gordurosas.

“Muita água é fundamental neste momento e também manter ambientes úmidos. Para quem tem climatizador é bom manter sempre em funcionamento e para aqueles que não tem toalhas úmidas espalhadas pela casa, assim como bacias, são opções. É bom manter a pele hidrata e também evitar exposição ao sol”, orienta o médico da Vigilância Epidemiológica de Franca, Homero Antônio Rosa Júnior.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

25°
18°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: